APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ - AS LUTAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/15870 |
Resumo: | A Educação Física na escola, presente como prática rica de possibilidades e significados, continua recebendo ataques. Seja no âmbito federal, estadual ou municipal, as dificuldades em manter essa disciplina no currículo escolar ainda se faz presente. Não fosse pela vontade de seus profissionais, professores e algumas instituições, a prática já teria se deteriorado por completo. A Base Nacional Curricular Comum –BNCC traz a Educação Física de volta ao olhar da prática, abordando-a como uma disciplina da área de linguagens, compreendendo a relevância do corpo em movimento como manifestação comunicativa. |
id |
FURG-12_1360cecb78405c73d46891a3dfb45e8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15870 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ - AS LUTAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARA Educação Física na escola, presente como prática rica de possibilidades e significados, continua recebendo ataques. Seja no âmbito federal, estadual ou municipal, as dificuldades em manter essa disciplina no currículo escolar ainda se faz presente. Não fosse pela vontade de seus profissionais, professores e algumas instituições, a prática já teria se deteriorado por completo. A Base Nacional Curricular Comum –BNCC traz a Educação Física de volta ao olhar da prática, abordando-a como uma disciplina da área de linguagens, compreendendo a relevância do corpo em movimento como manifestação comunicativa.Lepidus2024-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1587010.14295/rds.v25i1.15870Revista Didática Sistêmica; v. 25 n. 1 (2023): DOSSIÊ: AS LUTAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; 10-141809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/15870/10710Copyright (c) 2024 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPimenta, Thiago2024-02-28T21:15:38Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15870Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-28T21:15:38Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ - AS LUTAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ - AS LUTAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
spellingShingle |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ - AS LUTAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Pimenta, Thiago |
title_short |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ - AS LUTAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ - AS LUTAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_fullStr |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ - AS LUTAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ - AS LUTAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_sort |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ - AS LUTAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
author |
Pimenta, Thiago |
author_facet |
Pimenta, Thiago |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Thiago |
description |
A Educação Física na escola, presente como prática rica de possibilidades e significados, continua recebendo ataques. Seja no âmbito federal, estadual ou municipal, as dificuldades em manter essa disciplina no currículo escolar ainda se faz presente. Não fosse pela vontade de seus profissionais, professores e algumas instituições, a prática já teria se deteriorado por completo. A Base Nacional Curricular Comum –BNCC traz a Educação Física de volta ao olhar da prática, abordando-a como uma disciplina da área de linguagens, compreendendo a relevância do corpo em movimento como manifestação comunicativa. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/15870 10.14295/rds.v25i1.15870 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/15870 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v25i1.15870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/15870/10710 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 25 n. 1 (2023): DOSSIÊ: AS LUTAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; 10-14 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041939043844096 |