IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Pinheiro, Midiam
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lyra Silva Passos, Marize, Alcina Martins Nobre, Isaura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1053
Resumo: Atualmente muito se fala em preparar o aluno para o mundo moderno e, para que isso ocorra, faz-se necessário analisar a influência que a pesquisa tem na vida do docente. Os sujeitos deste estudo foram os alunos do curso de Pós-graduação Latu Sensu em Informática na Educação do Instituto Federal do Espírito Santo. A pesquisa pautou-se numa abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, e teve como procedimento técnico o levantamento de dados, por meio de aplicação de um questionário com o propósito de verificar o quanto a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso influenciou na prática docente por meio do desenvolvimento da pesquisa. Dessa forma, este trabalho colaborou na compreensão do quanto a pesquisa docente para a prática reflexiva é importante para um professor, revelando os obstáculos encontrados como falta de tempo, materiais e infraestrutura em geral para a execução da mesma.
id IFES-1_ca382eeb0dd326588705fdd9f912bac3
oai_identifier_str oai::article/1053
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVAPrática docenteProfessores reflexivosPesquisaAtualmente muito se fala em preparar o aluno para o mundo moderno e, para que isso ocorra, faz-se necessário analisar a influência que a pesquisa tem na vida do docente. Os sujeitos deste estudo foram os alunos do curso de Pós-graduação Latu Sensu em Informática na Educação do Instituto Federal do Espírito Santo. A pesquisa pautou-se numa abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, e teve como procedimento técnico o levantamento de dados, por meio de aplicação de um questionário com o propósito de verificar o quanto a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso influenciou na prática docente por meio do desenvolvimento da pesquisa. Dessa forma, este trabalho colaborou na compreensão do quanto a pesquisa docente para a prática reflexiva é importante para um professor, revelando os obstáculos encontrados como falta de tempo, materiais e infraestrutura em geral para a execução da mesma.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/105310.36524/dect.v8i01.1053Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 012236-215010.36524/dect.v8i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1053/647Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Pinheiro, MidiamLyra Silva Passos, MarizeAlcina Martins Nobre, Isaura2021-02-12T14:13:57Zoai::article/1053Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:08.139425Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA
title IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA
spellingShingle IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA
Silva Pinheiro, Midiam
Prática docente
Professores reflexivos
Pesquisa
title_short IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA
title_full IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA
title_fullStr IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA
title_full_unstemmed IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA
title_sort IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA
author Silva Pinheiro, Midiam
author_facet Silva Pinheiro, Midiam
Lyra Silva Passos, Marize
Alcina Martins Nobre, Isaura
author_role author
author2 Lyra Silva Passos, Marize
Alcina Martins Nobre, Isaura
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Pinheiro, Midiam
Lyra Silva Passos, Marize
Alcina Martins Nobre, Isaura
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Professores reflexivos
Pesquisa
topic Prática docente
Professores reflexivos
Pesquisa
description Atualmente muito se fala em preparar o aluno para o mundo moderno e, para que isso ocorra, faz-se necessário analisar a influência que a pesquisa tem na vida do docente. Os sujeitos deste estudo foram os alunos do curso de Pós-graduação Latu Sensu em Informática na Educação do Instituto Federal do Espírito Santo. A pesquisa pautou-se numa abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, e teve como procedimento técnico o levantamento de dados, por meio de aplicação de um questionário com o propósito de verificar o quanto a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso influenciou na prática docente por meio do desenvolvimento da pesquisa. Dessa forma, este trabalho colaborou na compreensão do quanto a pesquisa docente para a prática reflexiva é importante para um professor, revelando os obstáculos encontrados como falta de tempo, materiais e infraestrutura em geral para a execução da mesma.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1053
10.36524/dect.v8i01.1053
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1053
identifier_str_mv 10.36524/dect.v8i01.1053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1053/647
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 01
2236-2150
10.36524/dect.v8i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028245082112