Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1303
Resumo: In the last decades, the empowerment of the ethnic-science has been promote the developing by the ethnic-biology, which have a inter-discipline, between the social and biologic sciences. The cultural character by ethnic-biology, situated at historic context, benefit this use to connect the Teacher and your students and insert the scientific knowledge in this social representations. In this text, we wish to do a brief study about the ethnic-biology history and theory, defending this didactic use in the teaching in science..
id FURG-12_44aeb8862a061acce632af1599a27ee4
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1303
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativaEtnobiologia. Ensino de ciências. Aprendizagem significativaIn the last decades, the empowerment of the ethnic-science has been promote the developing by the ethnic-biology, which have a inter-discipline, between the social and biologic sciences. The cultural character by ethnic-biology, situated at historic context, benefit this use to connect the Teacher and your students and insert the scientific knowledge in this social representations. In this text, we wish to do a brief study about the ethnic-biology history and theory, defending this didactic use in the teaching in science..Nas últimas décadas, o fortalecimento da etnociência tem promovido o desenvolvimento da etnobiologia, ciência essa que tem caráter interdisciplinar, situada entre as ciências sociais e biológicas. Por seu caráter cultural, particularizado a contextos históricos de uma dada sociedade, a etnobiologia mostra-se como uma possível ferramenta de conexão do professor(a) com a comunidade em que ele(a) se insere, para, a partir do conhecimento etnobiológico coletado, contextualizar o conhecimento científico curricular. Nesse trabalho busca-se inicialmente fazer um breve apanhado da história e do atual arcabouço teórico da etnobiologia a fim de, num segundo momento, oferecer argumentos favoráveis ao uso dessa ciência, dita popular, para o ensino de ciências na educação básica.Lepidus2010-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1303Revista Didática Sistêmica; v. 8 (2008); 162-1721809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1303/581Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Ronaldo Gonçalves de Andrade2018-11-08T19:02:23Zoai:periodicos.furg.br:article/1303Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:02:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa
title Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa
spellingShingle Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa
Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade
Etnobiologia. Ensino de ciências. Aprendizagem significativa
title_short Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa
title_full Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa
title_fullStr Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa
title_sort Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa
author Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade
author_facet Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Etnobiologia. Ensino de ciências. Aprendizagem significativa
topic Etnobiologia. Ensino de ciências. Aprendizagem significativa
description In the last decades, the empowerment of the ethnic-science has been promote the developing by the ethnic-biology, which have a inter-discipline, between the social and biologic sciences. The cultural character by ethnic-biology, situated at historic context, benefit this use to connect the Teacher and your students and insert the scientific knowledge in this social representations. In this text, we wish to do a brief study about the ethnic-biology history and theory, defending this didactic use in the teaching in science..
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1303
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1303/581
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 8 (2008); 162-172
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939499974656