O ENUNCIADO FENÔMENO SUJEITOS COM AUTISMO: ENUNCIAÇÕES NAS PRÁTICAS MEDICINAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7175 |
Resumo: | Esse texto tem por objetivo problematizar um dos caminhos que penso construir o enunciado fenômeno sujeitos com autismo na Contemporaneidade: a historicidade das práticas medicinais. A partir de uma fenomenologia hermenêutica, considero algumas enunciações realizadas, principalmente, por Michel Foucault a respeito da construção das subjetividades humanas. A partir de um olhar para as práticas medicinais, especialmente, aquelas que se preocupam com as doenças mentais, mostro a preparação de um território fértil para a consolidação posterior do Manual Diagnóstico e Estatísticos de Doenças Mentais (DSM), que traz à tona o diagnóstico do atual Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Em síntese, o saber médico instituiu, em rede, as diretrizes para conduzir as condutas dos sujeitos com autismo, bem como, passando da valorização da vida para um viver mais, da perspectiva política de homogeneização e exclusão dos “anormais” até a emergência da psiquiatria como um saber basilar. |
id |
FURG-12_51a9007647b356dc7b39ec1bb6995ddd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7175 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENUNCIADO FENÔMENO SUJEITOS COM AUTISMO: ENUNCIAÇÕES NAS PRÁTICAS MEDICINAISAutismo. Educação. Práticas medicinais.Esse texto tem por objetivo problematizar um dos caminhos que penso construir o enunciado fenômeno sujeitos com autismo na Contemporaneidade: a historicidade das práticas medicinais. A partir de uma fenomenologia hermenêutica, considero algumas enunciações realizadas, principalmente, por Michel Foucault a respeito da construção das subjetividades humanas. A partir de um olhar para as práticas medicinais, especialmente, aquelas que se preocupam com as doenças mentais, mostro a preparação de um território fértil para a consolidação posterior do Manual Diagnóstico e Estatísticos de Doenças Mentais (DSM), que traz à tona o diagnóstico do atual Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Em síntese, o saber médico instituiu, em rede, as diretrizes para conduzir as condutas dos sujeitos com autismo, bem como, passando da valorização da vida para um viver mais, da perspectiva política de homogeneização e exclusão dos “anormais” até a emergência da psiquiatria como um saber basilar.Lepidus2017-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7175Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 2 (2016); 88-991809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7175/4696Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMarocco, Vanessa2018-11-08T18:35:33Zoai:periodicos.furg.br:article/7175Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:35:33Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENUNCIADO FENÔMENO SUJEITOS COM AUTISMO: ENUNCIAÇÕES NAS PRÁTICAS MEDICINAIS |
title |
O ENUNCIADO FENÔMENO SUJEITOS COM AUTISMO: ENUNCIAÇÕES NAS PRÁTICAS MEDICINAIS |
spellingShingle |
O ENUNCIADO FENÔMENO SUJEITOS COM AUTISMO: ENUNCIAÇÕES NAS PRÁTICAS MEDICINAIS Marocco, Vanessa Autismo. Educação. Práticas medicinais. |
title_short |
O ENUNCIADO FENÔMENO SUJEITOS COM AUTISMO: ENUNCIAÇÕES NAS PRÁTICAS MEDICINAIS |
title_full |
O ENUNCIADO FENÔMENO SUJEITOS COM AUTISMO: ENUNCIAÇÕES NAS PRÁTICAS MEDICINAIS |
title_fullStr |
O ENUNCIADO FENÔMENO SUJEITOS COM AUTISMO: ENUNCIAÇÕES NAS PRÁTICAS MEDICINAIS |
title_full_unstemmed |
O ENUNCIADO FENÔMENO SUJEITOS COM AUTISMO: ENUNCIAÇÕES NAS PRÁTICAS MEDICINAIS |
title_sort |
O ENUNCIADO FENÔMENO SUJEITOS COM AUTISMO: ENUNCIAÇÕES NAS PRÁTICAS MEDICINAIS |
author |
Marocco, Vanessa |
author_facet |
Marocco, Vanessa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marocco, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo. Educação. Práticas medicinais. |
topic |
Autismo. Educação. Práticas medicinais. |
description |
Esse texto tem por objetivo problematizar um dos caminhos que penso construir o enunciado fenômeno sujeitos com autismo na Contemporaneidade: a historicidade das práticas medicinais. A partir de uma fenomenologia hermenêutica, considero algumas enunciações realizadas, principalmente, por Michel Foucault a respeito da construção das subjetividades humanas. A partir de um olhar para as práticas medicinais, especialmente, aquelas que se preocupam com as doenças mentais, mostro a preparação de um território fértil para a consolidação posterior do Manual Diagnóstico e Estatísticos de Doenças Mentais (DSM), que traz à tona o diagnóstico do atual Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Em síntese, o saber médico instituiu, em rede, as diretrizes para conduzir as condutas dos sujeitos com autismo, bem como, passando da valorização da vida para um viver mais, da perspectiva política de homogeneização e exclusão dos “anormais” até a emergência da psiquiatria como um saber basilar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7175 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7175/4696 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 2 (2016); 88-99 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941026701312 |