A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12745 |
Resumo: | Analisa os desafios e as possibilidades para a materialização do currículo articulado com a Educação Física na Educação Infantil, a partir do diálogo com diferentes linguagens, áreas do conhecimento e sujeitos da comunidade escolar. Utiliza a Pesquisa-Ação Colaborativa com atenção para as relações construídas com a equipe pedagógica, as professoras de sala, as famílias, as crianças, os bolsistas do Programa de Iniciação à Docência, a professora de Educação Física e a pesquisadora. Os dados oriundos de fotos, entrevistas, narrativas e diário de campo foram submetidos a um processo de análise interpretativa e articulados em uma rede de produção de sentidos e significados. Conclui que as mediações com a cultura popular, o Projeto Institucional e o Plano de Ação da Educação Física se constituíram engrenagens essenciais para a materialização de uma engenharia do currículo. Como entraves destaca a resistência de algumas docentes ao trabalho colaborativo. |
id |
FURG-12_6aed88d78bfb885138e4709fb97e4431 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/12745 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTILAnalisa os desafios e as possibilidades para a materialização do currículo articulado com a Educação Física na Educação Infantil, a partir do diálogo com diferentes linguagens, áreas do conhecimento e sujeitos da comunidade escolar. Utiliza a Pesquisa-Ação Colaborativa com atenção para as relações construídas com a equipe pedagógica, as professoras de sala, as famílias, as crianças, os bolsistas do Programa de Iniciação à Docência, a professora de Educação Física e a pesquisadora. Os dados oriundos de fotos, entrevistas, narrativas e diário de campo foram submetidos a um processo de análise interpretativa e articulados em uma rede de produção de sentidos e significados. Conclui que as mediações com a cultura popular, o Projeto Institucional e o Plano de Ação da Educação Física se constituíram engrenagens essenciais para a materialização de uma engenharia do currículo. Como entraves destaca a resistência de algumas docentes ao trabalho colaborativo.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1274510.14295/rds.v23i1.12745Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 123-1361809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12745/9250Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessZandomínegue, Bethânia Alves Costa Barbosa, Raquel Firmino MagalhãesGuimarães, Vanessa 2022-01-24T16:07:06Zoai:periodicos.furg.br:article/12745Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-01-24T16:07:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL Zandomínegue, Bethânia Alves Costa |
title_short |
A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Zandomínegue, Bethânia Alves Costa |
author_facet |
Zandomínegue, Bethânia Alves Costa Barbosa, Raquel Firmino Magalhães Guimarães, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Raquel Firmino Magalhães Guimarães, Vanessa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zandomínegue, Bethânia Alves Costa Barbosa, Raquel Firmino Magalhães Guimarães, Vanessa |
description |
Analisa os desafios e as possibilidades para a materialização do currículo articulado com a Educação Física na Educação Infantil, a partir do diálogo com diferentes linguagens, áreas do conhecimento e sujeitos da comunidade escolar. Utiliza a Pesquisa-Ação Colaborativa com atenção para as relações construídas com a equipe pedagógica, as professoras de sala, as famílias, as crianças, os bolsistas do Programa de Iniciação à Docência, a professora de Educação Física e a pesquisadora. Os dados oriundos de fotos, entrevistas, narrativas e diário de campo foram submetidos a um processo de análise interpretativa e articulados em uma rede de produção de sentidos e significados. Conclui que as mediações com a cultura popular, o Projeto Institucional e o Plano de Ação da Educação Física se constituíram engrenagens essenciais para a materialização de uma engenharia do currículo. Como entraves destaca a resistência de algumas docentes ao trabalho colaborativo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12745 10.14295/rds.v23i1.12745 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12745 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v23i1.12745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12745/9250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 123-136 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941500657664 |