EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13598 |
Resumo: | O texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre o currículo Educação Físicas na educação básica a partir do olhar apoiado no pensamento complexo de Edgar Morin. É um texto no formato de ensaio que trata das particularidades da Educação Física no Colégio de Aplicação da UFSC. Ao mesmo tempo construímos uma reflexão sobre o contexto pandêmico e as relações que o distanciamento social aflorou no olhar sobre o objeto da disciplina. Observamos a escola como um sistema de relações, negligenciada por um modelo disciplinar que fragmenta o conhecimento. Mas propomos uma reforma do pensamento para compreender o conhecimento como elemento central que aproxima os sujeitos. |
id |
FURG-12_7c223dfd1f1429105ab8a5abefc51b8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/13598 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTOO texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre o currículo Educação Físicas na educação básica a partir do olhar apoiado no pensamento complexo de Edgar Morin. É um texto no formato de ensaio que trata das particularidades da Educação Física no Colégio de Aplicação da UFSC. Ao mesmo tempo construímos uma reflexão sobre o contexto pandêmico e as relações que o distanciamento social aflorou no olhar sobre o objeto da disciplina. Observamos a escola como um sistema de relações, negligenciada por um modelo disciplinar que fragmenta o conhecimento. Mas propomos uma reforma do pensamento para compreender o conhecimento como elemento central que aproxima os sujeitos.Lepidus2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1359810.14295/rds.v23i2.13598Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: Educação física escolar nas modalidades remotas e híbridas: discussões, situações políticas, implicações e efeitos curriculares; 111-1231809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13598/9495Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos da Conceição, Victor JuliermeSilveira Soares, Andresa Medeiros, Francisco Emilio de 2022-05-12T13:59:35Zoai:periodicos.furg.br:article/13598Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-05-12T13:59:35Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO Santos da Conceição, Victor Julierme |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO |
author |
Santos da Conceição, Victor Julierme |
author_facet |
Santos da Conceição, Victor Julierme Silveira Soares, Andresa Medeiros, Francisco Emilio de |
author_role |
author |
author2 |
Silveira Soares, Andresa Medeiros, Francisco Emilio de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos da Conceição, Victor Julierme Silveira Soares, Andresa Medeiros, Francisco Emilio de |
description |
O texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre o currículo Educação Físicas na educação básica a partir do olhar apoiado no pensamento complexo de Edgar Morin. É um texto no formato de ensaio que trata das particularidades da Educação Física no Colégio de Aplicação da UFSC. Ao mesmo tempo construímos uma reflexão sobre o contexto pandêmico e as relações que o distanciamento social aflorou no olhar sobre o objeto da disciplina. Observamos a escola como um sistema de relações, negligenciada por um modelo disciplinar que fragmenta o conhecimento. Mas propomos uma reforma do pensamento para compreender o conhecimento como elemento central que aproxima os sujeitos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13598 10.14295/rds.v23i2.13598 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13598 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v23i2.13598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13598/9495 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: Educação física escolar nas modalidades remotas e híbridas: discussões, situações políticas, implicações e efeitos curriculares; 111-123 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941651652608 |