FORMAÇÃO CONTINUADA EM GINÁSTICA PARA TODOS(AS) DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DE CRECHE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Presta, Michelle Guidi Gargantini
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ayoub, Eliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13898
Resumo: Neste artigo, apresentamos o curso de formação continuada desenvolvido com professoras de creche da rede municipal de ensino de Monte Mor-SP, intitulado “Novas possibilidades de práticas corporais: ginástica para todos(as) na creche”, que faz parte de uma pesquisa de doutorado que tematiza a ginástica para todos(as) (GPT) na educação infantil. O curso objetivou desenvolver práticas corporais que valorizassem a expressão corporal como linguagem, a partir de vivências de GPT. Ao longo do processo, as professoras puderam experimentar e conhecer a GPT em diálogo com outras manifestações da cultura corporal, abrindo caminhos para a construção de novos olhares para a gestualidade, para o conhecimento do próprio corpo e para pensarmos em possibilidades de desenvolvimento dessa prática corporal na creche.
id FURG-12_75b94b19618f54e357b5423dd6037197
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13898
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA EM GINÁSTICA PARA TODOS(AS) DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DE CRECHENeste artigo, apresentamos o curso de formação continuada desenvolvido com professoras de creche da rede municipal de ensino de Monte Mor-SP, intitulado “Novas possibilidades de práticas corporais: ginástica para todos(as) na creche”, que faz parte de uma pesquisa de doutorado que tematiza a ginástica para todos(as) (GPT) na educação infantil. O curso objetivou desenvolver práticas corporais que valorizassem a expressão corporal como linguagem, a partir de vivências de GPT. Ao longo do processo, as professoras puderam experimentar e conhecer a GPT em diálogo com outras manifestações da cultura corporal, abrindo caminhos para a construção de novos olhares para a gestualidade, para o conhecimento do próprio corpo e para pensarmos em possibilidades de desenvolvimento dessa prática corporal na creche.Lepidus2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1389810.14295/rds.v24i1.13898Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 1 (2022): DOSSIÊ: GINÁSTICA PARA TODOS E SUA ABORDAGEM VIRTUAL EM TEMPOS DE LUTA E DE RESISTÊNCIA; 70-821809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13898/9824Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPresta, Michelle Guidi GargantiniAyoub, Eliana 2024-02-22T22:41:43Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13898Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:41:43Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA EM GINÁSTICA PARA TODOS(AS) DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DE CRECHE
title FORMAÇÃO CONTINUADA EM GINÁSTICA PARA TODOS(AS) DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DE CRECHE
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA EM GINÁSTICA PARA TODOS(AS) DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DE CRECHE
Presta, Michelle Guidi Gargantini
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA EM GINÁSTICA PARA TODOS(AS) DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DE CRECHE
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA EM GINÁSTICA PARA TODOS(AS) DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DE CRECHE
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA EM GINÁSTICA PARA TODOS(AS) DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DE CRECHE
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA EM GINÁSTICA PARA TODOS(AS) DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DE CRECHE
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA EM GINÁSTICA PARA TODOS(AS) DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DE CRECHE
author Presta, Michelle Guidi Gargantini
author_facet Presta, Michelle Guidi Gargantini
Ayoub, Eliana
author_role author
author2 Ayoub, Eliana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Presta, Michelle Guidi Gargantini
Ayoub, Eliana
description Neste artigo, apresentamos o curso de formação continuada desenvolvido com professoras de creche da rede municipal de ensino de Monte Mor-SP, intitulado “Novas possibilidades de práticas corporais: ginástica para todos(as) na creche”, que faz parte de uma pesquisa de doutorado que tematiza a ginástica para todos(as) (GPT) na educação infantil. O curso objetivou desenvolver práticas corporais que valorizassem a expressão corporal como linguagem, a partir de vivências de GPT. Ao longo do processo, as professoras puderam experimentar e conhecer a GPT em diálogo com outras manifestações da cultura corporal, abrindo caminhos para a construção de novos olhares para a gestualidade, para o conhecimento do próprio corpo e para pensarmos em possibilidades de desenvolvimento dessa prática corporal na creche.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13898
10.14295/rds.v24i1.13898
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13898
identifier_str_mv 10.14295/rds.v24i1.13898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13898/9824
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 1 (2022): DOSSIÊ: GINÁSTICA PARA TODOS E SUA ABORDAGEM VIRTUAL EM TEMPOS DE LUTA E DE RESISTÊNCIA; 70-82
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041938500681728