O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14450 |
Resumo: | O presente artigo aborda as potencialidades das brincadeiras na construção do conhecimento crítico nas aulas de Educação Física escolar na infância, na perspectiva da educação do corpo e humanização. Trata-se de um recorte dos dados produzidos em uma pesquisa ampla de abordagem qualitativa do tipo “pesquisa- participante”, que teve como objetivo geral analisar o ensino da Educação Física na etapa da Educação Infantil. Desse modo, o estudo discute as reflexões, estratégias, intencionalidades pedagógicas apresentadas no âmbito de um Produto Educacional na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Conclui-se que as discussões sobre as intencionalidades de ensino em relação à educação do corpo em movimento devem superar as práticas espontâneas e assistemáticas, por intermédio de intervenções pedagógicas intencionalmente sistematizadas e contextualizadas, promovendo o desenvolvimento crítico para tomada de decisões conscientes e a humanização das crianças em sua totalidade. |
id |
FURG-12_13f406a96468b8b26ea88ae6f9c2f47b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14450 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-críticaO presente artigo aborda as potencialidades das brincadeiras na construção do conhecimento crítico nas aulas de Educação Física escolar na infância, na perspectiva da educação do corpo e humanização. Trata-se de um recorte dos dados produzidos em uma pesquisa ampla de abordagem qualitativa do tipo “pesquisa- participante”, que teve como objetivo geral analisar o ensino da Educação Física na etapa da Educação Infantil. Desse modo, o estudo discute as reflexões, estratégias, intencionalidades pedagógicas apresentadas no âmbito de um Produto Educacional na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Conclui-se que as discussões sobre as intencionalidades de ensino em relação à educação do corpo em movimento devem superar as práticas espontâneas e assistemáticas, por intermédio de intervenções pedagógicas intencionalmente sistematizadas e contextualizadas, promovendo o desenvolvimento crítico para tomada de decisões conscientes e a humanização das crianças em sua totalidade.Lepidus2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1445010.14295/rds.v24i2.14450Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 2 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ; 110-1251809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14450/10205Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Deivide Telles deCorrêa, Evandro AntonioHunger, Dagmar2024-02-28T21:08:20Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14450Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-28T21:08:20Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica |
title |
O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica |
spellingShingle |
O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica Lima, Deivide Telles de |
title_short |
O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica |
title_full |
O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica |
title_fullStr |
O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica |
title_sort |
O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica |
author |
Lima, Deivide Telles de |
author_facet |
Lima, Deivide Telles de Corrêa, Evandro Antonio Hunger, Dagmar |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Evandro Antonio Hunger, Dagmar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Deivide Telles de Corrêa, Evandro Antonio Hunger, Dagmar |
description |
O presente artigo aborda as potencialidades das brincadeiras na construção do conhecimento crítico nas aulas de Educação Física escolar na infância, na perspectiva da educação do corpo e humanização. Trata-se de um recorte dos dados produzidos em uma pesquisa ampla de abordagem qualitativa do tipo “pesquisa- participante”, que teve como objetivo geral analisar o ensino da Educação Física na etapa da Educação Infantil. Desse modo, o estudo discute as reflexões, estratégias, intencionalidades pedagógicas apresentadas no âmbito de um Produto Educacional na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Conclui-se que as discussões sobre as intencionalidades de ensino em relação à educação do corpo em movimento devem superar as práticas espontâneas e assistemáticas, por intermédio de intervenções pedagógicas intencionalmente sistematizadas e contextualizadas, promovendo o desenvolvimento crítico para tomada de decisões conscientes e a humanização das crianças em sua totalidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14450 10.14295/rds.v24i2.14450 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14450 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v24i2.14450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14450/10205 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 2 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ; 110-125 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041938998755328 |