EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VIVÊNCIAS CINESTÉSICAS COM A NATUREZA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neuenfeldt, Derli Juliano
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bauer, Gislaine Borba
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13222
Resumo: Esta pesquisa qualitativa investigou contribuições da exploração dos sentidos corporais proporcionados a crianças da Educação Infantil nas aulas de Educação Física, visando à Educação Ambiental. Ela foi realizada com uma turma de cinco crianças de uma escola privada de Educação Infantil. Foram ministradas três aulas com ênfase no contato com a natureza. As informações foram registradas em diário de campo e as mães responderam a um questionário sobre o cotidiano das crianças fora da escola. Em relação às vivências com a natureza das crianças fora da escola, evidenciou-se que há contato com o ambiente natural aos finais de semana, bem como os avós incentivam práticas no meio ambiente de maneira criativa e prazerosa. Concluiu-se que a exploração dos sentidos desenvolve o reconhecimento do ambiente em que a criança vive e ela se percebe como parte do ambiente em que está inserida.
id FURG-12_19b891d4ad1917c8734a6fcd980be213
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13222
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VIVÊNCIAS CINESTÉSICAS COM A NATUREZAEsta pesquisa qualitativa investigou contribuições da exploração dos sentidos corporais proporcionados a crianças da Educação Infantil nas aulas de Educação Física, visando à Educação Ambiental. Ela foi realizada com uma turma de cinco crianças de uma escola privada de Educação Infantil. Foram ministradas três aulas com ênfase no contato com a natureza. As informações foram registradas em diário de campo e as mães responderam a um questionário sobre o cotidiano das crianças fora da escola. Em relação às vivências com a natureza das crianças fora da escola, evidenciou-se que há contato com o ambiente natural aos finais de semana, bem como os avós incentivam práticas no meio ambiente de maneira criativa e prazerosa. Concluiu-se que a exploração dos sentidos desenvolve o reconhecimento do ambiente em que a criança vive e ela se percebe como parte do ambiente em que está inserida.Lepidus2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1322210.14295/rds.v23i2.13222Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS MODALIDADES REMOTAS E HÍBRIDAS: DISCUSSÕES, SITUAÇÕES POLÍTICAS, IMPLICAÇÕES E EFEITOS CURRICULARES; 207-2201809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13222/9512Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNeuenfeldt, Derli JulianoBauer, Gislaine Borba2024-02-22T22:45:22Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13222Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:45:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VIVÊNCIAS CINESTÉSICAS COM A NATUREZA
title EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VIVÊNCIAS CINESTÉSICAS COM A NATUREZA
spellingShingle EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VIVÊNCIAS CINESTÉSICAS COM A NATUREZA
Neuenfeldt, Derli Juliano
title_short EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VIVÊNCIAS CINESTÉSICAS COM A NATUREZA
title_full EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VIVÊNCIAS CINESTÉSICAS COM A NATUREZA
title_fullStr EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VIVÊNCIAS CINESTÉSICAS COM A NATUREZA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VIVÊNCIAS CINESTÉSICAS COM A NATUREZA
title_sort EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VIVÊNCIAS CINESTÉSICAS COM A NATUREZA
author Neuenfeldt, Derli Juliano
author_facet Neuenfeldt, Derli Juliano
Bauer, Gislaine Borba
author_role author
author2 Bauer, Gislaine Borba
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neuenfeldt, Derli Juliano
Bauer, Gislaine Borba
description Esta pesquisa qualitativa investigou contribuições da exploração dos sentidos corporais proporcionados a crianças da Educação Infantil nas aulas de Educação Física, visando à Educação Ambiental. Ela foi realizada com uma turma de cinco crianças de uma escola privada de Educação Infantil. Foram ministradas três aulas com ênfase no contato com a natureza. As informações foram registradas em diário de campo e as mães responderam a um questionário sobre o cotidiano das crianças fora da escola. Em relação às vivências com a natureza das crianças fora da escola, evidenciou-se que há contato com o ambiente natural aos finais de semana, bem como os avós incentivam práticas no meio ambiente de maneira criativa e prazerosa. Concluiu-se que a exploração dos sentidos desenvolve o reconhecimento do ambiente em que a criança vive e ela se percebe como parte do ambiente em que está inserida.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13222
10.14295/rds.v23i2.13222
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13222
identifier_str_mv 10.14295/rds.v23i2.13222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13222/9512
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS MODALIDADES REMOTAS E HÍBRIDAS: DISCUSSÕES, SITUAÇÕES POLÍTICAS, IMPLICAÇÕES E EFEITOS CURRICULARES; 207-220
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041938475515904