O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Deivide Telles de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Corrêa, Evandro Antonio, Hunger, Dagmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14450
Resumo: O presente artigo aborda as potencialidades das brincadeiras na construção do conhecimento crítico nas aulas de Educação Física escolar na infância, na perspectiva da educação do corpo e humanização. Trata-se de um recorte dos dados produzidos em uma pesquisa ampla de abordagem qualitativa do tipo “pesquisa- participante”, que teve como objetivo geral analisar o ensino da Educação Física na etapa da Educação Infantil. Desse modo, o estudo discute as reflexões, estratégias, intencionalidades pedagógicas apresentadas no âmbito de um Produto Educacional na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Conclui-se que as discussões sobre as intencionalidades de ensino em relação à educação do corpo em movimento devem superar as práticas espontâneas e assistemáticas, por intermédio de intervenções pedagógicas intencionalmente sistematizadas e contextualizadas, promovendo o desenvolvimento crítico para tomada de decisões conscientes e a humanização das crianças em sua totalidade.
id FURG-12_13f406a96468b8b26ea88ae6f9c2f47b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14450
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-críticaO presente artigo aborda as potencialidades das brincadeiras na construção do conhecimento crítico nas aulas de Educação Física escolar na infância, na perspectiva da educação do corpo e humanização. Trata-se de um recorte dos dados produzidos em uma pesquisa ampla de abordagem qualitativa do tipo “pesquisa- participante”, que teve como objetivo geral analisar o ensino da Educação Física na etapa da Educação Infantil. Desse modo, o estudo discute as reflexões, estratégias, intencionalidades pedagógicas apresentadas no âmbito de um Produto Educacional na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Conclui-se que as discussões sobre as intencionalidades de ensino em relação à educação do corpo em movimento devem superar as práticas espontâneas e assistemáticas, por intermédio de intervenções pedagógicas intencionalmente sistematizadas e contextualizadas, promovendo o desenvolvimento crítico para tomada de decisões conscientes e a humanização das crianças em sua totalidade.Lepidus2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1445010.14295/rds.v24i2.14450Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 2 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ; 110-1251809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14450/10205Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Deivide Telles deCorrêa, Evandro AntonioHunger, Dagmar2024-02-28T21:08:20Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14450Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-28T21:08:20Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica
title O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica
spellingShingle O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica
Lima, Deivide Telles de
title_short O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica
title_full O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica
title_fullStr O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica
title_full_unstemmed O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica
title_sort O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica
author Lima, Deivide Telles de
author_facet Lima, Deivide Telles de
Corrêa, Evandro Antonio
Hunger, Dagmar
author_role author
author2 Corrêa, Evandro Antonio
Hunger, Dagmar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Deivide Telles de
Corrêa, Evandro Antonio
Hunger, Dagmar
description O presente artigo aborda as potencialidades das brincadeiras na construção do conhecimento crítico nas aulas de Educação Física escolar na infância, na perspectiva da educação do corpo e humanização. Trata-se de um recorte dos dados produzidos em uma pesquisa ampla de abordagem qualitativa do tipo “pesquisa- participante”, que teve como objetivo geral analisar o ensino da Educação Física na etapa da Educação Infantil. Desse modo, o estudo discute as reflexões, estratégias, intencionalidades pedagógicas apresentadas no âmbito de um Produto Educacional na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Conclui-se que as discussões sobre as intencionalidades de ensino em relação à educação do corpo em movimento devem superar as práticas espontâneas e assistemáticas, por intermédio de intervenções pedagógicas intencionalmente sistematizadas e contextualizadas, promovendo o desenvolvimento crítico para tomada de decisões conscientes e a humanização das crianças em sua totalidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14450
10.14295/rds.v24i2.14450
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14450
identifier_str_mv 10.14295/rds.v24i2.14450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14450/10205
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 2 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ; 110-125
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041938998755328