Desenvolvimento das aulas de Educação Física para alunos com autismo e deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriel Gomes da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5895
Resumo: O aumento de oportunidades dentro da escola para os alunos com deficiência, incluindo a realização de atividades físicas, favorecem o desenvolvimento da qualidade de vida desses indivíduos. O objetivo deste estudo foi descrever e analisar o desenvolvimento das aulas de Educação Física para alunos autistas e com deficiência visual em turmas específica. O presente estudo trata de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo. Amostra foi composta por seis professores de Educação Física e quatro alunos com deficiência visual. A coleta de dados foi feita através de um questionário autopreenchido para os professores e uma entrevista com os alunos com deficiência visual. O questionário possuía perguntas relacionadas ao desenvolvimento das aulas de Educação Física com alunos com deficiência. Os resultados que podemos destacar são que os professores dos alunos com autismo identificaram muitas dificuldades no desenvolvimento das tarefas a partir dos conflitos relacionados à socialização e trabalho em grupo dos alunos.
id FURG-12_3f31bd63ffb3e07194e1667d9a3d3987
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5895
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Desenvolvimento das aulas de Educação Física para alunos com autismo e deficiência visualEducação FísicaAutismoDeficiência visualO aumento de oportunidades dentro da escola para os alunos com deficiência, incluindo a realização de atividades físicas, favorecem o desenvolvimento da qualidade de vida desses indivíduos. O objetivo deste estudo foi descrever e analisar o desenvolvimento das aulas de Educação Física para alunos autistas e com deficiência visual em turmas específica. O presente estudo trata de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo. Amostra foi composta por seis professores de Educação Física e quatro alunos com deficiência visual. A coleta de dados foi feita através de um questionário autopreenchido para os professores e uma entrevista com os alunos com deficiência visual. O questionário possuía perguntas relacionadas ao desenvolvimento das aulas de Educação Física com alunos com deficiência. Os resultados que podemos destacar são que os professores dos alunos com autismo identificaram muitas dificuldades no desenvolvimento das tarefas a partir dos conflitos relacionados à socialização e trabalho em grupo dos alunos.Lepidus2016-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5895Revista Didática Sistêmica; 2015: Edição Especial; 27-371809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5895/3642Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Gabriel Gomes da2018-11-08T18:38:23Zoai:periodicos.furg.br:article/5895Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento das aulas de Educação Física para alunos com autismo e deficiência visual
title Desenvolvimento das aulas de Educação Física para alunos com autismo e deficiência visual
spellingShingle Desenvolvimento das aulas de Educação Física para alunos com autismo e deficiência visual
Silva, Gabriel Gomes da
Educação Física
Autismo
Deficiência visual
title_short Desenvolvimento das aulas de Educação Física para alunos com autismo e deficiência visual
title_full Desenvolvimento das aulas de Educação Física para alunos com autismo e deficiência visual
title_fullStr Desenvolvimento das aulas de Educação Física para alunos com autismo e deficiência visual
title_full_unstemmed Desenvolvimento das aulas de Educação Física para alunos com autismo e deficiência visual
title_sort Desenvolvimento das aulas de Educação Física para alunos com autismo e deficiência visual
author Silva, Gabriel Gomes da
author_facet Silva, Gabriel Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriel Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Autismo
Deficiência visual
topic Educação Física
Autismo
Deficiência visual
description O aumento de oportunidades dentro da escola para os alunos com deficiência, incluindo a realização de atividades físicas, favorecem o desenvolvimento da qualidade de vida desses indivíduos. O objetivo deste estudo foi descrever e analisar o desenvolvimento das aulas de Educação Física para alunos autistas e com deficiência visual em turmas específica. O presente estudo trata de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo. Amostra foi composta por seis professores de Educação Física e quatro alunos com deficiência visual. A coleta de dados foi feita através de um questionário autopreenchido para os professores e uma entrevista com os alunos com deficiência visual. O questionário possuía perguntas relacionadas ao desenvolvimento das aulas de Educação Física com alunos com deficiência. Os resultados que podemos destacar são que os professores dos alunos com autismo identificaram muitas dificuldades no desenvolvimento das tarefas a partir dos conflitos relacionados à socialização e trabalho em grupo dos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5895
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5895/3642
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; 2015: Edição Especial; 27-37
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940961689600