FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11666 |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de reflexões acerca da importância da formação docente para a educação brasileira. Precisamente, unimos nossas forças e nossas formações teóricas e acadêmicas para por em foco essa temática, buscando qualificar nossas próprias práticas educacionais. Dessa forma, este texto traz notas sobre os conceitos de professor pesquisador e de professor reflexivo, e as observações que pontuamos, como também, os questionamentos que procuramos responder são pertinentes, na medida em que, quando o assunto é educação e formação, reflexões são sempre necessárias. Salientamos, assim, de antemão, que entendemos que o ato de ensinar não é apenas o de transferir conhecimento, mas, de criar possibilidades para a sua construção, contando tanto com aspectos científicos quanto com aspectos humanos e sociais, já que é impossível ensinar sem a capacidade de amar. É impossível ensinar sem laços de afeto, principalmente. |
id |
FURG-12_5cde3e611c71afce3bfb970f24e6b221 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11666 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVOFormação docente. Professor pesquisador. Professor reflexivo.O presente trabalho é resultado de reflexões acerca da importância da formação docente para a educação brasileira. Precisamente, unimos nossas forças e nossas formações teóricas e acadêmicas para por em foco essa temática, buscando qualificar nossas próprias práticas educacionais. Dessa forma, este texto traz notas sobre os conceitos de professor pesquisador e de professor reflexivo, e as observações que pontuamos, como também, os questionamentos que procuramos responder são pertinentes, na medida em que, quando o assunto é educação e formação, reflexões são sempre necessárias. Salientamos, assim, de antemão, que entendemos que o ato de ensinar não é apenas o de transferir conhecimento, mas, de criar possibilidades para a sua construção, contando tanto com aspectos científicos quanto com aspectos humanos e sociais, já que é impossível ensinar sem a capacidade de amar. É impossível ensinar sem laços de afeto, principalmente.Lepidus2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1166610.14295/rds.v22i1.11666Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 96-1071809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11666/8545Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Naiara Souza daRibeiro, Angela Mara Bento2024-04-03T22:17:00Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11666Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-04-03T22:17Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO Silva, Naiara Souza da Formação docente. Professor pesquisador. Professor reflexivo. |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO |
author |
Silva, Naiara Souza da |
author_facet |
Silva, Naiara Souza da Ribeiro, Angela Mara Bento |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Angela Mara Bento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Naiara Souza da Ribeiro, Angela Mara Bento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente. Professor pesquisador. Professor reflexivo. |
topic |
Formação docente. Professor pesquisador. Professor reflexivo. |
description |
O presente trabalho é resultado de reflexões acerca da importância da formação docente para a educação brasileira. Precisamente, unimos nossas forças e nossas formações teóricas e acadêmicas para por em foco essa temática, buscando qualificar nossas próprias práticas educacionais. Dessa forma, este texto traz notas sobre os conceitos de professor pesquisador e de professor reflexivo, e as observações que pontuamos, como também, os questionamentos que procuramos responder são pertinentes, na medida em que, quando o assunto é educação e formação, reflexões são sempre necessárias. Salientamos, assim, de antemão, que entendemos que o ato de ensinar não é apenas o de transferir conhecimento, mas, de criar possibilidades para a sua construção, contando tanto com aspectos científicos quanto com aspectos humanos e sociais, já que é impossível ensinar sem a capacidade de amar. É impossível ensinar sem laços de afeto, principalmente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11666 10.14295/rds.v22i1.11666 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11666 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v22i1.11666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11666/8545 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 96-107 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041938409455616 |