DE TELHADO EM TELHADO: O PARKOUR NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaghetti, César Augusto Otero
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Borges, Marcos Corrêa da Silva, Merino, Eduardo, Pereira, Dimitri Wuo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11196
Resumo: O objetivo foi apresentar os relatos de praticantes de Parkour em um projeto de extensão desenvolvido na Escola Superior de Educação Física / UFPel, e discutir sua possibilidade de inserção no ensino de Educação Física. Esta pesquisa possui características de um estudo intervencionista qualitativo, resultante de projeto de extensão universitária. Quatro acadêmicos de Educação Física e nove membros da comunidade participaram do estudo. As intervenções ocorreram uma vez por semana, desenvolvidas por estudante do curso de bacharelado em Educação Física. Através de um questionário semi-estruturado com dez perguntas abertas, os participantes afirmaram ser interessante a inserção do Parkour no ensino superior de Educação Física como uma nova oportunidade de trabalho, tanto como um novo método para aptidão física para o bacharel ou para o licenciado, quanto para o ensino superior enquanto disciplina acadêmica e cultura corporal.
id FURG-12_3f958493313e8c72462c9b0278909b3b
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11196
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling DE TELHADO EM TELHADO: O PARKOUR NA EDUCAÇÃO FÍSICAAtividades de aventuraFree-runningBachareladoLicenciaturaO objetivo foi apresentar os relatos de praticantes de Parkour em um projeto de extensão desenvolvido na Escola Superior de Educação Física / UFPel, e discutir sua possibilidade de inserção no ensino de Educação Física. Esta pesquisa possui características de um estudo intervencionista qualitativo, resultante de projeto de extensão universitária. Quatro acadêmicos de Educação Física e nove membros da comunidade participaram do estudo. As intervenções ocorreram uma vez por semana, desenvolvidas por estudante do curso de bacharelado em Educação Física. Através de um questionário semi-estruturado com dez perguntas abertas, os participantes afirmaram ser interessante a inserção do Parkour no ensino superior de Educação Física como uma nova oportunidade de trabalho, tanto como um novo método para aptidão física para o bacharel ou para o licenciado, quanto para o ensino superior enquanto disciplina acadêmica e cultura corporal.Lepidus2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1119610.14295/rds.v21i2.11196Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 2 (2019); 8-181809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11196/7604Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVaghetti, César Augusto OteroBorges, Marcos Corrêa da SilvaMerino, EduardoPereira, Dimitri Wuo2020-08-07T14:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/11196Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2020-08-07T14:59:11Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv DE TELHADO EM TELHADO: O PARKOUR NA EDUCAÇÃO FÍSICA
title DE TELHADO EM TELHADO: O PARKOUR NA EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle DE TELHADO EM TELHADO: O PARKOUR NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Vaghetti, César Augusto Otero
Atividades de aventura
Free-running
Bacharelado
Licenciatura
title_short DE TELHADO EM TELHADO: O PARKOUR NA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full DE TELHADO EM TELHADO: O PARKOUR NA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr DE TELHADO EM TELHADO: O PARKOUR NA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed DE TELHADO EM TELHADO: O PARKOUR NA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort DE TELHADO EM TELHADO: O PARKOUR NA EDUCAÇÃO FÍSICA
author Vaghetti, César Augusto Otero
author_facet Vaghetti, César Augusto Otero
Borges, Marcos Corrêa da Silva
Merino, Eduardo
Pereira, Dimitri Wuo
author_role author
author2 Borges, Marcos Corrêa da Silva
Merino, Eduardo
Pereira, Dimitri Wuo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaghetti, César Augusto Otero
Borges, Marcos Corrêa da Silva
Merino, Eduardo
Pereira, Dimitri Wuo
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades de aventura
Free-running
Bacharelado
Licenciatura
topic Atividades de aventura
Free-running
Bacharelado
Licenciatura
description O objetivo foi apresentar os relatos de praticantes de Parkour em um projeto de extensão desenvolvido na Escola Superior de Educação Física / UFPel, e discutir sua possibilidade de inserção no ensino de Educação Física. Esta pesquisa possui características de um estudo intervencionista qualitativo, resultante de projeto de extensão universitária. Quatro acadêmicos de Educação Física e nove membros da comunidade participaram do estudo. As intervenções ocorreram uma vez por semana, desenvolvidas por estudante do curso de bacharelado em Educação Física. Através de um questionário semi-estruturado com dez perguntas abertas, os participantes afirmaram ser interessante a inserção do Parkour no ensino superior de Educação Física como uma nova oportunidade de trabalho, tanto como um novo método para aptidão física para o bacharel ou para o licenciado, quanto para o ensino superior enquanto disciplina acadêmica e cultura corporal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11196
10.14295/rds.v21i2.11196
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11196
identifier_str_mv 10.14295/rds.v21i2.11196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11196/7604
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 2 (2019); 8-18
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941395800064