A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zandomínegue, Bethânia Alves Costa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barbosa, Raquel Firmino Magalhães, Guimarães, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12745
Resumo: Analisa os desafios e as possibilidades para a materialização do currículo articulado com a Educação Física na Educação Infantil, a partir do diálogo com diferentes linguagens, áreas do conhecimento e sujeitos da comunidade escolar. Utiliza a Pesquisa-Ação Colaborativa com atenção para as relações construídas com a equipe pedagógica, as professoras de sala, as famílias, as crianças, os bolsistas do Programa de Iniciação à Docência, a professora de Educação Física e a pesquisadora. Os dados oriundos de fotos, entrevistas, narrativas e diário de campo foram submetidos a um processo de análise interpretativa e articulados em uma rede de produção de sentidos e significados. Conclui que as mediações com a cultura popular, o Projeto Institucional e o Plano de Ação da Educação Física se constituíram engrenagens essenciais para a materialização de uma engenharia do currículo. Como entraves destaca a resistência de algumas docentes ao trabalho colaborativo.
id FURG-12_6aed88d78bfb885138e4709fb97e4431
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/12745
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTILAnalisa os desafios e as possibilidades para a materialização do currículo articulado com a Educação Física na Educação Infantil, a partir do diálogo com diferentes linguagens, áreas do conhecimento e sujeitos da comunidade escolar. Utiliza a Pesquisa-Ação Colaborativa com atenção para as relações construídas com a equipe pedagógica, as professoras de sala, as famílias, as crianças, os bolsistas do Programa de Iniciação à Docência, a professora de Educação Física e a pesquisadora. Os dados oriundos de fotos, entrevistas, narrativas e diário de campo foram submetidos a um processo de análise interpretativa e articulados em uma rede de produção de sentidos e significados. Conclui que as mediações com a cultura popular, o Projeto Institucional e o Plano de Ação da Educação Física se constituíram engrenagens essenciais para a materialização de uma engenharia do currículo. Como entraves destaca a resistência de algumas docentes ao trabalho colaborativo.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1274510.14295/rds.v23i1.12745Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 123-1361809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12745/9250Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessZandomínegue, Bethânia Alves Costa Barbosa, Raquel Firmino MagalhãesGuimarães, Vanessa 2022-01-24T16:07:06Zoai:periodicos.furg.br:article/12745Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-01-24T16:07:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
title A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
Zandomínegue, Bethânia Alves Costa
title_short A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
author Zandomínegue, Bethânia Alves Costa
author_facet Zandomínegue, Bethânia Alves Costa
Barbosa, Raquel Firmino Magalhães
Guimarães, Vanessa
author_role author
author2 Barbosa, Raquel Firmino Magalhães
Guimarães, Vanessa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zandomínegue, Bethânia Alves Costa
Barbosa, Raquel Firmino Magalhães
Guimarães, Vanessa
description Analisa os desafios e as possibilidades para a materialização do currículo articulado com a Educação Física na Educação Infantil, a partir do diálogo com diferentes linguagens, áreas do conhecimento e sujeitos da comunidade escolar. Utiliza a Pesquisa-Ação Colaborativa com atenção para as relações construídas com a equipe pedagógica, as professoras de sala, as famílias, as crianças, os bolsistas do Programa de Iniciação à Docência, a professora de Educação Física e a pesquisadora. Os dados oriundos de fotos, entrevistas, narrativas e diário de campo foram submetidos a um processo de análise interpretativa e articulados em uma rede de produção de sentidos e significados. Conclui que as mediações com a cultura popular, o Projeto Institucional e o Plano de Ação da Educação Física se constituíram engrenagens essenciais para a materialização de uma engenharia do currículo. Como entraves destaca a resistência de algumas docentes ao trabalho colaborativo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12745
10.14295/rds.v23i1.12745
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12745
identifier_str_mv 10.14295/rds.v23i1.12745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12745/9250
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 123-136
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941500657664