Implementação de uma composteira e de um minhocário como prática da educação ambiental visando a gestão de resíduos sólidos do CDSA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2975 |
Resumo: | A produção e o descarte inadequado do lixo são um dos maiores problemas do Meio Ambiente na atualidade. A redução e a reciclagem do lixo produzido, somados ao reuso constituem-se alternativas sustentáveis para mitigar os impactos lesivos à Natureza. O presente trabalho refere-se ao desenvolvimento e implementação de uma proposta educativa, de caráter institucional – a construção de uma composteira e de um minhocário -, visando favorecer a apropriação do espaço-escola como modelo de gestão ambiental, tendo como referência primeira o tratamento dos resíduos sólidos (restos de poda e alimentos) produzidos no próprio campus universitário (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA), além de buscar sensibilizar crianças, adolescentes e jovens estudantes para a necessidade da conservação do solo pela adoção de práticas sustentáveis, ao tempo em que trabalha valores ético-morais indispensáveis ao prosseguimento da vida. |
id |
FURG-12_4fe49e93937a28fd115d7ab59979071f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2975 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Implementação de uma composteira e de um minhocário como prática da educação ambiental visando a gestão de resíduos sólidos do CDSASolos. Semiárido. Compostagem.A produção e o descarte inadequado do lixo são um dos maiores problemas do Meio Ambiente na atualidade. A redução e a reciclagem do lixo produzido, somados ao reuso constituem-se alternativas sustentáveis para mitigar os impactos lesivos à Natureza. O presente trabalho refere-se ao desenvolvimento e implementação de uma proposta educativa, de caráter institucional – a construção de uma composteira e de um minhocário -, visando favorecer a apropriação do espaço-escola como modelo de gestão ambiental, tendo como referência primeira o tratamento dos resíduos sólidos (restos de poda e alimentos) produzidos no próprio campus universitário (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA), além de buscar sensibilizar crianças, adolescentes e jovens estudantes para a necessidade da conservação do solo pela adoção de práticas sustentáveis, ao tempo em que trabalha valores ético-morais indispensáveis ao prosseguimento da vida.Lepidus2013-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2975Revista Didática Sistêmica; v. 14 n. 2 (2012); 78 - 941809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2975/1964Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVital, Adriana de Fátima MeiraSousa, Manoel Markson S. Paulino deSousa, Jaceny Batista deArruda, Ozelio de Almeida2018-11-08T18:41:07Zoai:periodicos.furg.br:article/2975Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:41:07Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação de uma composteira e de um minhocário como prática da educação ambiental visando a gestão de resíduos sólidos do CDSA |
title |
Implementação de uma composteira e de um minhocário como prática da educação ambiental visando a gestão de resíduos sólidos do CDSA |
spellingShingle |
Implementação de uma composteira e de um minhocário como prática da educação ambiental visando a gestão de resíduos sólidos do CDSA Vital, Adriana de Fátima Meira Solos. Semiárido. Compostagem. |
title_short |
Implementação de uma composteira e de um minhocário como prática da educação ambiental visando a gestão de resíduos sólidos do CDSA |
title_full |
Implementação de uma composteira e de um minhocário como prática da educação ambiental visando a gestão de resíduos sólidos do CDSA |
title_fullStr |
Implementação de uma composteira e de um minhocário como prática da educação ambiental visando a gestão de resíduos sólidos do CDSA |
title_full_unstemmed |
Implementação de uma composteira e de um minhocário como prática da educação ambiental visando a gestão de resíduos sólidos do CDSA |
title_sort |
Implementação de uma composteira e de um minhocário como prática da educação ambiental visando a gestão de resíduos sólidos do CDSA |
author |
Vital, Adriana de Fátima Meira |
author_facet |
Vital, Adriana de Fátima Meira Sousa, Manoel Markson S. Paulino de Sousa, Jaceny Batista de Arruda, Ozelio de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Manoel Markson S. Paulino de Sousa, Jaceny Batista de Arruda, Ozelio de Almeida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vital, Adriana de Fátima Meira Sousa, Manoel Markson S. Paulino de Sousa, Jaceny Batista de Arruda, Ozelio de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Solos. Semiárido. Compostagem. |
topic |
Solos. Semiárido. Compostagem. |
description |
A produção e o descarte inadequado do lixo são um dos maiores problemas do Meio Ambiente na atualidade. A redução e a reciclagem do lixo produzido, somados ao reuso constituem-se alternativas sustentáveis para mitigar os impactos lesivos à Natureza. O presente trabalho refere-se ao desenvolvimento e implementação de uma proposta educativa, de caráter institucional – a construção de uma composteira e de um minhocário -, visando favorecer a apropriação do espaço-escola como modelo de gestão ambiental, tendo como referência primeira o tratamento dos resíduos sólidos (restos de poda e alimentos) produzidos no próprio campus universitário (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA), além de buscar sensibilizar crianças, adolescentes e jovens estudantes para a necessidade da conservação do solo pela adoção de práticas sustentáveis, ao tempo em que trabalha valores ético-morais indispensáveis ao prosseguimento da vida. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2975 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2975/1964 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 14 n. 2 (2012); 78 - 94 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940070400000 |