FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Deise Ramos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11731
Resumo: A agenda global está voltada para as bases nacionais comuns curriculares, orientadas aos propósitos do mercado e requerendo resultados pautados em um modelo padrão de cidadania, (auto)responsabilização e accountability. O investimento para tal tem sido via reformas em modelos de gestão, avaliação, formação de professores e currículo. Questionamos sobre os impactos que esse movimento mundial reformista constitui para a formação de professores, em um estudo documental, esmiuçando os textos do período de 2017 e 2018, contextualizando na conjuntura com que acontecem. Sob a influência do neoliberalismo e do neoconservadorismo, cria-se um paradoxo sobre a função social do professor, centrando nossa preocupação em torno da preocupante perda do sentido da docência, não somente para os professores, mas também para a sociedade atual.
id FURG-12_3117439fa520b0f3d0da531713a933df
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11731
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018Formação de Professores. Reforma Curricular. Políticas Públicas.A agenda global está voltada para as bases nacionais comuns curriculares, orientadas aos propósitos do mercado e requerendo resultados pautados em um modelo padrão de cidadania, (auto)responsabilização e accountability. O investimento para tal tem sido via reformas em modelos de gestão, avaliação, formação de professores e currículo. Questionamos sobre os impactos que esse movimento mundial reformista constitui para a formação de professores, em um estudo documental, esmiuçando os textos do período de 2017 e 2018, contextualizando na conjuntura com que acontecem. Sob a influência do neoliberalismo e do neoconservadorismo, cria-se um paradoxo sobre a função social do professor, centrando nossa preocupação em torno da preocupante perda do sentido da docência, não somente para os professores, mas também para a sociedade atual.Lepidus2021-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1173110.14295/rds.v22i2.11731Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 136-1551809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11731/8802Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Deise Ramos2021-06-17T22:07:22Zoai:periodicos.furg.br:article/11731Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2021-06-17T22:07:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018
title FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018
spellingShingle FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018
Rocha, Deise Ramos
Formação de Professores. Reforma Curricular. Políticas Públicas.
title_short FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018
title_full FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018
title_fullStr FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018
title_full_unstemmed FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018
title_sort FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018
author Rocha, Deise Ramos
author_facet Rocha, Deise Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Deise Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores. Reforma Curricular. Políticas Públicas.
topic Formação de Professores. Reforma Curricular. Políticas Públicas.
description A agenda global está voltada para as bases nacionais comuns curriculares, orientadas aos propósitos do mercado e requerendo resultados pautados em um modelo padrão de cidadania, (auto)responsabilização e accountability. O investimento para tal tem sido via reformas em modelos de gestão, avaliação, formação de professores e currículo. Questionamos sobre os impactos que esse movimento mundial reformista constitui para a formação de professores, em um estudo documental, esmiuçando os textos do período de 2017 e 2018, contextualizando na conjuntura com que acontecem. Sob a influência do neoliberalismo e do neoconservadorismo, cria-se um paradoxo sobre a função social do professor, centrando nossa preocupação em torno da preocupante perda do sentido da docência, não somente para os professores, mas também para a sociedade atual.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11731
10.14295/rds.v22i2.11731
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11731
identifier_str_mv 10.14295/rds.v22i2.11731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11731/8802
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 136-155
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941470248960