EDUCAÇÃO DOS, PARA E PELOS TRABALHADORES: O JORNAL OPERÁRIO “O NOSSO VERBO” COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR (1918-1921)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Francisco Furtado Gomes Riet
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: dos Santos, Rita de Cássia Grecco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11650
Resumo: Este trabalho apresenta a análise do jornal operário “O Nosso Verbo” para o entendimento do pensamento e da ação dos anarquistas na educação. Para tal intento recorre-se autores que analisaram a imprensa, como Tânia Luca, Jorge Jardim e Eliana Xerri. Ainda apoia-se em Silvio Gallo para a compreensão do pensamento anarquista sobre a educação. Far-se-á analise da materialidade deste jornal e seu conteúdo, de forma a contextualizar-lo. Objetiva-se mensurar a riqueza desse material para o estudo da História da Educação Libertária, suas particularidades e generalidades.
id FURG-12_6e4bd6fa6ac8d75b6376423453b6a3e3
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11650
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DOS, PARA E PELOS TRABALHADORES: O JORNAL OPERÁRIO “O NOSSO VERBO” COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR (1918-1921)História da EducaçãoEducação LibertáriaAnarquismoMovimento Operário.Este trabalho apresenta a análise do jornal operário “O Nosso Verbo” para o entendimento do pensamento e da ação dos anarquistas na educação. Para tal intento recorre-se autores que analisaram a imprensa, como Tânia Luca, Jorge Jardim e Eliana Xerri. Ainda apoia-se em Silvio Gallo para a compreensão do pensamento anarquista sobre a educação. Far-se-á analise da materialidade deste jornal e seu conteúdo, de forma a contextualizar-lo. Objetiva-se mensurar a riqueza desse material para o estudo da História da Educação Libertária, suas particularidades e generalidades.Lepidus2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1165010.14295/rds.v22i1.11650Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 131-1431809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11650/8548Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVargas, Francisco Furtado Gomes Rietdos Santos, Rita de Cássia Grecco2021-02-05T22:21:21Zoai:periodicos.furg.br:article/11650Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2021-02-05T22:21:21Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DOS, PARA E PELOS TRABALHADORES: O JORNAL OPERÁRIO “O NOSSO VERBO” COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR (1918-1921)
title EDUCAÇÃO DOS, PARA E PELOS TRABALHADORES: O JORNAL OPERÁRIO “O NOSSO VERBO” COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR (1918-1921)
spellingShingle EDUCAÇÃO DOS, PARA E PELOS TRABALHADORES: O JORNAL OPERÁRIO “O NOSSO VERBO” COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR (1918-1921)
Vargas, Francisco Furtado Gomes Riet
História da Educação
Educação Libertária
Anarquismo
Movimento Operário.
title_short EDUCAÇÃO DOS, PARA E PELOS TRABALHADORES: O JORNAL OPERÁRIO “O NOSSO VERBO” COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR (1918-1921)
title_full EDUCAÇÃO DOS, PARA E PELOS TRABALHADORES: O JORNAL OPERÁRIO “O NOSSO VERBO” COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR (1918-1921)
title_fullStr EDUCAÇÃO DOS, PARA E PELOS TRABALHADORES: O JORNAL OPERÁRIO “O NOSSO VERBO” COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR (1918-1921)
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DOS, PARA E PELOS TRABALHADORES: O JORNAL OPERÁRIO “O NOSSO VERBO” COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR (1918-1921)
title_sort EDUCAÇÃO DOS, PARA E PELOS TRABALHADORES: O JORNAL OPERÁRIO “O NOSSO VERBO” COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR (1918-1921)
author Vargas, Francisco Furtado Gomes Riet
author_facet Vargas, Francisco Furtado Gomes Riet
dos Santos, Rita de Cássia Grecco
author_role author
author2 dos Santos, Rita de Cássia Grecco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Francisco Furtado Gomes Riet
dos Santos, Rita de Cássia Grecco
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Educação Libertária
Anarquismo
Movimento Operário.
topic História da Educação
Educação Libertária
Anarquismo
Movimento Operário.
description Este trabalho apresenta a análise do jornal operário “O Nosso Verbo” para o entendimento do pensamento e da ação dos anarquistas na educação. Para tal intento recorre-se autores que analisaram a imprensa, como Tânia Luca, Jorge Jardim e Eliana Xerri. Ainda apoia-se em Silvio Gallo para a compreensão do pensamento anarquista sobre a educação. Far-se-á analise da materialidade deste jornal e seu conteúdo, de forma a contextualizar-lo. Objetiva-se mensurar a riqueza desse material para o estudo da História da Educação Libertária, suas particularidades e generalidades.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11650
10.14295/rds.v22i1.11650
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11650
identifier_str_mv 10.14295/rds.v22i1.11650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11650/8548
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 131-143
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941441937408