EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA: E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Carlos Eduardo Vaz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Carvalho Junior, Arlindo Fernando de Paiva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13616
Resumo: O presente texto consiste em um ensaio analítico com objetivo de apresentar reflexões sobre a prática pedagógica de professores de Educação Física escolar juntos aos estudantes com deficiência visual durante o período de pandemia, abordando saberes e questões que podem contribuir para uma prática pedagógica mais inclusiva e democrática. Contextualizamos o cenário de pandemia no Brasil e os desdobramentos da mesma no processo educacional das escolas. Abordamos as compreensões das modalidades e modelos educacionais presente no período de pandemia. Revisamos estudos e pesquisas no campo da Educação Física, que discutem a prática pedagógica no cenário pandêmico e, finalizamos, apresentando reflexões sobre saberes e práticas que consideramos pertinentes em prol da Educação Física democrática, participativa, acessível e inclusiva aos estudantes com deficiência visual, como a participação dos responsáveis no processo educacional, a prática da Audiodescrição, a Orientação e Mobilidade, os jogos adaptados, as tecnologias assistivas, entre outras estratégias pedagógicas.
id FURG-12_492562e5c226495d5d8a264a5dfba79c
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/13616
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA: E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL?O presente texto consiste em um ensaio analítico com objetivo de apresentar reflexões sobre a prática pedagógica de professores de Educação Física escolar juntos aos estudantes com deficiência visual durante o período de pandemia, abordando saberes e questões que podem contribuir para uma prática pedagógica mais inclusiva e democrática. Contextualizamos o cenário de pandemia no Brasil e os desdobramentos da mesma no processo educacional das escolas. Abordamos as compreensões das modalidades e modelos educacionais presente no período de pandemia. Revisamos estudos e pesquisas no campo da Educação Física, que discutem a prática pedagógica no cenário pandêmico e, finalizamos, apresentando reflexões sobre saberes e práticas que consideramos pertinentes em prol da Educação Física democrática, participativa, acessível e inclusiva aos estudantes com deficiência visual, como a participação dos responsáveis no processo educacional, a prática da Audiodescrição, a Orientação e Mobilidade, os jogos adaptados, as tecnologias assistivas, entre outras estratégias pedagógicas.Lepidus2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1361610.14295/rds.v23i2.13616Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: Educação física escolar nas modalidades remotas e híbridas: discussões, situações políticas, implicações e efeitos curriculares; 154-1681809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13616/9513Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Carlos Eduardo VazCarvalho Junior, Arlindo Fernando de Paiva2022-05-12T13:59:35Zoai:periodicos.furg.br:article/13616Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-05-12T13:59:35Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA: E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL?
title EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA: E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL?
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA: E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL?
Lopes, Carlos Eduardo Vaz
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA: E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL?
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA: E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL?
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA: E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL?
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA: E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL?
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA: E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL?
author Lopes, Carlos Eduardo Vaz
author_facet Lopes, Carlos Eduardo Vaz
Carvalho Junior, Arlindo Fernando de Paiva
author_role author
author2 Carvalho Junior, Arlindo Fernando de Paiva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Carlos Eduardo Vaz
Carvalho Junior, Arlindo Fernando de Paiva
description O presente texto consiste em um ensaio analítico com objetivo de apresentar reflexões sobre a prática pedagógica de professores de Educação Física escolar juntos aos estudantes com deficiência visual durante o período de pandemia, abordando saberes e questões que podem contribuir para uma prática pedagógica mais inclusiva e democrática. Contextualizamos o cenário de pandemia no Brasil e os desdobramentos da mesma no processo educacional das escolas. Abordamos as compreensões das modalidades e modelos educacionais presente no período de pandemia. Revisamos estudos e pesquisas no campo da Educação Física, que discutem a prática pedagógica no cenário pandêmico e, finalizamos, apresentando reflexões sobre saberes e práticas que consideramos pertinentes em prol da Educação Física democrática, participativa, acessível e inclusiva aos estudantes com deficiência visual, como a participação dos responsáveis no processo educacional, a prática da Audiodescrição, a Orientação e Mobilidade, os jogos adaptados, as tecnologias assistivas, entre outras estratégias pedagógicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13616
10.14295/rds.v23i2.13616
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13616
identifier_str_mv 10.14295/rds.v23i2.13616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13616/9513
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: Educação física escolar nas modalidades remotas e híbridas: discussões, situações políticas, implicações e efeitos curriculares; 154-168
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941653749760