Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zandomínegue, Bethânia Alves Costa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mello, André da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170542
Resumo: Objetiva compreender os usos e as apropriações que os alunos e professores de uma escola pública fazem das manifestações das culturas populares no contexto das aulas de Educação Física e no cotidiano de uma escola pública. Para tanto, utiliza os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico, em que os dados foram produzidos com os diferentes praticantes do contexto escolar, professores,alunos, equipe pedagógica e comunidade local, por meio de diferentes fontes, diário de campo, narrativas, entrevistas e outros. O resultado denota os seguintes usos e apropriações das culturas populares: relação da cultura local com a global; valorização da autonomia e da participação dos alunos na construção do saber; produção do “conhecimento em redes”; sensação de pertencimento à comunidade escolar.
id USP-35_27608777a8f2d9cca414f2cc2baa4615
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/170542
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola públicaEstudos com o CotidianoRedes de SaberesEnsino FundamentalProtagonismo do AlunoObjetiva compreender os usos e as apropriações que os alunos e professores de uma escola pública fazem das manifestações das culturas populares no contexto das aulas de Educação Física e no cotidiano de uma escola pública. Para tanto, utiliza os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico, em que os dados foram produzidos com os diferentes praticantes do contexto escolar, professores,alunos, equipe pedagógica e comunidade local, por meio de diferentes fontes, diário de campo, narrativas, entrevistas e outros. O resultado denota os seguintes usos e apropriações das culturas populares: relação da cultura local com a global; valorização da autonomia e da participação dos alunos na construção do saber; produção do “conhecimento em redes”; sensação de pertencimento à comunidade escolar.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2019-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17054210.11606/1807-5509201900030453Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 33 n. 3 (2019); 453-466Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 33 Núm. 3 (2019); 453-466Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 33 No. 3 (2019); 453-4661981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170542/161081Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZandomínegue, Bethânia Alves CostaMello, André da Silva2021-05-24T17:33:58Zoai:revistas.usp.br:article/170542Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-05-24T17:33:58Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública
title Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública
spellingShingle Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública
Zandomínegue, Bethânia Alves Costa
Estudos com o Cotidiano
Redes de Saberes
Ensino Fundamental
Protagonismo do Aluno
title_short Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública
title_full Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública
title_fullStr Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública
title_full_unstemmed Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública
title_sort Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública
author Zandomínegue, Bethânia Alves Costa
author_facet Zandomínegue, Bethânia Alves Costa
Mello, André da Silva
author_role author
author2 Mello, André da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zandomínegue, Bethânia Alves Costa
Mello, André da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos com o Cotidiano
Redes de Saberes
Ensino Fundamental
Protagonismo do Aluno
topic Estudos com o Cotidiano
Redes de Saberes
Ensino Fundamental
Protagonismo do Aluno
description Objetiva compreender os usos e as apropriações que os alunos e professores de uma escola pública fazem das manifestações das culturas populares no contexto das aulas de Educação Física e no cotidiano de uma escola pública. Para tanto, utiliza os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico, em que os dados foram produzidos com os diferentes praticantes do contexto escolar, professores,alunos, equipe pedagógica e comunidade local, por meio de diferentes fontes, diário de campo, narrativas, entrevistas e outros. O resultado denota os seguintes usos e apropriações das culturas populares: relação da cultura local com a global; valorização da autonomia e da participação dos alunos na construção do saber; produção do “conhecimento em redes”; sensação de pertencimento à comunidade escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170542
10.11606/1807-5509201900030453
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170542
identifier_str_mv 10.11606/1807-5509201900030453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170542/161081
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 33 n. 3 (2019); 453-466
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 33 Núm. 3 (2019); 453-466
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 33 No. 3 (2019); 453-466
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222934513483776