Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1204 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é traçar um recorte do atual estado da arte da produção cientifica sobre modelos e modelagem na ultima década, 1996-2006, a partir da revisão de artigos publicados nos periódicos brasileiros Revista Brasileira em Ensino de Física, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Investigações em Ensino de Ciências, Ciência e Educação e Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Os resultados revelam que a produção ao longo dessa década foi de 30 artigos com um pico de sete artigos em 2002. Os artigos foram enquadrados em 3 categorias: Referencial Teórico de Johnson-Laird, Ambientes de Modelagem Computacional e Revisão de Literatura. Os periódicos que mais publicaram artigos sobre o tema foi Investigação em Ensino de Ciências e Revista Brasileira em Ensino de Física. A revisão revela o interesse pelo tema no contexto de Educação em Ciências tanto na perspectiva da pesquisa básica quanto na pesquisa aplicada relacionada à inovação educacional. No entanto, pode-se observa que para que esse tema tenha um real avanço é necessário o estabelecimento de programas de pesquisa pautados pela explicitação de uma reflexão teórica sobre o tema e um claro delineamento do estudo, especificando os instrumentos de coleta de dados, amostragem e técnicas de análise de dados. Esse procedimento naturalmente conduzirá à obtenção de dados relevantes e, consequentemente, a discussões e conclusões que venham a contribuir adequadamente para a área de Educação em Ciências.Aplicadas á Modelagem Cognitiva. Departamento de Física/UFES. Campus de Goiabeiras. 29060-900 Vitória, ES |
id |
FURG-12_256bb99b20090892720710c72df61c29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/1204 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006Modelos. Modelagem. Modelos mentais. Ambientes de modelagem computacional. Ensino de ciências.O objetivo deste artigo é traçar um recorte do atual estado da arte da produção cientifica sobre modelos e modelagem na ultima década, 1996-2006, a partir da revisão de artigos publicados nos periódicos brasileiros Revista Brasileira em Ensino de Física, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Investigações em Ensino de Ciências, Ciência e Educação e Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Os resultados revelam que a produção ao longo dessa década foi de 30 artigos com um pico de sete artigos em 2002. Os artigos foram enquadrados em 3 categorias: Referencial Teórico de Johnson-Laird, Ambientes de Modelagem Computacional e Revisão de Literatura. Os periódicos que mais publicaram artigos sobre o tema foi Investigação em Ensino de Ciências e Revista Brasileira em Ensino de Física. A revisão revela o interesse pelo tema no contexto de Educação em Ciências tanto na perspectiva da pesquisa básica quanto na pesquisa aplicada relacionada à inovação educacional. No entanto, pode-se observa que para que esse tema tenha um real avanço é necessário o estabelecimento de programas de pesquisa pautados pela explicitação de uma reflexão teórica sobre o tema e um claro delineamento do estudo, especificando os instrumentos de coleta de dados, amostragem e técnicas de análise de dados. Esse procedimento naturalmente conduzirá à obtenção de dados relevantes e, consequentemente, a discussões e conclusões que venham a contribuir adequadamente para a área de Educação em Ciências.Aplicadas á Modelagem Cognitiva. Departamento de Física/UFES. Campus de Goiabeiras. 29060-900 Vitória, ESO objetivo deste artigo é traçar um recorte do atual estado da arte da produção cientifica sobre modelos e modelagem na ultima década, 1996-2006, a partir da revisão de artigos publicados nos periódicos brasileiros Revista Brasileira em Ensino de Física, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Investigações em Ensino de Ciências, Ciência e Educação e Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Os resultados revelam que a produção ao longo dessa década foi de 30 artigos com um pico de sete artigos em 2002. Os artigos foram enquadrados em 3 categorias: Referencial Teórico de Johnson-Laird, Ambientes de Modelagem Computacional e Revisão de Literatura. Os periódicos que mais publicaram artigos sobre o tema foi Investigação em Ensino de Ciências e Revista Brasileira em Ensino de Física. A revisão revela o interesse pelo tema no contexto de Educação em Ciências tanto na perspectiva da pesquisa básica quanto na pesquisa aplicada relacionada à inovação educacional. No entanto, pode-se observa que para que esse tema tenha um real avanço é necessário o estabelecimento de programas de pesquisa pautados pela explicitação de uma reflexão teórica sobre o tema e um claro delineamento do estudo, especificando os instrumentos de coleta de dados, amostragem e técnicas de análise de dados. Esse procedimento naturalmente conduzirá à obtenção de dados relevantes e, consequentemente, a discussões e conclusões que venham a contribuir adequadamente para a área de Educação em Ciências.Lepidus2010-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1204Revista Didática Sistêmica; v. 8 (2008); 80-1001809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1204/502Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Thalita Quinto SoaresFerracioli, Laércio2018-11-08T19:02:23Zoai:periodicos.furg.br:article/1204Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:02:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006 |
title |
Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006 |
spellingShingle |
Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006 Ferreira, Thalita Quinto Soares Modelos. Modelagem. Modelos mentais. Ambientes de modelagem computacional. Ensino de ciências. |
title_short |
Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006 |
title_full |
Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006 |
title_fullStr |
Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006 |
title_full_unstemmed |
Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006 |
title_sort |
Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006 |
author |
Ferreira, Thalita Quinto Soares |
author_facet |
Ferreira, Thalita Quinto Soares Ferracioli, Laércio |
author_role |
author |
author2 |
Ferracioli, Laércio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Thalita Quinto Soares Ferracioli, Laércio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelos. Modelagem. Modelos mentais. Ambientes de modelagem computacional. Ensino de ciências. |
topic |
Modelos. Modelagem. Modelos mentais. Ambientes de modelagem computacional. Ensino de ciências. |
description |
O objetivo deste artigo é traçar um recorte do atual estado da arte da produção cientifica sobre modelos e modelagem na ultima década, 1996-2006, a partir da revisão de artigos publicados nos periódicos brasileiros Revista Brasileira em Ensino de Física, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Investigações em Ensino de Ciências, Ciência e Educação e Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Os resultados revelam que a produção ao longo dessa década foi de 30 artigos com um pico de sete artigos em 2002. Os artigos foram enquadrados em 3 categorias: Referencial Teórico de Johnson-Laird, Ambientes de Modelagem Computacional e Revisão de Literatura. Os periódicos que mais publicaram artigos sobre o tema foi Investigação em Ensino de Ciências e Revista Brasileira em Ensino de Física. A revisão revela o interesse pelo tema no contexto de Educação em Ciências tanto na perspectiva da pesquisa básica quanto na pesquisa aplicada relacionada à inovação educacional. No entanto, pode-se observa que para que esse tema tenha um real avanço é necessário o estabelecimento de programas de pesquisa pautados pela explicitação de uma reflexão teórica sobre o tema e um claro delineamento do estudo, especificando os instrumentos de coleta de dados, amostragem e técnicas de análise de dados. Esse procedimento naturalmente conduzirá à obtenção de dados relevantes e, consequentemente, a discussões e conclusões que venham a contribuir adequadamente para a área de Educação em Ciências.Aplicadas á Modelagem Cognitiva. Departamento de Física/UFES. Campus de Goiabeiras. 29060-900 Vitória, ES |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1204 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1204/502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 8 (2008); 80-100 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041939104661504 |