Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1303 |
Resumo: | In the last decades, the empowerment of the ethnic-science has been promote the developing by the ethnic-biology, which have a inter-discipline, between the social and biologic sciences. The cultural character by ethnic-biology, situated at historic context, benefit this use to connect the Teacher and your students and insert the scientific knowledge in this social representations. In this text, we wish to do a brief study about the ethnic-biology history and theory, defending this didactic use in the teaching in science.. |
id |
FURG-12_44aeb8862a061acce632af1599a27ee4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/1303 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativaEtnobiologia. Ensino de ciências. Aprendizagem significativaIn the last decades, the empowerment of the ethnic-science has been promote the developing by the ethnic-biology, which have a inter-discipline, between the social and biologic sciences. The cultural character by ethnic-biology, situated at historic context, benefit this use to connect the Teacher and your students and insert the scientific knowledge in this social representations. In this text, we wish to do a brief study about the ethnic-biology history and theory, defending this didactic use in the teaching in science..Nas últimas décadas, o fortalecimento da etnociência tem promovido o desenvolvimento da etnobiologia, ciência essa que tem caráter interdisciplinar, situada entre as ciências sociais e biológicas. Por seu caráter cultural, particularizado a contextos históricos de uma dada sociedade, a etnobiologia mostra-se como uma possível ferramenta de conexão do professor(a) com a comunidade em que ele(a) se insere, para, a partir do conhecimento etnobiológico coletado, contextualizar o conhecimento científico curricular. Nesse trabalho busca-se inicialmente fazer um breve apanhado da história e do atual arcabouço teórico da etnobiologia a fim de, num segundo momento, oferecer argumentos favoráveis ao uso dessa ciência, dita popular, para o ensino de ciências na educação básica.Lepidus2010-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1303Revista Didática Sistêmica; v. 8 (2008); 162-1721809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1303/581Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Ronaldo Gonçalves de Andrade2018-11-08T19:02:23Zoai:periodicos.furg.br:article/1303Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:02:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa |
title |
Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa |
spellingShingle |
Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade Etnobiologia. Ensino de ciências. Aprendizagem significativa |
title_short |
Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa |
title_full |
Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa |
title_fullStr |
Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa |
title_sort |
Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa |
author |
Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade |
author_facet |
Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnobiologia. Ensino de ciências. Aprendizagem significativa |
topic |
Etnobiologia. Ensino de ciências. Aprendizagem significativa |
description |
In the last decades, the empowerment of the ethnic-science has been promote the developing by the ethnic-biology, which have a inter-discipline, between the social and biologic sciences. The cultural character by ethnic-biology, situated at historic context, benefit this use to connect the Teacher and your students and insert the scientific knowledge in this social representations. In this text, we wish to do a brief study about the ethnic-biology history and theory, defending this didactic use in the teaching in science.. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1303 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1303/581 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 8 (2008); 162-172 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041939499974656 |