Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5228 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo compreender como se configura o acolhimento institucional e a socialização docente de professores de Educação Física Iniciantes nas escolas públicas de Criciúma, SC. Participaram como colaboradores desta pesquisa sete professores de Educação Física em início de carreira. Nas considerações transitórias compreendemos que o auxílio da Instituição, oferecido no período de inserção profissional, promove interação do docente ao contexto, e ainda, a socialização docente se faz necessária para a troca de experiências e enfrentamento de medos e angústias, porém apontamos um elemento que chamamos de afinidade, onde os professores escolhem com quem querem socializar. |
id |
FURG-12_6c1b79f23917be598fbb51bb903eabe3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5228 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação FísicaAcolhimento InstitucionalSocialização DocenteProfessor de Educação Física InicianteEste estudo tem como objetivo compreender como se configura o acolhimento institucional e a socialização docente de professores de Educação Física Iniciantes nas escolas públicas de Criciúma, SC. Participaram como colaboradores desta pesquisa sete professores de Educação Física em início de carreira. Nas considerações transitórias compreendemos que o auxílio da Instituição, oferecido no período de inserção profissional, promove interação do docente ao contexto, e ainda, a socialização docente se faz necessária para a troca de experiências e enfrentamento de medos e angústias, porém apontamos um elemento que chamamos de afinidade, onde os professores escolhem com quem querem socializar.Lepidus2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5228Revista Didática Sistêmica; 2014: Edição Especial; 303-3141809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5228/3220Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFrasson, Jéssica SerafimMedeiros, Camila RosaBorowski, Eduardo Batista VonConceição, Victor Julierme Santos2018-11-08T18:39:46Zoai:periodicos.furg.br:article/5228Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:39:46Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física |
title |
Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física |
spellingShingle |
Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física Frasson, Jéssica Serafim Acolhimento Institucional Socialização Docente Professor de Educação Física Iniciante |
title_short |
Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física |
title_full |
Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física |
title_fullStr |
Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física |
title_full_unstemmed |
Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física |
title_sort |
Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física |
author |
Frasson, Jéssica Serafim |
author_facet |
Frasson, Jéssica Serafim Medeiros, Camila Rosa Borowski, Eduardo Batista Von Conceição, Victor Julierme Santos |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Camila Rosa Borowski, Eduardo Batista Von Conceição, Victor Julierme Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frasson, Jéssica Serafim Medeiros, Camila Rosa Borowski, Eduardo Batista Von Conceição, Victor Julierme Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acolhimento Institucional Socialização Docente Professor de Educação Física Iniciante |
topic |
Acolhimento Institucional Socialização Docente Professor de Educação Física Iniciante |
description |
Este estudo tem como objetivo compreender como se configura o acolhimento institucional e a socialização docente de professores de Educação Física Iniciantes nas escolas públicas de Criciúma, SC. Participaram como colaboradores desta pesquisa sete professores de Educação Física em início de carreira. Nas considerações transitórias compreendemos que o auxílio da Instituição, oferecido no período de inserção profissional, promove interação do docente ao contexto, e ainda, a socialização docente se faz necessária para a troca de experiências e enfrentamento de medos e angústias, porém apontamos um elemento que chamamos de afinidade, onde os professores escolhem com quem querem socializar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5228 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5228/3220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; 2014: Edição Especial; 303-314 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940516044800 |