A ginástica para todos(as) na formação continuada de professoras de creche : diálogos possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Presta, Michelle Guidi Gargantini, 1977-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5415
Resumo: Orientador: Eliana Ayoub
id UNICAMP-30_d8b8375807a6c979f4cb9f051416ec2e
oai_identifier_str oai::1248135
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A ginástica para todos(as) na formação continuada de professoras de creche : diálogos possíveisGymnastics for all in continuing education of nursery teachers : possible dialoguesGinástica para todosEducação infantilCrechesFormação continuada de professorGymnastics for allEarly childhood educationNurseryContinuing education of teacherOrientador: Eliana AyoubTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nesta investigação, objetivamos refletir a respeito da ginástica para todos(as) (GPT) na educação infantil em diálogo com professoras de creche do município de Monte Mor-SP. A questão central que mobiliza a pesquisa está circunscrita à compreensão de quais diálogos e reflexões a respeito da GPT na educação infantil são possibilitados no contexto de uma proposta de formação continuada em GPT para um grupo de professoras dessa etapa de ensino. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa que contempla, além da pesquisa bibliográfica, a realização de uma pesquisa de campo que envolveu o desenvolvimento de um curso de GPT no contexto da política de formação continuada do município, intitulado "Novas possibilidades de práticas corporais: ginástica para todos(as) na creche". Esse curso foi aprovado pela Secretaria Municipal de Educação e teve como objetivo primordial estabelecer diálogos com as professoras de creche a respeito da ginástica para todos(as), por meio do desenvolvimento de propostas de práticas corporais que valorizassem a expressão corporal como linguagem. O curso aconteceu ao longo do ano de 2018, entre os meses de abril e setembro, com duração de 30 horas e foi oferecido às professoras de desenvolvimento infantil. Quanto à metodologia da pesquisa, adotamos a perspectiva da pesquisa narrativa, apresentada por Jean Clandinin e Michael Connelly (2015) e o método interpretativo do paradigma indiciário, proposto por Carlo Ginzburg (1989). Os dados/achados foram produzidos por meio de registros escritos em cadernos (tanto no diário de campo da pesquisadora como nos cadernos de registro das professoras), da escrita de cartas, de imagens (fotografias e vídeos) e da gravação em vídeo da roda de conversa realizada no último encontro. Diante da intenção de realizar o curso com as professoras, a troca de experiências foi muito valorizada e as tensões foram vividas numa perspectiva dialógica. Elencamos alguns diálogos possíveis para a nossa reflexão, que apareceram durante o curso, na voz das professoras, nos registros verbais, escritos e imagéticos. A busca por formação continuada na área que envolve as práticas corporais é uma necessidade apontada pelas professoras. Conhecer e vivenciar a GPT trouxe um novo olhar para a gestualidade, para conhecer o próprio corpo e para pensar em possibilidades para o desenvolvimento dessa prática corporal no contexto da crecheAbstract: In this investigation, we aim to reflect on gymnastics for all (GPT) in early childhood education in dialogue with nursery teachers in the municipality of Monte Mor-SP. The central question that mobilizes the research is limited to the understanding of which dialogues and reflections about GPT in early childhood education are made possible in the context of a proposal for continuing education in GPT for a group of teachers at this stage of teaching. Therefore, it is a qualitative research that includes, in addition to the bibliographic research, the realization of a field research that involved the development of a GPT course in the context of the continuing education policy of the municipality, entitled "New possibilities of corporal practices : gymnastics for all at nursery". This course was approved by the Municipal Department of Education and its main objective was to establish dialogues with nursery teachers about gymnastics for all, through the development of proposals for corporal practices that value corporal expression as language. The course took place throughout 2018, between April and September, lasting 30 hours and was offered to child development teachers. As for the research methodology, we adopted the perspective of narrative research, presented by Jean Clandinin and Michael Connelly (2015) and the interpretative method of the evidential paradigm, proposed by Carlo Ginzburg (1989). The data/findings were produced through written records in notebooks (both in the researcher's field diary and in the teachers' notebooks), writing letters, images (photographs and videos) and video recording of the wheel of conversation held at the last meeting. In view of the intention to carry out the course with the teachers, the exchange of experiences was highly valued and the tensions were experienced in a dialogic perspective. We list some possible dialogues for our reflection, which appeared during the course, in the voice of the teachers, in the verbal, written and imagery records. The search for continuing education in the area that involves bodily practices is a need pointed out by the teachers. Knowing and experiencing the GPT brought a new look at gestures, to get to know one's own body and to think about possibilities for the development of this corporal practice in the context of nurseryDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Ayoub, Eliana, 1966-Bento-Soares, DanielaToledo, Eliana dePrado, Guilherme do Val ToledoAssis, Marília Del Ponte deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPresta, Michelle Guidi Gargantini, 1977-20222022-06-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (161 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5415PRESTA, Michelle Guidi Gargantini. A ginástica para todos(as) na formação continuada de professoras de creche: diálogos possíveis. 2022. 1 recurso online (161 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5415. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1248135Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-25T10:14:50Zoai::1248135Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-08-25T10:14:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ginástica para todos(as) na formação continuada de professoras de creche : diálogos possíveis
Gymnastics for all in continuing education of nursery teachers : possible dialogues
title A ginástica para todos(as) na formação continuada de professoras de creche : diálogos possíveis
spellingShingle A ginástica para todos(as) na formação continuada de professoras de creche : diálogos possíveis
Presta, Michelle Guidi Gargantini, 1977-
Ginástica para todos
Educação infantil
Creches
Formação continuada de professor
Gymnastics for all
Early childhood education
Nursery
Continuing education of teacher
title_short A ginástica para todos(as) na formação continuada de professoras de creche : diálogos possíveis
title_full A ginástica para todos(as) na formação continuada de professoras de creche : diálogos possíveis
title_fullStr A ginástica para todos(as) na formação continuada de professoras de creche : diálogos possíveis
title_full_unstemmed A ginástica para todos(as) na formação continuada de professoras de creche : diálogos possíveis
title_sort A ginástica para todos(as) na formação continuada de professoras de creche : diálogos possíveis
author Presta, Michelle Guidi Gargantini, 1977-
author_facet Presta, Michelle Guidi Gargantini, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ayoub, Eliana, 1966-
Bento-Soares, Daniela
Toledo, Eliana de
Prado, Guilherme do Val Toledo
Assis, Marília Del Ponte de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Presta, Michelle Guidi Gargantini, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Ginástica para todos
Educação infantil
Creches
Formação continuada de professor
Gymnastics for all
Early childhood education
Nursery
Continuing education of teacher
topic Ginástica para todos
Educação infantil
Creches
Formação continuada de professor
Gymnastics for all
Early childhood education
Nursery
Continuing education of teacher
description Orientador: Eliana Ayoub
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-06-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/5415
PRESTA, Michelle Guidi Gargantini. A ginástica para todos(as) na formação continuada de professoras de creche: diálogos possíveis. 2022. 1 recurso online (161 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5415. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/5415
identifier_str_mv PRESTA, Michelle Guidi Gargantini. A ginástica para todos(as) na formação continuada de professoras de creche: diálogos possíveis. 2022. 1 recurso online (161 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5415. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1248135
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (161 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189183917391872