Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frasson, Jéssica Serafim
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Medeiros, Camila Rosa, Borowski, Eduardo Batista Von, Conceição, Victor Julierme Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5228
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender como se configura o acolhimento institucional e a socialização docente de professores de Educação Física Iniciantes nas escolas públicas de Criciúma, SC. Participaram como colaboradores desta pesquisa sete professores de Educação Física em início de carreira. Nas considerações transitórias compreendemos que o auxílio da Instituição, oferecido no período de inserção profissional, promove interação do docente ao contexto, e ainda, a socialização docente se faz necessária para a troca de experiências e enfrentamento de medos e angústias, porém apontamos um elemento que chamamos de afinidade, onde os professores escolhem com quem querem socializar.
id FURG-12_6c1b79f23917be598fbb51bb903eabe3
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5228
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação FísicaAcolhimento InstitucionalSocialização DocenteProfessor de Educação Física InicianteEste estudo tem como objetivo compreender como se configura o acolhimento institucional e a socialização docente de professores de Educação Física Iniciantes nas escolas públicas de Criciúma, SC. Participaram como colaboradores desta pesquisa sete professores de Educação Física em início de carreira. Nas considerações transitórias compreendemos que o auxílio da Instituição, oferecido no período de inserção profissional, promove interação do docente ao contexto, e ainda, a socialização docente se faz necessária para a troca de experiências e enfrentamento de medos e angústias, porém apontamos um elemento que chamamos de afinidade, onde os professores escolhem com quem querem socializar.Lepidus2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5228Revista Didática Sistêmica; 2014: Edição Especial; 303-3141809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5228/3220Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFrasson, Jéssica SerafimMedeiros, Camila RosaBorowski, Eduardo Batista VonConceição, Victor Julierme Santos2018-11-08T18:39:46Zoai:periodicos.furg.br:article/5228Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:39:46Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física
title Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física
spellingShingle Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física
Frasson, Jéssica Serafim
Acolhimento Institucional
Socialização Docente
Professor de Educação Física Iniciante
title_short Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física
title_full Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física
title_fullStr Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física
title_full_unstemmed Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física
title_sort Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física
author Frasson, Jéssica Serafim
author_facet Frasson, Jéssica Serafim
Medeiros, Camila Rosa
Borowski, Eduardo Batista Von
Conceição, Victor Julierme Santos
author_role author
author2 Medeiros, Camila Rosa
Borowski, Eduardo Batista Von
Conceição, Victor Julierme Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frasson, Jéssica Serafim
Medeiros, Camila Rosa
Borowski, Eduardo Batista Von
Conceição, Victor Julierme Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Acolhimento Institucional
Socialização Docente
Professor de Educação Física Iniciante
topic Acolhimento Institucional
Socialização Docente
Professor de Educação Física Iniciante
description Este estudo tem como objetivo compreender como se configura o acolhimento institucional e a socialização docente de professores de Educação Física Iniciantes nas escolas públicas de Criciúma, SC. Participaram como colaboradores desta pesquisa sete professores de Educação Física em início de carreira. Nas considerações transitórias compreendemos que o auxílio da Instituição, oferecido no período de inserção profissional, promove interação do docente ao contexto, e ainda, a socialização docente se faz necessária para a troca de experiências e enfrentamento de medos e angústias, porém apontamos um elemento que chamamos de afinidade, onde os professores escolhem com quem querem socializar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5228
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5228/3220
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; 2014: Edição Especial; 303-314
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940516044800