Trajetórias docentes: da escola à universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2745 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo mapear as trajetórias pessoais e profissionais dos professores de Dança dos cursos de Licenciatura em Educação Física das Universidades Federais do RS. Esta pesquisa é de ordem qualitativa, utilizamosentrevista semi-estruturada e trabalhamos com análise de conteúdo. Destacamos como principais resultados que o período que compreende a infância e a adolescência foi marcante e decisivopara a escolha profissional; não há linearidade nas escolhas de formação continuada e o trabalho docente e há uma fragilidade da Dança enquanto campo científico nos cursos de mestrado e doutorado no Brasil. |
id |
FURG-12_5b435df7cc88c3663444180b3b13b846 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2745 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetórias docentes: da escola à universidadeTrajetórias. Docente. Ensino Superior. Dança.Este estudo teve como objetivo mapear as trajetórias pessoais e profissionais dos professores de Dança dos cursos de Licenciatura em Educação Física das Universidades Federais do RS. Esta pesquisa é de ordem qualitativa, utilizamosentrevista semi-estruturada e trabalhamos com análise de conteúdo. Destacamos como principais resultados que o período que compreende a infância e a adolescência foi marcante e decisivopara a escolha profissional; não há linearidade nas escolhas de formação continuada e o trabalho docente e há uma fragilidade da Dança enquanto campo científico nos cursos de mestrado e doutorado no Brasil.Lepidus2012-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2745Revista Didática Sistêmica; 2012: Edição Especial; 53-661809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2745/1532Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Flávia MarchiAfonso, Mariângela da Rosa2018-11-08T18:41:38Zoai:periodicos.furg.br:article/2745Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:41:38Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias docentes: da escola à universidade |
title |
Trajetórias docentes: da escola à universidade |
spellingShingle |
Trajetórias docentes: da escola à universidade Nascimento, Flávia Marchi Trajetórias. Docente. Ensino Superior. Dança. |
title_short |
Trajetórias docentes: da escola à universidade |
title_full |
Trajetórias docentes: da escola à universidade |
title_fullStr |
Trajetórias docentes: da escola à universidade |
title_full_unstemmed |
Trajetórias docentes: da escola à universidade |
title_sort |
Trajetórias docentes: da escola à universidade |
author |
Nascimento, Flávia Marchi |
author_facet |
Nascimento, Flávia Marchi Afonso, Mariângela da Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Afonso, Mariângela da Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Flávia Marchi Afonso, Mariângela da Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trajetórias. Docente. Ensino Superior. Dança. |
topic |
Trajetórias. Docente. Ensino Superior. Dança. |
description |
Este estudo teve como objetivo mapear as trajetórias pessoais e profissionais dos professores de Dança dos cursos de Licenciatura em Educação Física das Universidades Federais do RS. Esta pesquisa é de ordem qualitativa, utilizamosentrevista semi-estruturada e trabalhamos com análise de conteúdo. Destacamos como principais resultados que o período que compreende a infância e a adolescência foi marcante e decisivopara a escolha profissional; não há linearidade nas escolhas de formação continuada e o trabalho docente e há uma fragilidade da Dança enquanto campo científico nos cursos de mestrado e doutorado no Brasil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2745 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2745/1532 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; 2012: Edição Especial; 53-66 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940043137024 |