EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12941 |
Resumo: | Busca ampliar redes de sentidos de currículo com narrativas de experiências docentes de educação física na educação infantil. A pesquisa situa-se no bojo dos estudos curriculares pós-críticos da educação. Em um primeiro momento, realiza uma revisão bibliográfica trazendo os autores e as temáticas mais expressivas que marcaram nossa prática pedagógica e de pesquisa. Em um segundo momento, realiza uma tessitura das práticas curriculares em Vitória/ES, considerando as narrativas de sete professores/as, perfazendo um período entre os anos 1990 a 2021. Como resultados, indica que as temáticas, saberesfazeres e questões têm sido ampliadas, especialmente no contexto atual. Sem buscar realizar comparações entre o ensino remoto e o presencial, afirma com os/as professores e suas práticas cotidianas possibilidades gestadas na escola. |
id |
FURG-12_6e9165ba793905c5d444134a6e92f861 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/12941 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVIDBusca ampliar redes de sentidos de currículo com narrativas de experiências docentes de educação física na educação infantil. A pesquisa situa-se no bojo dos estudos curriculares pós-críticos da educação. Em um primeiro momento, realiza uma revisão bibliográfica trazendo os autores e as temáticas mais expressivas que marcaram nossa prática pedagógica e de pesquisa. Em um segundo momento, realiza uma tessitura das práticas curriculares em Vitória/ES, considerando as narrativas de sete professores/as, perfazendo um período entre os anos 1990 a 2021. Como resultados, indica que as temáticas, saberesfazeres e questões têm sido ampliadas, especialmente no contexto atual. Sem buscar realizar comparações entre o ensino remoto e o presencial, afirma com os/as professores e suas práticas cotidianas possibilidades gestadas na escola.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1294110.14295/rds.v23i1.12941Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 184-2001809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12941/9229Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Kezia RodriguesFerraço, Carlos Eduardo2024-02-22T22:47:27Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/12941Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:47:27Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVID |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVID |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVID Nunes, Kezia Rodrigues |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVID |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVID |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVID |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVID |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVID |
author |
Nunes, Kezia Rodrigues |
author_facet |
Nunes, Kezia Rodrigues Ferraço, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Ferraço, Carlos Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Kezia Rodrigues Ferraço, Carlos Eduardo |
description |
Busca ampliar redes de sentidos de currículo com narrativas de experiências docentes de educação física na educação infantil. A pesquisa situa-se no bojo dos estudos curriculares pós-críticos da educação. Em um primeiro momento, realiza uma revisão bibliográfica trazendo os autores e as temáticas mais expressivas que marcaram nossa prática pedagógica e de pesquisa. Em um segundo momento, realiza uma tessitura das práticas curriculares em Vitória/ES, considerando as narrativas de sete professores/as, perfazendo um período entre os anos 1990 a 2021. Como resultados, indica que as temáticas, saberesfazeres e questões têm sido ampliadas, especialmente no contexto atual. Sem buscar realizar comparações entre o ensino remoto e o presencial, afirma com os/as professores e suas práticas cotidianas possibilidades gestadas na escola. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12941 10.14295/rds.v23i1.12941 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12941 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v23i1.12941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12941/9229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 184-200 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041938469224448 |