ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Kezia Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ferreira Neto, Amarílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9013
Resumo: Analisa as práticas curriculares de uma professora de Educação Física em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Vitória/ES. Problematiza os usos praticados cotidianamente bem como suas maneiras e artes de fazer, em atenção aos seus contextos e às tensões tecidas na complexidade do cotidiano escolar, à luz da metáfora do conhecimento constituído em rede. A partir da pesquisa com o cotidiano e do exercício de mergulho com todos os sentidos, identifica diferentes relações e saberes construídos com a comunidade escolar, que potencializam outras formas de intervenção. Por fim, valoriza a busca de modos de organização não disciplinares a fim de inventariar possibilidades criativas para a Educação e a Educação Física nos espaços de escolarização da pequena infância.
id UFG-4_6b7dbe144ca4a8a32b38429f752c0684
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/9013
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTILEducação InfantilEducação FísicaCurrículo.CurrículoAnalisa as práticas curriculares de uma professora de Educação Física em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Vitória/ES. Problematiza os usos praticados cotidianamente bem como suas maneiras e artes de fazer, em atenção aos seus contextos e às tensões tecidas na complexidade do cotidiano escolar, à luz da metáfora do conhecimento constituído em rede. A partir da pesquisa com o cotidiano e do exercício de mergulho com todos os sentidos, identifica diferentes relações e saberes construídos com a comunidade escolar, que potencializam outras formas de intervenção. Por fim, valoriza a busca de modos de organização não disciplinares a fim de inventariar possibilidades criativas para a Educação e a Educação Física nos espaços de escolarização da pequena infância.Universidade Federal de Goiás2011-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativa, pesquisa empírica de campo, pesquisa-participante, pesquisa com o cotidiano escolarapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/901310.5216/rpp.v14i1.9013Pensar a Prática; Vol. 14 No. 1 (2011)Pensar a Prática; v. 14 n. 1 (2011)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/9013/9143Nunes, Kezia RodriguesFerreira Neto, Amarílioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:18:00Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/9013Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:39.747221Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nunes, Kezia Rodrigues
Educação Infantil
Educação Física
Currículo.
Currículo
title_short ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Nunes, Kezia Rodrigues
author_facet Nunes, Kezia Rodrigues
Ferreira Neto, Amarílio
author_role author
author2 Ferreira Neto, Amarílio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Kezia Rodrigues
Ferreira Neto, Amarílio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Educação Física
Currículo.
Currículo
topic Educação Infantil
Educação Física
Currículo.
Currículo
description Analisa as práticas curriculares de uma professora de Educação Física em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Vitória/ES. Problematiza os usos praticados cotidianamente bem como suas maneiras e artes de fazer, em atenção aos seus contextos e às tensões tecidas na complexidade do cotidiano escolar, à luz da metáfora do conhecimento constituído em rede. A partir da pesquisa com o cotidiano e do exercício de mergulho com todos os sentidos, identifica diferentes relações e saberes construídos com a comunidade escolar, que potencializam outras formas de intervenção. Por fim, valoriza a busca de modos de organização não disciplinares a fim de inventariar possibilidades criativas para a Educação e a Educação Física nos espaços de escolarização da pequena infância.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa qualitativa, pesquisa empírica de campo, pesquisa-participante, pesquisa com o cotidiano escolar
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9013
10.5216/rpp.v14i1.9013
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9013
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v14i1.9013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9013/9143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 14 No. 1 (2011)
Pensar a Prática; v. 14 n. 1 (2011)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874856232157184