A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maria Liris
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sátiro, Larissa Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/10970
Resumo: O presente trabalho objetivou propor um enfoque mais amplo de monitoria enquanto ferramenta metodológica na área de Botânica para o cursos de Agronomia e Ciências Biológicas. Essa pesquisa constou em duas etapas: (1) projeto piloto e (2) ampliação do público alvo. Para coleta de dados foi aplicado um questionário para a turma piloto e dois questionários para as duas turmas posteriores. As atividades de monitoria se desenvolveram em quatro abordagens: revisão teórica; revisão das práticas de laboratório; monitoria online e monitoria de campo/herborização. Também foi proposto aos discentes a elaboraração de um herbário móvel individual. A partir dos resultados obtidos, ficou claro que uma nova perspectiva de monitoria é uma ferramenta útil, principalmente associada a uma atividade prática, para o ensino de Botânica. Outro aspecto relevante é que a monitoria contribuiu positivamente para a formação do monitor como futuro docente.
id FURG-12_3a0c2a6f671352b29dd7d83990f51314
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10970
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICAEnsino superior. Cegueira botânica. Agronomia. Ciências BiológicasO presente trabalho objetivou propor um enfoque mais amplo de monitoria enquanto ferramenta metodológica na área de Botânica para o cursos de Agronomia e Ciências Biológicas. Essa pesquisa constou em duas etapas: (1) projeto piloto e (2) ampliação do público alvo. Para coleta de dados foi aplicado um questionário para a turma piloto e dois questionários para as duas turmas posteriores. As atividades de monitoria se desenvolveram em quatro abordagens: revisão teórica; revisão das práticas de laboratório; monitoria online e monitoria de campo/herborização. Também foi proposto aos discentes a elaboraração de um herbário móvel individual. A partir dos resultados obtidos, ficou claro que uma nova perspectiva de monitoria é uma ferramenta útil, principalmente associada a uma atividade prática, para o ensino de Botânica. Outro aspecto relevante é que a monitoria contribuiu positivamente para a formação do monitor como futuro docente.Lepidus2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1097010.14295/rds.v22i1.10970Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 173-1861809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/10970/8551Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Maria LirisSátiro, Larissa Nascimento2021-02-05T22:21:21Zoai:periodicos.furg.br:article/10970Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2021-02-05T22:21:21Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA
title A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA
spellingShingle A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA
Barbosa, Maria Liris
Ensino superior. Cegueira botânica. Agronomia. Ciências Biológicas
title_short A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA
title_full A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA
title_fullStr A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA
title_full_unstemmed A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA
title_sort A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA
author Barbosa, Maria Liris
author_facet Barbosa, Maria Liris
Sátiro, Larissa Nascimento
author_role author
author2 Sátiro, Larissa Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Maria Liris
Sátiro, Larissa Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior. Cegueira botânica. Agronomia. Ciências Biológicas
topic Ensino superior. Cegueira botânica. Agronomia. Ciências Biológicas
description O presente trabalho objetivou propor um enfoque mais amplo de monitoria enquanto ferramenta metodológica na área de Botânica para o cursos de Agronomia e Ciências Biológicas. Essa pesquisa constou em duas etapas: (1) projeto piloto e (2) ampliação do público alvo. Para coleta de dados foi aplicado um questionário para a turma piloto e dois questionários para as duas turmas posteriores. As atividades de monitoria se desenvolveram em quatro abordagens: revisão teórica; revisão das práticas de laboratório; monitoria online e monitoria de campo/herborização. Também foi proposto aos discentes a elaboraração de um herbário móvel individual. A partir dos resultados obtidos, ficou claro que uma nova perspectiva de monitoria é uma ferramenta útil, principalmente associada a uma atividade prática, para o ensino de Botânica. Outro aspecto relevante é que a monitoria contribuiu positivamente para a formação do monitor como futuro docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/10970
10.14295/rds.v22i1.10970
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/10970
identifier_str_mv 10.14295/rds.v22i1.10970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/10970/8551
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 173-186
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941392654336