PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frasson, Jéssica
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tavares, Natacha da Silva, Conceição, Victor Julierme Santos da, Wittizorecki, Elisandro Schultz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2084
Resumo: Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado que investigou a socialização docente de professores de Educação Física iniciantes (FRASSON, 2016). Para tanto, tem como objetivos compreender como o professorado de Educação Física, em início de carreira, entende o processo de socialização docente e identificar em quais tempos e espaços da cultura escolar esse processo se materializa, tomando como pano de fundo teórico as formulações de Berger e Luckmann (2012) acerca da construção social da realidade. Metodologicamente, realizamos uma investigação etnográfica em duas escolas na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre. A análise dos dados sinaliza que a socialização é entendida pelos colaboradores em uma perspectiva institucional e burocrática, que caracteriza as necessidades primárias dos professores iniciantes, tais como a chegada à escola, a acolhida inicial, o apoio e o auxílio a esses docentes que ingressaram em uma cultura que, em parte, lhes é desconhecida. Percebemos também, que a socialização acontece nos tempos e espaços formais (reuniões pedagógicas, sala de aula, conselhos de classe, reuniões com os pais, com a equipe diretiva) que são estabelecidos institucionalmente pela própria organização escolar; e nos espaços informais (a sala dos professores, refeitório, corredores, carona para casa), que são construídos cotidianamente e ainda culturalmente pelos sujeitos envolvidos.
id CP2-1_8ff4bc2242f2412275663f9163527a01
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2084
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTEProfessor de Educação FísicaProfessor inicianteSocialização docenteCultura escolar.Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado que investigou a socialização docente de professores de Educação Física iniciantes (FRASSON, 2016). Para tanto, tem como objetivos compreender como o professorado de Educação Física, em início de carreira, entende o processo de socialização docente e identificar em quais tempos e espaços da cultura escolar esse processo se materializa, tomando como pano de fundo teórico as formulações de Berger e Luckmann (2012) acerca da construção social da realidade. Metodologicamente, realizamos uma investigação etnográfica em duas escolas na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre. A análise dos dados sinaliza que a socialização é entendida pelos colaboradores em uma perspectiva institucional e burocrática, que caracteriza as necessidades primárias dos professores iniciantes, tais como a chegada à escola, a acolhida inicial, o apoio e o auxílio a esses docentes que ingressaram em uma cultura que, em parte, lhes é desconhecida. Percebemos também, que a socialização acontece nos tempos e espaços formais (reuniões pedagógicas, sala de aula, conselhos de classe, reuniões com os pais, com a equipe diretiva) que são estabelecidos institucionalmente pela própria organização escolar; e nos espaços informais (a sala dos professores, refeitório, corredores, carona para casa), que são construídos cotidianamente e ainda culturalmente pelos sujeitos envolvidos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2084Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 2 (2018); 102-1172525-28792525-287910.33025/ceb.v3i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2084/1407Frasson, JéssicaTavares, Natacha da SilvaConceição, Victor Julierme Santos daWittizorecki, Elisandro Schultzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:13:58Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2084Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:13:58Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE
title PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE
spellingShingle PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE
Frasson, Jéssica
Professor de Educação Física
Professor iniciante
Socialização docente
Cultura escolar.
title_short PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE
title_full PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE
title_fullStr PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE
title_sort PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE
author Frasson, Jéssica
author_facet Frasson, Jéssica
Tavares, Natacha da Silva
Conceição, Victor Julierme Santos da
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author_role author
author2 Tavares, Natacha da Silva
Conceição, Victor Julierme Santos da
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frasson, Jéssica
Tavares, Natacha da Silva
Conceição, Victor Julierme Santos da
Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Professor de Educação Física
Professor iniciante
Socialização docente
Cultura escolar.
topic Professor de Educação Física
Professor iniciante
Socialização docente
Cultura escolar.
description Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado que investigou a socialização docente de professores de Educação Física iniciantes (FRASSON, 2016). Para tanto, tem como objetivos compreender como o professorado de Educação Física, em início de carreira, entende o processo de socialização docente e identificar em quais tempos e espaços da cultura escolar esse processo se materializa, tomando como pano de fundo teórico as formulações de Berger e Luckmann (2012) acerca da construção social da realidade. Metodologicamente, realizamos uma investigação etnográfica em duas escolas na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre. A análise dos dados sinaliza que a socialização é entendida pelos colaboradores em uma perspectiva institucional e burocrática, que caracteriza as necessidades primárias dos professores iniciantes, tais como a chegada à escola, a acolhida inicial, o apoio e o auxílio a esses docentes que ingressaram em uma cultura que, em parte, lhes é desconhecida. Percebemos também, que a socialização acontece nos tempos e espaços formais (reuniões pedagógicas, sala de aula, conselhos de classe, reuniões com os pais, com a equipe diretiva) que são estabelecidos institucionalmente pela própria organização escolar; e nos espaços informais (a sala dos professores, refeitório, corredores, carona para casa), que são construídos cotidianamente e ainda culturalmente pelos sujeitos envolvidos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2084
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2084/1407
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 2 (2018); 102-117
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v3i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180206395392