EDUCAÇÃO DOS, PARA E PELOS TRABALHADORES: O JORNAL OPERÁRIO “O NOSSO VERBO” COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR (1918-1921)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11650 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a análise do jornal operário “O Nosso Verbo” para o entendimento do pensamento e da ação dos anarquistas na educação. Para tal intento recorre-se autores que analisaram a imprensa, como Tânia Luca, Jorge Jardim e Eliana Xerri. Ainda apoia-se em Silvio Gallo para a compreensão do pensamento anarquista sobre a educação. Far-se-á analise da materialidade deste jornal e seu conteúdo, de forma a contextualizar-lo. Objetiva-se mensurar a riqueza desse material para o estudo da História da Educação Libertária, suas particularidades e generalidades. |
id |
FURG-12_6e4bd6fa6ac8d75b6376423453b6a3e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11650 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DOS, PARA E PELOS TRABALHADORES: O JORNAL OPERÁRIO “O NOSSO VERBO” COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR (1918-1921)História da EducaçãoEducação LibertáriaAnarquismoMovimento Operário.Este trabalho apresenta a análise do jornal operário “O Nosso Verbo” para o entendimento do pensamento e da ação dos anarquistas na educação. Para tal intento recorre-se autores que analisaram a imprensa, como Tânia Luca, Jorge Jardim e Eliana Xerri. Ainda apoia-se em Silvio Gallo para a compreensão do pensamento anarquista sobre a educação. Far-se-á analise da materialidade deste jornal e seu conteúdo, de forma a contextualizar-lo. Objetiva-se mensurar a riqueza desse material para o estudo da História da Educação Libertária, suas particularidades e generalidades.Lepidus2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1165010.14295/rds.v22i1.11650Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 131-1431809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11650/8548Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVargas, Francisco Furtado Gomes Rietdos Santos, Rita de Cássia Grecco2021-02-05T22:21:21Zoai:periodicos.furg.br:article/11650Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2021-02-05T22:21:21Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DOS, PARA E PELOS TRABALHADORES: O JORNAL OPERÁRIO “O NOSSO VERBO” COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR (1918-1921) |
title |
EDUCAÇÃO DOS, PARA E PELOS TRABALHADORES: O JORNAL OPERÁRIO “O NOSSO VERBO” COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR (1918-1921) |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DOS, PARA E PELOS TRABALHADORES: O JORNAL OPERÁRIO “O NOSSO VERBO” COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR (1918-1921) Vargas, Francisco Furtado Gomes Riet História da Educação Educação Libertária Anarquismo Movimento Operário. |
title_short |
EDUCAÇÃO DOS, PARA E PELOS TRABALHADORES: O JORNAL OPERÁRIO “O NOSSO VERBO” COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR (1918-1921) |
title_full |
EDUCAÇÃO DOS, PARA E PELOS TRABALHADORES: O JORNAL OPERÁRIO “O NOSSO VERBO” COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR (1918-1921) |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DOS, PARA E PELOS TRABALHADORES: O JORNAL OPERÁRIO “O NOSSO VERBO” COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR (1918-1921) |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DOS, PARA E PELOS TRABALHADORES: O JORNAL OPERÁRIO “O NOSSO VERBO” COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR (1918-1921) |
title_sort |
EDUCAÇÃO DOS, PARA E PELOS TRABALHADORES: O JORNAL OPERÁRIO “O NOSSO VERBO” COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR (1918-1921) |
author |
Vargas, Francisco Furtado Gomes Riet |
author_facet |
Vargas, Francisco Furtado Gomes Riet dos Santos, Rita de Cássia Grecco |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Rita de Cássia Grecco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Francisco Furtado Gomes Riet dos Santos, Rita de Cássia Grecco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Educação Libertária Anarquismo Movimento Operário. |
topic |
História da Educação Educação Libertária Anarquismo Movimento Operário. |
description |
Este trabalho apresenta a análise do jornal operário “O Nosso Verbo” para o entendimento do pensamento e da ação dos anarquistas na educação. Para tal intento recorre-se autores que analisaram a imprensa, como Tânia Luca, Jorge Jardim e Eliana Xerri. Ainda apoia-se em Silvio Gallo para a compreensão do pensamento anarquista sobre a educação. Far-se-á analise da materialidade deste jornal e seu conteúdo, de forma a contextualizar-lo. Objetiva-se mensurar a riqueza desse material para o estudo da História da Educação Libertária, suas particularidades e generalidades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11650 10.14295/rds.v22i1.11650 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11650 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v22i1.11650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11650/8548 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 131-143 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941441937408 |