O QUESTIONAMENTO COMO GÊNESE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: discussões a partir da proposta de espiral investigativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzon, Mateus
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Silva, Jacqueline Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11905
Resumo: Neste artigo, discute-se as possibilidades de desenvolver um trabalho pedagógico a partir de questionamentos formulados por crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo caracteriza-se como uma aproximação da pesquisa-ação, na qual os dados foram produzidos por meio de filmagens, registros fotográficos, registros em Diários de Campo, análise de planejamento e documentação pedagógica e entrevistas com crianças que frequentam o 3º Ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental localizada em Arroio do Meio/RS. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Observa-se que a habilidade de formular bons questionamentos é desenvolvida pelas crianças de modo gradual. Ao contemplar seus interesses na proposta pedagógica abre-se a possibilidade delas assumirem o protagonismo ativo em suas próprias aprendizagens, bem como engajar-se de modo significativo na projetação do planejamento.
id FURG-12_7f84b2f0a838812c630bc76207655dce
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11905
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling O QUESTIONAMENTO COMO GÊNESE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: discussões a partir da proposta de espiral investigativaPergunta. Espiral Investigativa. Planejamento na Abordagem Emergente. Curiosidade.Neste artigo, discute-se as possibilidades de desenvolver um trabalho pedagógico a partir de questionamentos formulados por crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo caracteriza-se como uma aproximação da pesquisa-ação, na qual os dados foram produzidos por meio de filmagens, registros fotográficos, registros em Diários de Campo, análise de planejamento e documentação pedagógica e entrevistas com crianças que frequentam o 3º Ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental localizada em Arroio do Meio/RS. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Observa-se que a habilidade de formular bons questionamentos é desenvolvida pelas crianças de modo gradual. Ao contemplar seus interesses na proposta pedagógica abre-se a possibilidade delas assumirem o protagonismo ativo em suas próprias aprendizagens, bem como engajar-se de modo significativo na projetação do planejamento.Lepidus2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1190510.14295/rds.v24i2.11905Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 2 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ; 169-1881809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11905/10209Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLorenzon, Mateusda Silva, Jacqueline Silva2024-02-28T21:09:45Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11905Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-28T21:09:45Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O QUESTIONAMENTO COMO GÊNESE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: discussões a partir da proposta de espiral investigativa
title O QUESTIONAMENTO COMO GÊNESE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: discussões a partir da proposta de espiral investigativa
spellingShingle O QUESTIONAMENTO COMO GÊNESE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: discussões a partir da proposta de espiral investigativa
Lorenzon, Mateus
Pergunta. Espiral Investigativa. Planejamento na Abordagem Emergente. Curiosidade.
title_short O QUESTIONAMENTO COMO GÊNESE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: discussões a partir da proposta de espiral investigativa
title_full O QUESTIONAMENTO COMO GÊNESE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: discussões a partir da proposta de espiral investigativa
title_fullStr O QUESTIONAMENTO COMO GÊNESE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: discussões a partir da proposta de espiral investigativa
title_full_unstemmed O QUESTIONAMENTO COMO GÊNESE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: discussões a partir da proposta de espiral investigativa
title_sort O QUESTIONAMENTO COMO GÊNESE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: discussões a partir da proposta de espiral investigativa
author Lorenzon, Mateus
author_facet Lorenzon, Mateus
da Silva, Jacqueline Silva
author_role author
author2 da Silva, Jacqueline Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzon, Mateus
da Silva, Jacqueline Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Pergunta. Espiral Investigativa. Planejamento na Abordagem Emergente. Curiosidade.
topic Pergunta. Espiral Investigativa. Planejamento na Abordagem Emergente. Curiosidade.
description Neste artigo, discute-se as possibilidades de desenvolver um trabalho pedagógico a partir de questionamentos formulados por crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo caracteriza-se como uma aproximação da pesquisa-ação, na qual os dados foram produzidos por meio de filmagens, registros fotográficos, registros em Diários de Campo, análise de planejamento e documentação pedagógica e entrevistas com crianças que frequentam o 3º Ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental localizada em Arroio do Meio/RS. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Observa-se que a habilidade de formular bons questionamentos é desenvolvida pelas crianças de modo gradual. Ao contemplar seus interesses na proposta pedagógica abre-se a possibilidade delas assumirem o protagonismo ativo em suas próprias aprendizagens, bem como engajar-se de modo significativo na projetação do planejamento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11905
10.14295/rds.v24i2.11905
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11905
identifier_str_mv 10.14295/rds.v24i2.11905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11905/10209
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 2 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ; 169-188
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041938438815744