O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11741 |
Resumo: | Este artigo apresenta parte de um estudo que teve como objetivo compreender como se organizam os espaços e tempos coletivos da Hora-Atividade de um grupo de Professoras Alfabetizadoras de uma Escola Municipal na cidade do Rio Grande- RS. A pesquisa se inseriu no campo qualitativo e realizou observações no contexto escolar e entrevistas semiestruturadas com o grupo de professoras alfabetizadoras. Os dados revelaram que a Hora-Atividade é valorizada pelas docentes, embora haja muitos aspectos a serem qualificados, relatam que a partir deste conseguem partilhar com seus pares os saberes de sua experiência, atribuindo à estes momentos, uma grande importância para o seu fazer cotidiano, percebendo-o como um lugar de luta e de conquista da categoria, que colabora para o desenvolvimento pessoal e profissional delas. |
id |
FURG-12_68336f4fc9bc8fa1e847e510b35e49f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11741 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE"Professoras AlfabetizadorasHora AtividadeFazeres docentesEste artigo apresenta parte de um estudo que teve como objetivo compreender como se organizam os espaços e tempos coletivos da Hora-Atividade de um grupo de Professoras Alfabetizadoras de uma Escola Municipal na cidade do Rio Grande- RS. A pesquisa se inseriu no campo qualitativo e realizou observações no contexto escolar e entrevistas semiestruturadas com o grupo de professoras alfabetizadoras. Os dados revelaram que a Hora-Atividade é valorizada pelas docentes, embora haja muitos aspectos a serem qualificados, relatam que a partir deste conseguem partilhar com seus pares os saberes de sua experiência, atribuindo à estes momentos, uma grande importância para o seu fazer cotidiano, percebendo-o como um lugar de luta e de conquista da categoria, que colabora para o desenvolvimento pessoal e profissional delas.Lepidus2021-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1174110.14295/rds.v22i2.11741Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 156-1681809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11741/8806Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccess Da Silva, Paula PiresDias, Cleuza Maria SobralVieira Gonçalves, Suzane da Rocha2021-06-17T22:07:22Zoai:periodicos.furg.br:article/11741Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2021-06-17T22:07:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE" |
title |
O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE" |
spellingShingle |
O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE" Da Silva, Paula Pires Professoras Alfabetizadoras Hora Atividade Fazeres docentes |
title_short |
O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE" |
title_full |
O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE" |
title_fullStr |
O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE" |
title_full_unstemmed |
O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE" |
title_sort |
O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE" |
author |
Da Silva, Paula Pires |
author_facet |
Da Silva, Paula Pires Dias, Cleuza Maria Sobral Vieira Gonçalves, Suzane da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Cleuza Maria Sobral Vieira Gonçalves, Suzane da Rocha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Da Silva, Paula Pires Dias, Cleuza Maria Sobral Vieira Gonçalves, Suzane da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professoras Alfabetizadoras Hora Atividade Fazeres docentes |
topic |
Professoras Alfabetizadoras Hora Atividade Fazeres docentes |
description |
Este artigo apresenta parte de um estudo que teve como objetivo compreender como se organizam os espaços e tempos coletivos da Hora-Atividade de um grupo de Professoras Alfabetizadoras de uma Escola Municipal na cidade do Rio Grande- RS. A pesquisa se inseriu no campo qualitativo e realizou observações no contexto escolar e entrevistas semiestruturadas com o grupo de professoras alfabetizadoras. Os dados revelaram que a Hora-Atividade é valorizada pelas docentes, embora haja muitos aspectos a serem qualificados, relatam que a partir deste conseguem partilhar com seus pares os saberes de sua experiência, atribuindo à estes momentos, uma grande importância para o seu fazer cotidiano, percebendo-o como um lugar de luta e de conquista da categoria, que colabora para o desenvolvimento pessoal e profissional delas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11741 10.14295/rds.v22i2.11741 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11741 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v22i2.11741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11741/8806 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 156-168 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941473394688 |