Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170542 |
Resumo: | Objetiva compreender os usos e as apropriações que os alunos e professores de uma escola pública fazem das manifestações das culturas populares no contexto das aulas de Educação Física e no cotidiano de uma escola pública. Para tanto, utiliza os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico, em que os dados foram produzidos com os diferentes praticantes do contexto escolar, professores,alunos, equipe pedagógica e comunidade local, por meio de diferentes fontes, diário de campo, narrativas, entrevistas e outros. O resultado denota os seguintes usos e apropriações das culturas populares: relação da cultura local com a global; valorização da autonomia e da participação dos alunos na construção do saber; produção do “conhecimento em redes”; sensação de pertencimento à comunidade escolar. |
id |
USP-35_27608777a8f2d9cca414f2cc2baa4615 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/170542 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola públicaEstudos com o CotidianoRedes de SaberesEnsino FundamentalProtagonismo do AlunoObjetiva compreender os usos e as apropriações que os alunos e professores de uma escola pública fazem das manifestações das culturas populares no contexto das aulas de Educação Física e no cotidiano de uma escola pública. Para tanto, utiliza os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico, em que os dados foram produzidos com os diferentes praticantes do contexto escolar, professores,alunos, equipe pedagógica e comunidade local, por meio de diferentes fontes, diário de campo, narrativas, entrevistas e outros. O resultado denota os seguintes usos e apropriações das culturas populares: relação da cultura local com a global; valorização da autonomia e da participação dos alunos na construção do saber; produção do “conhecimento em redes”; sensação de pertencimento à comunidade escolar.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2019-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17054210.11606/1807-5509201900030453Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 33 n. 3 (2019); 453-466Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 33 Núm. 3 (2019); 453-466Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 33 No. 3 (2019); 453-4661981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170542/161081Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZandomínegue, Bethânia Alves CostaMello, André da Silva2021-05-24T17:33:58Zoai:revistas.usp.br:article/170542Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-05-24T17:33:58Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública |
title |
Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública |
spellingShingle |
Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública Zandomínegue, Bethânia Alves Costa Estudos com o Cotidiano Redes de Saberes Ensino Fundamental Protagonismo do Aluno |
title_short |
Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública |
title_full |
Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública |
title_fullStr |
Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública |
title_full_unstemmed |
Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública |
title_sort |
Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública |
author |
Zandomínegue, Bethânia Alves Costa |
author_facet |
Zandomínegue, Bethânia Alves Costa Mello, André da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Mello, André da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zandomínegue, Bethânia Alves Costa Mello, André da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos com o Cotidiano Redes de Saberes Ensino Fundamental Protagonismo do Aluno |
topic |
Estudos com o Cotidiano Redes de Saberes Ensino Fundamental Protagonismo do Aluno |
description |
Objetiva compreender os usos e as apropriações que os alunos e professores de uma escola pública fazem das manifestações das culturas populares no contexto das aulas de Educação Física e no cotidiano de uma escola pública. Para tanto, utiliza os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico, em que os dados foram produzidos com os diferentes praticantes do contexto escolar, professores,alunos, equipe pedagógica e comunidade local, por meio de diferentes fontes, diário de campo, narrativas, entrevistas e outros. O resultado denota os seguintes usos e apropriações das culturas populares: relação da cultura local com a global; valorização da autonomia e da participação dos alunos na construção do saber; produção do “conhecimento em redes”; sensação de pertencimento à comunidade escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170542 10.11606/1807-5509201900030453 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170542 |
identifier_str_mv |
10.11606/1807-5509201900030453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170542/161081 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 33 n. 3 (2019); 453-466 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 33 Núm. 3 (2019); 453-466 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 33 No. 3 (2019); 453-466 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222934513483776 |