EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Kezia Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferraço, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12941
Resumo: Busca ampliar redes de sentidos de currículo com narrativas de experiências docentes de educação física na educação infantil. A pesquisa situa-se no bojo dos estudos curriculares pós-críticos da educação. Em um primeiro momento, realiza uma revisão bibliográfica trazendo os autores e as temáticas mais expressivas que marcaram nossa prática pedagógica e de pesquisa. Em um segundo momento, realiza uma tessitura das práticas curriculares em Vitória/ES, considerando as narrativas de sete professores/as, perfazendo um período entre os anos 1990 a 2021. Como resultados, indica que as temáticas, saberesfazeres e questões têm sido ampliadas, especialmente no contexto atual. Sem buscar realizar comparações entre o ensino remoto e o presencial, afirma com os/as professores e suas práticas cotidianas possibilidades gestadas na escola.
id FURG-12_6e9165ba793905c5d444134a6e92f861
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/12941
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVIDBusca ampliar redes de sentidos de currículo com narrativas de experiências docentes de educação física na educação infantil. A pesquisa situa-se no bojo dos estudos curriculares pós-críticos da educação. Em um primeiro momento, realiza uma revisão bibliográfica trazendo os autores e as temáticas mais expressivas que marcaram nossa prática pedagógica e de pesquisa. Em um segundo momento, realiza uma tessitura das práticas curriculares em Vitória/ES, considerando as narrativas de sete professores/as, perfazendo um período entre os anos 1990 a 2021. Como resultados, indica que as temáticas, saberesfazeres e questões têm sido ampliadas, especialmente no contexto atual. Sem buscar realizar comparações entre o ensino remoto e o presencial, afirma com os/as professores e suas práticas cotidianas possibilidades gestadas na escola.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1294110.14295/rds.v23i1.12941Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 184-2001809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12941/9229Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Kezia RodriguesFerraço, Carlos Eduardo2024-02-22T22:47:27Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/12941Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:47:27Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVID
title EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVID
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVID
Nunes, Kezia Rodrigues
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVID
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVID
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVID
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVID
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVID
author Nunes, Kezia Rodrigues
author_facet Nunes, Kezia Rodrigues
Ferraço, Carlos Eduardo
author_role author
author2 Ferraço, Carlos Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Kezia Rodrigues
Ferraço, Carlos Eduardo
description Busca ampliar redes de sentidos de currículo com narrativas de experiências docentes de educação física na educação infantil. A pesquisa situa-se no bojo dos estudos curriculares pós-críticos da educação. Em um primeiro momento, realiza uma revisão bibliográfica trazendo os autores e as temáticas mais expressivas que marcaram nossa prática pedagógica e de pesquisa. Em um segundo momento, realiza uma tessitura das práticas curriculares em Vitória/ES, considerando as narrativas de sete professores/as, perfazendo um período entre os anos 1990 a 2021. Como resultados, indica que as temáticas, saberesfazeres e questões têm sido ampliadas, especialmente no contexto atual. Sem buscar realizar comparações entre o ensino remoto e o presencial, afirma com os/as professores e suas práticas cotidianas possibilidades gestadas na escola.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12941
10.14295/rds.v23i1.12941
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12941
identifier_str_mv 10.14295/rds.v23i1.12941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12941/9229
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 184-200
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041938469224448