EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E VIVÊNCIAS COM À NATUREZA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ECOLÓGICA DE ESTUDANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7157 |
Resumo: | Esta pesquisa qualitativa investigou a compreensão de estudantes do Ensino Médio de uma escola do RS/BRA sobre a relevância de vivências com a natureza para sua formação ecológica. Além disso, analisou se a escola trabalha o tema transversal meio ambiente e como ele se insere nas aulas de Educação Física. Foram realizadas três vivências na natureza, norteadas pelo Método Aprendizado Sequencial (CORNELL, 2008a; 2008b). Os dados foram coletados mediante entrevistas com a direção da escola e professor de Educação Física, questionários aplicados aos estudantes e registros em diário de campo. Constatou-se que a Educação Física associada à natureza contribui na formação ecológica e que a escola trabalha o tema meio ambiente nas disciplinas ligadas às ciências, mas não o aborda diretamente nas aulas de Educação Física. |
id |
FURG-12_1ed7e87a4a167458b5c9326462877e74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7157 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E VIVÊNCIAS COM À NATUREZA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ECOLÓGICA DE ESTUDANTESEducação FísicaEscolaEducação Ambiental.Esta pesquisa qualitativa investigou a compreensão de estudantes do Ensino Médio de uma escola do RS/BRA sobre a relevância de vivências com a natureza para sua formação ecológica. Além disso, analisou se a escola trabalha o tema transversal meio ambiente e como ele se insere nas aulas de Educação Física. Foram realizadas três vivências na natureza, norteadas pelo Método Aprendizado Sequencial (CORNELL, 2008a; 2008b). Os dados foram coletados mediante entrevistas com a direção da escola e professor de Educação Física, questionários aplicados aos estudantes e registros em diário de campo. Constatou-se que a Educação Física associada à natureza contribui na formação ecológica e que a escola trabalha o tema meio ambiente nas disciplinas ligadas às ciências, mas não o aborda diretamente nas aulas de Educação Física.Lepidus2017-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7157Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 2 (2016); 56-701809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7157/4694https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7157/8079Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNeuenfeldt, Derli JulianoMartins, César Cristian2018-11-08T18:35:33Zoai:periodicos.furg.br:article/7157Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:35:33Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E VIVÊNCIAS COM À NATUREZA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ECOLÓGICA DE ESTUDANTES |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E VIVÊNCIAS COM À NATUREZA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ECOLÓGICA DE ESTUDANTES |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E VIVÊNCIAS COM À NATUREZA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ECOLÓGICA DE ESTUDANTES Neuenfeldt, Derli Juliano Educação Física Escola Educação Ambiental. |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E VIVÊNCIAS COM À NATUREZA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ECOLÓGICA DE ESTUDANTES |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E VIVÊNCIAS COM À NATUREZA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ECOLÓGICA DE ESTUDANTES |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E VIVÊNCIAS COM À NATUREZA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ECOLÓGICA DE ESTUDANTES |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E VIVÊNCIAS COM À NATUREZA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ECOLÓGICA DE ESTUDANTES |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E VIVÊNCIAS COM À NATUREZA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ECOLÓGICA DE ESTUDANTES |
author |
Neuenfeldt, Derli Juliano |
author_facet |
Neuenfeldt, Derli Juliano Martins, César Cristian |
author_role |
author |
author2 |
Martins, César Cristian |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neuenfeldt, Derli Juliano Martins, César Cristian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escola Educação Ambiental. |
topic |
Educação Física Escola Educação Ambiental. |
description |
Esta pesquisa qualitativa investigou a compreensão de estudantes do Ensino Médio de uma escola do RS/BRA sobre a relevância de vivências com a natureza para sua formação ecológica. Além disso, analisou se a escola trabalha o tema transversal meio ambiente e como ele se insere nas aulas de Educação Física. Foram realizadas três vivências na natureza, norteadas pelo Método Aprendizado Sequencial (CORNELL, 2008a; 2008b). Os dados foram coletados mediante entrevistas com a direção da escola e professor de Educação Física, questionários aplicados aos estudantes e registros em diário de campo. Constatou-se que a Educação Física associada à natureza contribui na formação ecológica e que a escola trabalha o tema meio ambiente nas disciplinas ligadas às ciências, mas não o aborda diretamente nas aulas de Educação Física. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7157 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7157/4694 https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7157/8079 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 2 (2016); 56-70 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941020409857 |