EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA: E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13616 |
Resumo: | O presente texto consiste em um ensaio analítico com objetivo de apresentar reflexões sobre a prática pedagógica de professores de Educação Física escolar juntos aos estudantes com deficiência visual durante o período de pandemia, abordando saberes e questões que podem contribuir para uma prática pedagógica mais inclusiva e democrática. Contextualizamos o cenário de pandemia no Brasil e os desdobramentos da mesma no processo educacional das escolas. Abordamos as compreensões das modalidades e modelos educacionais presente no período de pandemia. Revisamos estudos e pesquisas no campo da Educação Física, que discutem a prática pedagógica no cenário pandêmico e, finalizamos, apresentando reflexões sobre saberes e práticas que consideramos pertinentes em prol da Educação Física democrática, participativa, acessível e inclusiva aos estudantes com deficiência visual, como a participação dos responsáveis no processo educacional, a prática da Audiodescrição, a Orientação e Mobilidade, os jogos adaptados, as tecnologias assistivas, entre outras estratégias pedagógicas. |
id |
FURG-12_3492ebd6431946cbc1df6e5df2bc8ab5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13616 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA: E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL?O presente texto consiste em um ensaio analítico com objetivo de apresentar reflexões sobre a prática pedagógica de professores de Educação Física escolar juntos aos estudantes com deficiência visual durante o período de pandemia, abordando saberes e questões que podem contribuir para uma prática pedagógica mais inclusiva e democrática. Contextualizamos o cenário de pandemia no Brasil e os desdobramentos da mesma no processo educacional das escolas. Abordamos as compreensões das modalidades e modelos educacionais presente no período de pandemia. Revisamos estudos e pesquisas no campo da Educação Física, que discutem a prática pedagógica no cenário pandêmico e, finalizamos, apresentando reflexões sobre saberes e práticas que consideramos pertinentes em prol da Educação Física democrática, participativa, acessível e inclusiva aos estudantes com deficiência visual, como a participação dos responsáveis no processo educacional, a prática da Audiodescrição, a Orientação e Mobilidade, os jogos adaptados, as tecnologias assistivas, entre outras estratégias pedagógicas.Lepidus2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1361610.14295/rds.v23i2.13616Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS MODALIDADES REMOTAS E HÍBRIDAS: DISCUSSÕES, SITUAÇÕES POLÍTICAS, IMPLICAÇÕES E EFEITOS CURRICULARES; 154-1681809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13616/9513Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Carlos Eduardo VazCarvalho Junior, Arlindo Fernando de Paiva2024-02-22T22:45:22Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13616Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:45:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA: E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL? |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA: E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL? |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA: E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL? Lopes, Carlos Eduardo Vaz |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA: E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL? |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA: E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL? |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA: E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL? |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA: E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL? |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA: E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL? |
author |
Lopes, Carlos Eduardo Vaz |
author_facet |
Lopes, Carlos Eduardo Vaz Carvalho Junior, Arlindo Fernando de Paiva |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho Junior, Arlindo Fernando de Paiva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Carlos Eduardo Vaz Carvalho Junior, Arlindo Fernando de Paiva |
description |
O presente texto consiste em um ensaio analítico com objetivo de apresentar reflexões sobre a prática pedagógica de professores de Educação Física escolar juntos aos estudantes com deficiência visual durante o período de pandemia, abordando saberes e questões que podem contribuir para uma prática pedagógica mais inclusiva e democrática. Contextualizamos o cenário de pandemia no Brasil e os desdobramentos da mesma no processo educacional das escolas. Abordamos as compreensões das modalidades e modelos educacionais presente no período de pandemia. Revisamos estudos e pesquisas no campo da Educação Física, que discutem a prática pedagógica no cenário pandêmico e, finalizamos, apresentando reflexões sobre saberes e práticas que consideramos pertinentes em prol da Educação Física democrática, participativa, acessível e inclusiva aos estudantes com deficiência visual, como a participação dos responsáveis no processo educacional, a prática da Audiodescrição, a Orientação e Mobilidade, os jogos adaptados, as tecnologias assistivas, entre outras estratégias pedagógicas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13616 10.14295/rds.v23i2.13616 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13616 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v23i2.13616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13616/9513 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS MODALIDADES REMOTAS E HÍBRIDAS: DISCUSSÕES, SITUAÇÕES POLÍTICAS, IMPLICAÇÕES E EFEITOS CURRICULARES; 154-168 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041938492293120 |