IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1053 |
Resumo: | Atualmente muito se fala em preparar o aluno para o mundo moderno e, para que isso ocorra, faz-se necessário analisar a influência que a pesquisa tem na vida do docente. Os sujeitos deste estudo foram os alunos do curso de Pós-graduação Latu Sensu em Informática na Educação do Instituto Federal do Espírito Santo. A pesquisa pautou-se numa abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, e teve como procedimento técnico o levantamento de dados, por meio de aplicação de um questionário com o propósito de verificar o quanto a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso influenciou na prática docente por meio do desenvolvimento da pesquisa. Dessa forma, este trabalho colaborou na compreensão do quanto a pesquisa docente para a prática reflexiva é importante para um professor, revelando os obstáculos encontrados como falta de tempo, materiais e infraestrutura em geral para a execução da mesma. |
id |
IFES-1_ca382eeb0dd326588705fdd9f912bac3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1053 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVAPrática docenteProfessores reflexivosPesquisaAtualmente muito se fala em preparar o aluno para o mundo moderno e, para que isso ocorra, faz-se necessário analisar a influência que a pesquisa tem na vida do docente. Os sujeitos deste estudo foram os alunos do curso de Pós-graduação Latu Sensu em Informática na Educação do Instituto Federal do Espírito Santo. A pesquisa pautou-se numa abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, e teve como procedimento técnico o levantamento de dados, por meio de aplicação de um questionário com o propósito de verificar o quanto a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso influenciou na prática docente por meio do desenvolvimento da pesquisa. Dessa forma, este trabalho colaborou na compreensão do quanto a pesquisa docente para a prática reflexiva é importante para um professor, revelando os obstáculos encontrados como falta de tempo, materiais e infraestrutura em geral para a execução da mesma.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/105310.36524/dect.v8i01.1053Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 012236-215010.36524/dect.v8i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1053/647Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Pinheiro, MidiamLyra Silva Passos, MarizeAlcina Martins Nobre, Isaura2021-02-12T14:13:57Zoai::article/1053Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:08.139425Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA |
title |
IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA |
spellingShingle |
IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA Silva Pinheiro, Midiam Prática docente Professores reflexivos Pesquisa |
title_short |
IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA |
title_full |
IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA |
title_fullStr |
IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA |
title_full_unstemmed |
IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA |
title_sort |
IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA |
author |
Silva Pinheiro, Midiam |
author_facet |
Silva Pinheiro, Midiam Lyra Silva Passos, Marize Alcina Martins Nobre, Isaura |
author_role |
author |
author2 |
Lyra Silva Passos, Marize Alcina Martins Nobre, Isaura |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Pinheiro, Midiam Lyra Silva Passos, Marize Alcina Martins Nobre, Isaura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática docente Professores reflexivos Pesquisa |
topic |
Prática docente Professores reflexivos Pesquisa |
description |
Atualmente muito se fala em preparar o aluno para o mundo moderno e, para que isso ocorra, faz-se necessário analisar a influência que a pesquisa tem na vida do docente. Os sujeitos deste estudo foram os alunos do curso de Pós-graduação Latu Sensu em Informática na Educação do Instituto Federal do Espírito Santo. A pesquisa pautou-se numa abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, e teve como procedimento técnico o levantamento de dados, por meio de aplicação de um questionário com o propósito de verificar o quanto a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso influenciou na prática docente por meio do desenvolvimento da pesquisa. Dessa forma, este trabalho colaborou na compreensão do quanto a pesquisa docente para a prática reflexiva é importante para um professor, revelando os obstáculos encontrados como falta de tempo, materiais e infraestrutura em geral para a execução da mesma. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1053 10.36524/dect.v8i01.1053 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1053 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v8i01.1053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1053/647 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 01 2236-2150 10.36524/dect.v8i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028245082112 |