O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Silva, Paula Pires
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dias, Cleuza Maria Sobral, Vieira Gonçalves, Suzane da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11741
Resumo: Este artigo apresenta parte de um estudo que teve como objetivo compreender como se organizam os espaços e tempos coletivos da Hora-Atividade de um grupo de Professoras Alfabetizadoras de uma Escola Municipal na cidade do Rio Grande- RS. A pesquisa se inseriu no campo qualitativo e realizou observações no contexto escolar e entrevistas semiestruturadas com o grupo de professoras alfabetizadoras. Os dados revelaram que a Hora-Atividade é valorizada pelas docentes, embora haja muitos aspectos a serem qualificados, relatam que a partir deste conseguem partilhar com seus pares os saberes de sua experiência, atribuindo à estes momentos, uma grande importância para o seu fazer cotidiano, percebendo-o como um lugar de luta e de conquista da categoria, que colabora para o desenvolvimento pessoal e profissional delas.
id FURG-12_68336f4fc9bc8fa1e847e510b35e49f3
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11741
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE"Professoras AlfabetizadorasHora AtividadeFazeres docentesEste artigo apresenta parte de um estudo que teve como objetivo compreender como se organizam os espaços e tempos coletivos da Hora-Atividade de um grupo de Professoras Alfabetizadoras de uma Escola Municipal na cidade do Rio Grande- RS. A pesquisa se inseriu no campo qualitativo e realizou observações no contexto escolar e entrevistas semiestruturadas com o grupo de professoras alfabetizadoras. Os dados revelaram que a Hora-Atividade é valorizada pelas docentes, embora haja muitos aspectos a serem qualificados, relatam que a partir deste conseguem partilhar com seus pares os saberes de sua experiência, atribuindo à estes momentos, uma grande importância para o seu fazer cotidiano, percebendo-o como um lugar de luta e de conquista da categoria, que colabora para o desenvolvimento pessoal e profissional delas.Lepidus2021-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1174110.14295/rds.v22i2.11741Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 156-1681809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11741/8806Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccess Da Silva, Paula PiresDias, Cleuza Maria SobralVieira Gonçalves, Suzane da Rocha2021-06-17T22:07:22Zoai:periodicos.furg.br:article/11741Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2021-06-17T22:07:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE"
title O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE"
spellingShingle O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE"
Da Silva, Paula Pires
Professoras Alfabetizadoras
Hora Atividade
Fazeres docentes
title_short O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE"
title_full O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE"
title_fullStr O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE"
title_full_unstemmed O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE"
title_sort O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE"
author Da Silva, Paula Pires
author_facet Da Silva, Paula Pires
Dias, Cleuza Maria Sobral
Vieira Gonçalves, Suzane da Rocha
author_role author
author2 Dias, Cleuza Maria Sobral
Vieira Gonçalves, Suzane da Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Da Silva, Paula Pires
Dias, Cleuza Maria Sobral
Vieira Gonçalves, Suzane da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Professoras Alfabetizadoras
Hora Atividade
Fazeres docentes
topic Professoras Alfabetizadoras
Hora Atividade
Fazeres docentes
description Este artigo apresenta parte de um estudo que teve como objetivo compreender como se organizam os espaços e tempos coletivos da Hora-Atividade de um grupo de Professoras Alfabetizadoras de uma Escola Municipal na cidade do Rio Grande- RS. A pesquisa se inseriu no campo qualitativo e realizou observações no contexto escolar e entrevistas semiestruturadas com o grupo de professoras alfabetizadoras. Os dados revelaram que a Hora-Atividade é valorizada pelas docentes, embora haja muitos aspectos a serem qualificados, relatam que a partir deste conseguem partilhar com seus pares os saberes de sua experiência, atribuindo à estes momentos, uma grande importância para o seu fazer cotidiano, percebendo-o como um lugar de luta e de conquista da categoria, que colabora para o desenvolvimento pessoal e profissional delas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11741
10.14295/rds.v22i2.11741
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11741
identifier_str_mv 10.14295/rds.v22i2.11741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11741/8806
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 156-168
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941473394688