TIPOLOGIA DISCURSIVA POR TROCA DE REPRESENTAÇÃO DE UM SIGNO ARTÍSTICO COMO INDICADOR DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laburú, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Osmar Henrique Moura da, Barros, Marcelo Alves, Silva, Mariana Fernandes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11400
Resumo: Descreve-se uma situação com fins didáticos do emprego de um signo artístico na forma de charge capaz de ser conotado dentro da temática Sustentabilidade por estudantes de maneira escrita. Tais manuscritos são analisados e enquadrados segundo critérios tipológicos discursivos. O estudo defende haver associação do aprendido ou não com as tipologias discursivas escritas e que os professores contam com uma alternativa complementar de avaliar os estudantes dessa maneira. O artigo mostra o caso de um estudante cujo texto é dissertativo e exibe “compreensão” do conteúdo ensinado.
id FURG-12_5a0b8f5f749a2d65dd47c80156f26095
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11400
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling TIPOLOGIA DISCURSIVA POR TROCA DE REPRESENTAÇÃO DE UM SIGNO ARTÍSTICO COMO INDICADOR DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIASSemióticatipologias discursivascategorias de compreensãoeducação científicasustentabilidade.Descreve-se uma situação com fins didáticos do emprego de um signo artístico na forma de charge capaz de ser conotado dentro da temática Sustentabilidade por estudantes de maneira escrita. Tais manuscritos são analisados e enquadrados segundo critérios tipológicos discursivos. O estudo defende haver associação do aprendido ou não com as tipologias discursivas escritas e que os professores contam com uma alternativa complementar de avaliar os estudantes dessa maneira. O artigo mostra o caso de um estudante cujo texto é dissertativo e exibe “compreensão” do conteúdo ensinado.Lepidus2021-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1140010.14295/rds.v22i2.11400Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 193-2031809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11400/8801Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLaburú, Carlos EduardoSilva, Osmar Henrique Moura daBarros, Marcelo AlvesSilva, Mariana Fernandes da2021-06-17T22:07:22Zoai:periodicos.furg.br:article/11400Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2021-06-17T22:07:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv TIPOLOGIA DISCURSIVA POR TROCA DE REPRESENTAÇÃO DE UM SIGNO ARTÍSTICO COMO INDICADOR DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title TIPOLOGIA DISCURSIVA POR TROCA DE REPRESENTAÇÃO DE UM SIGNO ARTÍSTICO COMO INDICADOR DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
spellingShingle TIPOLOGIA DISCURSIVA POR TROCA DE REPRESENTAÇÃO DE UM SIGNO ARTÍSTICO COMO INDICADOR DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Laburú, Carlos Eduardo
Semiótica
tipologias discursivas
categorias de compreensão
educação científica
sustentabilidade.
title_short TIPOLOGIA DISCURSIVA POR TROCA DE REPRESENTAÇÃO DE UM SIGNO ARTÍSTICO COMO INDICADOR DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full TIPOLOGIA DISCURSIVA POR TROCA DE REPRESENTAÇÃO DE UM SIGNO ARTÍSTICO COMO INDICADOR DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_fullStr TIPOLOGIA DISCURSIVA POR TROCA DE REPRESENTAÇÃO DE UM SIGNO ARTÍSTICO COMO INDICADOR DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed TIPOLOGIA DISCURSIVA POR TROCA DE REPRESENTAÇÃO DE UM SIGNO ARTÍSTICO COMO INDICADOR DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_sort TIPOLOGIA DISCURSIVA POR TROCA DE REPRESENTAÇÃO DE UM SIGNO ARTÍSTICO COMO INDICADOR DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
author Laburú, Carlos Eduardo
author_facet Laburú, Carlos Eduardo
Silva, Osmar Henrique Moura da
Barros, Marcelo Alves
Silva, Mariana Fernandes da
author_role author
author2 Silva, Osmar Henrique Moura da
Barros, Marcelo Alves
Silva, Mariana Fernandes da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laburú, Carlos Eduardo
Silva, Osmar Henrique Moura da
Barros, Marcelo Alves
Silva, Mariana Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica
tipologias discursivas
categorias de compreensão
educação científica
sustentabilidade.
topic Semiótica
tipologias discursivas
categorias de compreensão
educação científica
sustentabilidade.
description Descreve-se uma situação com fins didáticos do emprego de um signo artístico na forma de charge capaz de ser conotado dentro da temática Sustentabilidade por estudantes de maneira escrita. Tais manuscritos são analisados e enquadrados segundo critérios tipológicos discursivos. O estudo defende haver associação do aprendido ou não com as tipologias discursivas escritas e que os professores contam com uma alternativa complementar de avaliar os estudantes dessa maneira. O artigo mostra o caso de um estudante cujo texto é dissertativo e exibe “compreensão” do conteúdo ensinado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11400
10.14295/rds.v22i2.11400
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11400
identifier_str_mv 10.14295/rds.v22i2.11400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11400/8801
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 193-203
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941413625856