A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/10970 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou propor um enfoque mais amplo de monitoria enquanto ferramenta metodológica na área de Botânica para o cursos de Agronomia e Ciências Biológicas. Essa pesquisa constou em duas etapas: (1) projeto piloto e (2) ampliação do público alvo. Para coleta de dados foi aplicado um questionário para a turma piloto e dois questionários para as duas turmas posteriores. As atividades de monitoria se desenvolveram em quatro abordagens: revisão teórica; revisão das práticas de laboratório; monitoria online e monitoria de campo/herborização. Também foi proposto aos discentes a elaboraração de um herbário móvel individual. A partir dos resultados obtidos, ficou claro que uma nova perspectiva de monitoria é uma ferramenta útil, principalmente associada a uma atividade prática, para o ensino de Botânica. Outro aspecto relevante é que a monitoria contribuiu positivamente para a formação do monitor como futuro docente. |
id |
FURG-12_3a0c2a6f671352b29dd7d83990f51314 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/10970 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICAEnsino superior. Cegueira botânica. Agronomia. Ciências BiológicasO presente trabalho objetivou propor um enfoque mais amplo de monitoria enquanto ferramenta metodológica na área de Botânica para o cursos de Agronomia e Ciências Biológicas. Essa pesquisa constou em duas etapas: (1) projeto piloto e (2) ampliação do público alvo. Para coleta de dados foi aplicado um questionário para a turma piloto e dois questionários para as duas turmas posteriores. As atividades de monitoria se desenvolveram em quatro abordagens: revisão teórica; revisão das práticas de laboratório; monitoria online e monitoria de campo/herborização. Também foi proposto aos discentes a elaboraração de um herbário móvel individual. A partir dos resultados obtidos, ficou claro que uma nova perspectiva de monitoria é uma ferramenta útil, principalmente associada a uma atividade prática, para o ensino de Botânica. Outro aspecto relevante é que a monitoria contribuiu positivamente para a formação do monitor como futuro docente.Lepidus2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1097010.14295/rds.v22i1.10970Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 173-1861809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/10970/8551Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Maria LirisSátiro, Larissa Nascimento2021-02-05T22:21:21Zoai:periodicos.furg.br:article/10970Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2021-02-05T22:21:21Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA |
title |
A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA |
spellingShingle |
A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA Barbosa, Maria Liris Ensino superior. Cegueira botânica. Agronomia. Ciências Biológicas |
title_short |
A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA |
title_full |
A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA |
title_fullStr |
A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA |
title_full_unstemmed |
A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA |
title_sort |
A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA |
author |
Barbosa, Maria Liris |
author_facet |
Barbosa, Maria Liris Sátiro, Larissa Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Sátiro, Larissa Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Maria Liris Sátiro, Larissa Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior. Cegueira botânica. Agronomia. Ciências Biológicas |
topic |
Ensino superior. Cegueira botânica. Agronomia. Ciências Biológicas |
description |
O presente trabalho objetivou propor um enfoque mais amplo de monitoria enquanto ferramenta metodológica na área de Botânica para o cursos de Agronomia e Ciências Biológicas. Essa pesquisa constou em duas etapas: (1) projeto piloto e (2) ampliação do público alvo. Para coleta de dados foi aplicado um questionário para a turma piloto e dois questionários para as duas turmas posteriores. As atividades de monitoria se desenvolveram em quatro abordagens: revisão teórica; revisão das práticas de laboratório; monitoria online e monitoria de campo/herborização. Também foi proposto aos discentes a elaboraração de um herbário móvel individual. A partir dos resultados obtidos, ficou claro que uma nova perspectiva de monitoria é uma ferramenta útil, principalmente associada a uma atividade prática, para o ensino de Botânica. Outro aspecto relevante é que a monitoria contribuiu positivamente para a formação do monitor como futuro docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/10970 10.14295/rds.v22i1.10970 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/10970 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v22i1.10970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/10970/8551 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 173-186 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941392654336 |