Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Thalita Quinto Soares
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ferracioli, Laércio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1204
Resumo: O objetivo deste artigo é traçar um recorte do atual estado da arte da produção cientifica sobre modelos e modelagem na ultima década, 1996-2006, a partir da revisão de artigos publicados nos periódicos brasileiros Revista Brasileira em Ensino de Física, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Investigações em Ensino de Ciências, Ciência e Educação e Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Os resultados revelam que a produção ao longo dessa década foi de 30 artigos com um pico de sete artigos em 2002. Os artigos foram enquadrados em 3 categorias: Referencial Teórico de Johnson-Laird, Ambientes de Modelagem Computacional e Revisão de Literatura. Os periódicos que mais publicaram artigos sobre o tema foi Investigação em Ensino de Ciências e Revista Brasileira em Ensino de Física. A revisão revela o interesse pelo tema no contexto de Educação em Ciências tanto na perspectiva da pesquisa básica quanto na pesquisa aplicada relacionada à inovação educacional. No entanto, pode-se observa que para que esse tema tenha um real avanço é necessário o estabelecimento de programas de pesquisa pautados pela explicitação de uma reflexão teórica sobre o tema e um claro delineamento do estudo, especificando os instrumentos de coleta de dados, amostragem e técnicas de análise de dados. Esse procedimento naturalmente conduzirá à obtenção de dados relevantes e, consequentemente, a discussões e conclusões que venham a contribuir adequadamente para a área de Educação em Ciências.Aplicadas á Modelagem Cognitiva. Departamento de Física/UFES. Campus de Goiabeiras. 29060-900 Vitória, ES
id FURG-12_256bb99b20090892720710c72df61c29
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1204
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006Modelos. Modelagem. Modelos mentais. Ambientes de modelagem computacional. Ensino de ciências.O objetivo deste artigo é traçar um recorte do atual estado da arte da produção cientifica sobre modelos e modelagem na ultima década, 1996-2006, a partir da revisão de artigos publicados nos periódicos brasileiros Revista Brasileira em Ensino de Física, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Investigações em Ensino de Ciências, Ciência e Educação e Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Os resultados revelam que a produção ao longo dessa década foi de 30 artigos com um pico de sete artigos em 2002. Os artigos foram enquadrados em 3 categorias: Referencial Teórico de Johnson-Laird, Ambientes de Modelagem Computacional e Revisão de Literatura. Os periódicos que mais publicaram artigos sobre o tema foi Investigação em Ensino de Ciências e Revista Brasileira em Ensino de Física. A revisão revela o interesse pelo tema no contexto de Educação em Ciências tanto na perspectiva da pesquisa básica quanto na pesquisa aplicada relacionada à inovação educacional. No entanto, pode-se observa que para que esse tema tenha um real avanço é necessário o estabelecimento de programas de pesquisa pautados pela explicitação de uma reflexão teórica sobre o tema e um claro delineamento do estudo, especificando os instrumentos de coleta de dados, amostragem e técnicas de análise de dados. Esse procedimento naturalmente conduzirá à obtenção de dados relevantes e, consequentemente, a discussões e conclusões que venham a contribuir adequadamente para a área de Educação em Ciências.Aplicadas á Modelagem Cognitiva. Departamento de Física/UFES. Campus de Goiabeiras. 29060-900 Vitória, ESO objetivo deste artigo é traçar um recorte do atual estado da arte da produção cientifica sobre modelos e modelagem na ultima década, 1996-2006, a partir da revisão de artigos publicados nos periódicos brasileiros Revista Brasileira em Ensino de Física, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Investigações em Ensino de Ciências, Ciência e Educação e Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Os resultados revelam que a produção ao longo dessa década foi de 30 artigos com um pico de sete artigos em 2002. Os artigos foram enquadrados em 3 categorias: Referencial Teórico de Johnson-Laird, Ambientes de Modelagem Computacional e Revisão de Literatura. Os periódicos que mais publicaram artigos sobre o tema foi Investigação em Ensino de Ciências e Revista Brasileira em Ensino de Física. A revisão revela o interesse pelo tema no contexto de Educação em Ciências tanto na perspectiva da pesquisa básica quanto na pesquisa aplicada relacionada à inovação educacional. No entanto, pode-se observa que para que esse tema tenha um real avanço é necessário o estabelecimento de programas de pesquisa pautados pela explicitação de uma reflexão teórica sobre o tema e um claro delineamento do estudo, especificando os instrumentos de coleta de dados, amostragem e técnicas de análise de dados. Esse procedimento naturalmente conduzirá à obtenção de dados relevantes e, consequentemente, a discussões e conclusões que venham a contribuir adequadamente para a área de Educação em Ciências.Lepidus2010-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1204Revista Didática Sistêmica; v. 8 (2008); 80-1001809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1204/502Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Thalita Quinto SoaresFerracioli, Laércio2018-11-08T19:02:23Zoai:periodicos.furg.br:article/1204Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:02:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006
title Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006
spellingShingle Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006
Ferreira, Thalita Quinto Soares
Modelos. Modelagem. Modelos mentais. Ambientes de modelagem computacional. Ensino de ciências.
title_short Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006
title_full Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006
title_fullStr Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006
title_full_unstemmed Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006
title_sort Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006
author Ferreira, Thalita Quinto Soares
author_facet Ferreira, Thalita Quinto Soares
Ferracioli, Laércio
author_role author
author2 Ferracioli, Laércio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Thalita Quinto Soares
Ferracioli, Laércio
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos. Modelagem. Modelos mentais. Ambientes de modelagem computacional. Ensino de ciências.
topic Modelos. Modelagem. Modelos mentais. Ambientes de modelagem computacional. Ensino de ciências.
description O objetivo deste artigo é traçar um recorte do atual estado da arte da produção cientifica sobre modelos e modelagem na ultima década, 1996-2006, a partir da revisão de artigos publicados nos periódicos brasileiros Revista Brasileira em Ensino de Física, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Investigações em Ensino de Ciências, Ciência e Educação e Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Os resultados revelam que a produção ao longo dessa década foi de 30 artigos com um pico de sete artigos em 2002. Os artigos foram enquadrados em 3 categorias: Referencial Teórico de Johnson-Laird, Ambientes de Modelagem Computacional e Revisão de Literatura. Os periódicos que mais publicaram artigos sobre o tema foi Investigação em Ensino de Ciências e Revista Brasileira em Ensino de Física. A revisão revela o interesse pelo tema no contexto de Educação em Ciências tanto na perspectiva da pesquisa básica quanto na pesquisa aplicada relacionada à inovação educacional. No entanto, pode-se observa que para que esse tema tenha um real avanço é necessário o estabelecimento de programas de pesquisa pautados pela explicitação de uma reflexão teórica sobre o tema e um claro delineamento do estudo, especificando os instrumentos de coleta de dados, amostragem e técnicas de análise de dados. Esse procedimento naturalmente conduzirá à obtenção de dados relevantes e, consequentemente, a discussões e conclusões que venham a contribuir adequadamente para a área de Educação em Ciências.Aplicadas á Modelagem Cognitiva. Departamento de Física/UFES. Campus de Goiabeiras. 29060-900 Vitória, ES
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1204
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1204/502
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 8 (2008); 80-100
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939104661504