AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria do Carmo Bezerra de Lima
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: BROTHERHOOD, Rachel de Maya
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6073
Resumo: A inclusão escolar de deficientes é um tema controverso que vem sendo amplamente debatido pela sociedade. Objetivando conhecer melhor o tema, especialmente em ralação à criança autista, desenvolve-se esta pesquisa. A escolha do autismo deveu-se ao fato de ser uma síndrome pouco conhecida e de existirem poucos movimentos para promover a inclusão escolar de autistas. Pretende-se também definir o papel do professor e seu posicionamento, e de professores em formação, quanto a questões relativas ao tema. O trabalho foi dividido em dois momentos. Inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o conceito de inclusão na sociedade e na escola, sua origem, evolução histórica e legislação pertinente no Brasil e exterior. Esta etapa já realizada conclui que, no Brasil, existem leis que definem a prática da inclusão, mas carecem de mecanismos que garantam o seu cumprimento. Foi feita também uma descrição da síndrome de acordo com a literatura, considerando características, diagnóstico e formas de intervenção. Para o segundo momento está planejada uma análise da formação de professores que atuam no ensino fundamental e de alunos de Pedagogia, para definir seu conhecimento sobre o autismo e seu preparo para promover a inclusa. Estão sendo aplicados questionários a alunos do curso de Pedagogia do Cesumar e profissionais da rede pública de ensino fundamental da cidade de Maringá. A escolha das escolas, dos profissionais e dos alunos foi aleatória. Espera-se demonstrar a necessidade de uma formação mais adequada para que se possam efetivar os propósitos legais de inclusão escolar da criança autista.
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