DE TELHADO EM TELHADO: O PARKOUR NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11196 |
Resumo: | O objetivo foi apresentar os relatos de praticantes de Parkour em um projeto de extensão desenvolvido na Escola Superior de Educação Física / UFPel, e discutir sua possibilidade de inserção no ensino de Educação Física. Esta pesquisa possui características de um estudo intervencionista qualitativo, resultante de projeto de extensão universitária. Quatro acadêmicos de Educação Física e nove membros da comunidade participaram do estudo. As intervenções ocorreram uma vez por semana, desenvolvidas por estudante do curso de bacharelado em Educação Física. Através de um questionário semi-estruturado com dez perguntas abertas, os participantes afirmaram ser interessante a inserção do Parkour no ensino superior de Educação Física como uma nova oportunidade de trabalho, tanto como um novo método para aptidão física para o bacharel ou para o licenciado, quanto para o ensino superior enquanto disciplina acadêmica e cultura corporal. |
id |
FURG-12_3f958493313e8c72462c9b0278909b3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11196 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
DE TELHADO EM TELHADO: O PARKOUR NA EDUCAÇÃO FÍSICAAtividades de aventuraFree-runningBachareladoLicenciaturaO objetivo foi apresentar os relatos de praticantes de Parkour em um projeto de extensão desenvolvido na Escola Superior de Educação Física / UFPel, e discutir sua possibilidade de inserção no ensino de Educação Física. Esta pesquisa possui características de um estudo intervencionista qualitativo, resultante de projeto de extensão universitária. Quatro acadêmicos de Educação Física e nove membros da comunidade participaram do estudo. As intervenções ocorreram uma vez por semana, desenvolvidas por estudante do curso de bacharelado em Educação Física. Através de um questionário semi-estruturado com dez perguntas abertas, os participantes afirmaram ser interessante a inserção do Parkour no ensino superior de Educação Física como uma nova oportunidade de trabalho, tanto como um novo método para aptidão física para o bacharel ou para o licenciado, quanto para o ensino superior enquanto disciplina acadêmica e cultura corporal.Lepidus2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1119610.14295/rds.v21i2.11196Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 2 (2019); 8-181809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11196/7604Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVaghetti, César Augusto OteroBorges, Marcos Corrêa da SilvaMerino, EduardoPereira, Dimitri Wuo2020-08-07T14:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/11196Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2020-08-07T14:59:11Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DE TELHADO EM TELHADO: O PARKOUR NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
DE TELHADO EM TELHADO: O PARKOUR NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
DE TELHADO EM TELHADO: O PARKOUR NA EDUCAÇÃO FÍSICA Vaghetti, César Augusto Otero Atividades de aventura Free-running Bacharelado Licenciatura |
title_short |
DE TELHADO EM TELHADO: O PARKOUR NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
DE TELHADO EM TELHADO: O PARKOUR NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
DE TELHADO EM TELHADO: O PARKOUR NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
DE TELHADO EM TELHADO: O PARKOUR NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
DE TELHADO EM TELHADO: O PARKOUR NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Vaghetti, César Augusto Otero |
author_facet |
Vaghetti, César Augusto Otero Borges, Marcos Corrêa da Silva Merino, Eduardo Pereira, Dimitri Wuo |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Marcos Corrêa da Silva Merino, Eduardo Pereira, Dimitri Wuo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaghetti, César Augusto Otero Borges, Marcos Corrêa da Silva Merino, Eduardo Pereira, Dimitri Wuo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades de aventura Free-running Bacharelado Licenciatura |
topic |
Atividades de aventura Free-running Bacharelado Licenciatura |
description |
O objetivo foi apresentar os relatos de praticantes de Parkour em um projeto de extensão desenvolvido na Escola Superior de Educação Física / UFPel, e discutir sua possibilidade de inserção no ensino de Educação Física. Esta pesquisa possui características de um estudo intervencionista qualitativo, resultante de projeto de extensão universitária. Quatro acadêmicos de Educação Física e nove membros da comunidade participaram do estudo. As intervenções ocorreram uma vez por semana, desenvolvidas por estudante do curso de bacharelado em Educação Física. Através de um questionário semi-estruturado com dez perguntas abertas, os participantes afirmaram ser interessante a inserção do Parkour no ensino superior de Educação Física como uma nova oportunidade de trabalho, tanto como um novo método para aptidão física para o bacharel ou para o licenciado, quanto para o ensino superior enquanto disciplina acadêmica e cultura corporal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11196 10.14295/rds.v21i2.11196 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11196 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v21i2.11196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11196/7604 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 2 (2019); 8-18 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941395800064 |