O QUESTIONAMENTO COMO GÊNESE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: discussões a partir da proposta de espiral investigativa
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11905 |
Resumo: | Neste artigo, discute-se as possibilidades de desenvolver um trabalho pedagógico a partir de questionamentos formulados por crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo caracteriza-se como uma aproximação da pesquisa-ação, na qual os dados foram produzidos por meio de filmagens, registros fotográficos, registros em Diários de Campo, análise de planejamento e documentação pedagógica e entrevistas com crianças que frequentam o 3º Ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental localizada em Arroio do Meio/RS. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Observa-se que a habilidade de formular bons questionamentos é desenvolvida pelas crianças de modo gradual. Ao contemplar seus interesses na proposta pedagógica abre-se a possibilidade delas assumirem o protagonismo ativo em suas próprias aprendizagens, bem como engajar-se de modo significativo na projetação do planejamento. |
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