As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, Daniele Barros
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Calloni, Humberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1160
Resumo: Este trabalho discorre sobre um projeto de pesquisa em andamento no Doutorado em Educação Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, que busca analisar as Ações Afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Relaciona os Fundamentos da Educação Ambiental com os elementos históricos e sociológicos das Ações Afirmativas, favorecendo a construção de uma perspectiva crítica sobre a crise socioambiental vigente, mediante o pensamento complexo. Assim, mediante pressupostos, questiona-se: No contexto universitário da FURG, como se constituem as Ações Afirmativas para a comunidade acadêmica e quais significados e sentidos da Educação Ambiental e do pensamento complexo permeiam estes processos educativos e formativos, tendo em vista que desde 2009, a Universidade realiza ações com os programas de Ações Inclusivas e Afirmativas? Como estratégica metodológica, será utilizado a Inserção Ecológica, porque tem como objetivo avaliar os processos de interação das pessoas com o contexto e a análise de dados, será a “Análise de conteúdo”. Reforça-se assim a importância de entender e viver a Universidade como espaço de reivindicações e de luta, entendendo que a mesma tem um papel social com o potencial de transformar a história da sociedade e a trajetória das Ações Afirmativas.
id CLAEC-1_3b7f5c2d325a1c86edab3fdd44096736
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1160
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistênciaAções AfirmativasEducação Ambiental CríticaPedagogia da Autonomia.Este trabalho discorre sobre um projeto de pesquisa em andamento no Doutorado em Educação Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, que busca analisar as Ações Afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Relaciona os Fundamentos da Educação Ambiental com os elementos históricos e sociológicos das Ações Afirmativas, favorecendo a construção de uma perspectiva crítica sobre a crise socioambiental vigente, mediante o pensamento complexo. Assim, mediante pressupostos, questiona-se: No contexto universitário da FURG, como se constituem as Ações Afirmativas para a comunidade acadêmica e quais significados e sentidos da Educação Ambiental e do pensamento complexo permeiam estes processos educativos e formativos, tendo em vista que desde 2009, a Universidade realiza ações com os programas de Ações Inclusivas e Afirmativas? Como estratégica metodológica, será utilizado a Inserção Ecológica, porque tem como objetivo avaliar os processos de interação das pessoas com o contexto e a análise de dados, será a “Análise de conteúdo”. Reforça-se assim a importância de entender e viver a Universidade como espaço de reivindicações e de luta, entendendo que a mesma tem um papel social com o potencial de transformar a história da sociedade e a trajetória das Ações Afirmativas.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/116010.23899/relacult.v5i4.1160RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1160/863Copyright (c) 2019 Daniele Barros Jardim, Humberto Calloniinfo:eu-repo/semantics/openAccessJardim, Daniele BarrosCalloni, Humberto2019-05-06T01:38:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1160Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:43RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência
title As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência
spellingShingle As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência
Jardim, Daniele Barros
Ações Afirmativas
Educação Ambiental Crítica
Pedagogia da Autonomia.
title_short As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência
title_full As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência
title_fullStr As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência
title_full_unstemmed As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência
title_sort As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência
author Jardim, Daniele Barros
author_facet Jardim, Daniele Barros
Calloni, Humberto
author_role author
author2 Calloni, Humberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardim, Daniele Barros
Calloni, Humberto
dc.subject.por.fl_str_mv Ações Afirmativas
Educação Ambiental Crítica
Pedagogia da Autonomia.
topic Ações Afirmativas
Educação Ambiental Crítica
Pedagogia da Autonomia.
description Este trabalho discorre sobre um projeto de pesquisa em andamento no Doutorado em Educação Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, que busca analisar as Ações Afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Relaciona os Fundamentos da Educação Ambiental com os elementos históricos e sociológicos das Ações Afirmativas, favorecendo a construção de uma perspectiva crítica sobre a crise socioambiental vigente, mediante o pensamento complexo. Assim, mediante pressupostos, questiona-se: No contexto universitário da FURG, como se constituem as Ações Afirmativas para a comunidade acadêmica e quais significados e sentidos da Educação Ambiental e do pensamento complexo permeiam estes processos educativos e formativos, tendo em vista que desde 2009, a Universidade realiza ações com os programas de Ações Inclusivas e Afirmativas? Como estratégica metodológica, será utilizado a Inserção Ecológica, porque tem como objetivo avaliar os processos de interação das pessoas com o contexto e a análise de dados, será a “Análise de conteúdo”. Reforça-se assim a importância de entender e viver a Universidade como espaço de reivindicações e de luta, entendendo que a mesma tem um papel social com o potencial de transformar a história da sociedade e a trajetória das Ações Afirmativas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1160
10.23899/relacult.v5i4.1160
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1160
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1160/863
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Daniele Barros Jardim, Humberto Calloni
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Daniele Barros Jardim, Humberto Calloni
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490515685376