O/A PROFESSOR/A DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A LEI Nº 10.639/2003: (IN)VISIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11604 |
Resumo: | O objetivo deste artigo foi identificar possíveis impactos da Lei n. 10.639/2003 nas práticas pedagógicas de quatro professores/as de Educação Física da rede municipal de ensino do Rio Grande/RS. Sendo essa uma legislação que vem suprir lacunas no que tange às questões de cunho social, político, econômico e cultural da sociedade, propondo conteúdos da cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares. Realizamos entrevistas com quatro professores/as que lecionam na rede. Dentre os entrevistados/as, apenas uma professora aborda essa temática durante todo ano letivo, pois possui forte identificação com o tema. Os demais a abordam na medida em que surge alguma oportunidade no decorrer das aulas ou em datas comemorativas anexadas ao calendário escolar. Entendemos que o uso da Lei n. 10.639/03, como referência nas aulas de Educação Física, ainda reside na esfera do interesse e/ou da motivação de cada professor/a. |
id |
FURG-12_11d61580cd33ee3ce95d84bb4daf6011 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11604 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
O/A PROFESSOR/A DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A LEI Nº 10.639/2003: (IN)VISIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICAEducação Física. Lei n. 10.639/2003. Racismo. EducaçãoO objetivo deste artigo foi identificar possíveis impactos da Lei n. 10.639/2003 nas práticas pedagógicas de quatro professores/as de Educação Física da rede municipal de ensino do Rio Grande/RS. Sendo essa uma legislação que vem suprir lacunas no que tange às questões de cunho social, político, econômico e cultural da sociedade, propondo conteúdos da cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares. Realizamos entrevistas com quatro professores/as que lecionam na rede. Dentre os entrevistados/as, apenas uma professora aborda essa temática durante todo ano letivo, pois possui forte identificação com o tema. Os demais a abordam na medida em que surge alguma oportunidade no decorrer das aulas ou em datas comemorativas anexadas ao calendário escolar. Entendemos que o uso da Lei n. 10.639/03, como referência nas aulas de Educação Física, ainda reside na esfera do interesse e/ou da motivação de cada professor/a.Lepidus2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1160410.14295/rds.v22i1.11604Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 201-2131809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11604/8553Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPiassarollo, Daniele dos SantosFinoqueto, Leila Cristiane2024-04-03T22:17:00Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11604Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-04-03T22:17Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O/A PROFESSOR/A DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A LEI Nº 10.639/2003: (IN)VISIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title |
O/A PROFESSOR/A DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A LEI Nº 10.639/2003: (IN)VISIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
O/A PROFESSOR/A DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A LEI Nº 10.639/2003: (IN)VISIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Piassarollo, Daniele dos Santos Educação Física. Lei n. 10.639/2003. Racismo. Educação |
title_short |
O/A PROFESSOR/A DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A LEI Nº 10.639/2003: (IN)VISIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title_full |
O/A PROFESSOR/A DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A LEI Nº 10.639/2003: (IN)VISIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
O/A PROFESSOR/A DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A LEI Nº 10.639/2003: (IN)VISIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
O/A PROFESSOR/A DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A LEI Nº 10.639/2003: (IN)VISIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title_sort |
O/A PROFESSOR/A DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A LEI Nº 10.639/2003: (IN)VISIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
author |
Piassarollo, Daniele dos Santos |
author_facet |
Piassarollo, Daniele dos Santos Finoqueto, Leila Cristiane |
author_role |
author |
author2 |
Finoqueto, Leila Cristiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piassarollo, Daniele dos Santos Finoqueto, Leila Cristiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física. Lei n. 10.639/2003. Racismo. Educação |
topic |
Educação Física. Lei n. 10.639/2003. Racismo. Educação |
description |
O objetivo deste artigo foi identificar possíveis impactos da Lei n. 10.639/2003 nas práticas pedagógicas de quatro professores/as de Educação Física da rede municipal de ensino do Rio Grande/RS. Sendo essa uma legislação que vem suprir lacunas no que tange às questões de cunho social, político, econômico e cultural da sociedade, propondo conteúdos da cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares. Realizamos entrevistas com quatro professores/as que lecionam na rede. Dentre os entrevistados/as, apenas uma professora aborda essa temática durante todo ano letivo, pois possui forte identificação com o tema. Os demais a abordam na medida em que surge alguma oportunidade no decorrer das aulas ou em datas comemorativas anexadas ao calendário escolar. Entendemos que o uso da Lei n. 10.639/03, como referência nas aulas de Educação Física, ainda reside na esfera do interesse e/ou da motivação de cada professor/a. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11604 10.14295/rds.v22i1.11604 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11604 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v22i1.11604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11604/8553 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 201-213 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041938394775552 |