As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1160 |
Resumo: | Este trabalho discorre sobre um projeto de pesquisa em andamento no Doutorado em Educação Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, que busca analisar as Ações Afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Relaciona os Fundamentos da Educação Ambiental com os elementos históricos e sociológicos das Ações Afirmativas, favorecendo a construção de uma perspectiva crítica sobre a crise socioambiental vigente, mediante o pensamento complexo. Assim, mediante pressupostos, questiona-se: No contexto universitário da FURG, como se constituem as Ações Afirmativas para a comunidade acadêmica e quais significados e sentidos da Educação Ambiental e do pensamento complexo permeiam estes processos educativos e formativos, tendo em vista que desde 2009, a Universidade realiza ações com os programas de Ações Inclusivas e Afirmativas? Como estratégica metodológica, será utilizado a Inserção Ecológica, porque tem como objetivo avaliar os processos de interação das pessoas com o contexto e a análise de dados, será a “Análise de conteúdo”. Reforça-se assim a importância de entender e viver a Universidade como espaço de reivindicações e de luta, entendendo que a mesma tem um papel social com o potencial de transformar a história da sociedade e a trajetória das Ações Afirmativas. |
id |
CLAEC-1_3b7f5c2d325a1c86edab3fdd44096736 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1160 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistênciaAções AfirmativasEducação Ambiental CríticaPedagogia da Autonomia.Este trabalho discorre sobre um projeto de pesquisa em andamento no Doutorado em Educação Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, que busca analisar as Ações Afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Relaciona os Fundamentos da Educação Ambiental com os elementos históricos e sociológicos das Ações Afirmativas, favorecendo a construção de uma perspectiva crítica sobre a crise socioambiental vigente, mediante o pensamento complexo. Assim, mediante pressupostos, questiona-se: No contexto universitário da FURG, como se constituem as Ações Afirmativas para a comunidade acadêmica e quais significados e sentidos da Educação Ambiental e do pensamento complexo permeiam estes processos educativos e formativos, tendo em vista que desde 2009, a Universidade realiza ações com os programas de Ações Inclusivas e Afirmativas? Como estratégica metodológica, será utilizado a Inserção Ecológica, porque tem como objetivo avaliar os processos de interação das pessoas com o contexto e a análise de dados, será a “Análise de conteúdo”. Reforça-se assim a importância de entender e viver a Universidade como espaço de reivindicações e de luta, entendendo que a mesma tem um papel social com o potencial de transformar a história da sociedade e a trajetória das Ações Afirmativas.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/116010.23899/relacult.v5i4.1160RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1160/863Copyright (c) 2019 Daniele Barros Jardim, Humberto Calloniinfo:eu-repo/semantics/openAccessJardim, Daniele BarrosCalloni, Humberto2019-05-06T01:38:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1160Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:43RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência |
title |
As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência |
spellingShingle |
As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência Jardim, Daniele Barros Ações Afirmativas Educação Ambiental Crítica Pedagogia da Autonomia. |
title_short |
As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência |
title_full |
As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência |
title_fullStr |
As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência |
title_full_unstemmed |
As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência |
title_sort |
As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência |
author |
Jardim, Daniele Barros |
author_facet |
Jardim, Daniele Barros Calloni, Humberto |
author_role |
author |
author2 |
Calloni, Humberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jardim, Daniele Barros Calloni, Humberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ações Afirmativas Educação Ambiental Crítica Pedagogia da Autonomia. |
topic |
Ações Afirmativas Educação Ambiental Crítica Pedagogia da Autonomia. |
description |
Este trabalho discorre sobre um projeto de pesquisa em andamento no Doutorado em Educação Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, que busca analisar as Ações Afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Relaciona os Fundamentos da Educação Ambiental com os elementos históricos e sociológicos das Ações Afirmativas, favorecendo a construção de uma perspectiva crítica sobre a crise socioambiental vigente, mediante o pensamento complexo. Assim, mediante pressupostos, questiona-se: No contexto universitário da FURG, como se constituem as Ações Afirmativas para a comunidade acadêmica e quais significados e sentidos da Educação Ambiental e do pensamento complexo permeiam estes processos educativos e formativos, tendo em vista que desde 2009, a Universidade realiza ações com os programas de Ações Inclusivas e Afirmativas? Como estratégica metodológica, será utilizado a Inserção Ecológica, porque tem como objetivo avaliar os processos de interação das pessoas com o contexto e a análise de dados, será a “Análise de conteúdo”. Reforça-se assim a importância de entender e viver a Universidade como espaço de reivindicações e de luta, entendendo que a mesma tem um papel social com o potencial de transformar a história da sociedade e a trajetória das Ações Afirmativas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1160 10.23899/relacult.v5i4.1160 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1160 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1160/863 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Daniele Barros Jardim, Humberto Calloni info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Daniele Barros Jardim, Humberto Calloni |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490515685376 |