A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1161 |
Resumo: | Neste estudo analisamos de que de que modo a participação em projetos de investigação fomenta o desenvolvimento da Alfabetização Científica em crianças do 3º Ano do Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido em uma escola de Ensino Fundamental localizada na cidade de Arroio do Meio/RS. A pesquisa caracterizou-se com uma aproximação da pesquisa-ação, na qual investigamos a própria prática. As situações de aprendizagem foram propostas ao longo de um semestre escolar, sendo que as práticas foram documentadas por meio de filmagens, registros fotográficos, gravações de áudio esporádicas, entrevistas semiestruturadas, análise da Documentação Pedagógica e produções das crianças e Diário de Itinerância do pesquisador. Os dados foram analisados fazendo uma aproximação da técnica de Análise Textual Discursiva. A análise do corpus de pesquisa indica que, ao investigar temas de seu interesse, as crianças conseguem desenvolver habilidades que as levam a compreender a linguagem da ciência, perceber as relações entre Ciência e Sociedade e refletirem epistemologicamente. |
id |
URI-5_e204deb05469aa47b16d668c6c2456ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/1161 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEspiral InvestigativaAlfabetização CientíficaEnsino fundamentalNeste estudo analisamos de que de que modo a participação em projetos de investigação fomenta o desenvolvimento da Alfabetização Científica em crianças do 3º Ano do Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido em uma escola de Ensino Fundamental localizada na cidade de Arroio do Meio/RS. A pesquisa caracterizou-se com uma aproximação da pesquisa-ação, na qual investigamos a própria prática. As situações de aprendizagem foram propostas ao longo de um semestre escolar, sendo que as práticas foram documentadas por meio de filmagens, registros fotográficos, gravações de áudio esporádicas, entrevistas semiestruturadas, análise da Documentação Pedagógica e produções das crianças e Diário de Itinerância do pesquisador. Os dados foram analisados fazendo uma aproximação da técnica de Análise Textual Discursiva. A análise do corpus de pesquisa indica que, ao investigar temas de seu interesse, as crianças conseguem desenvolver habilidades que as levam a compreender a linguagem da ciência, perceber as relações entre Ciência e Sociedade e refletirem epistemologicamente.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/116110.31512/encitec.v13i1.1161Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 308-3162237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1161/569Copyright (c) 2023 Mateus Lorenzon, Jacqueline Silva da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLorenzon, MateusSilva da Silva, Jacqueline 2023-04-28T21:24:29Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1161Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-04-28T21:24:29Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Lorenzon, Mateus Espiral Investigativa Alfabetização Científica Ensino fundamental |
title_short |
A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Lorenzon, Mateus |
author_facet |
Lorenzon, Mateus Silva da Silva, Jacqueline |
author_role |
author |
author2 |
Silva da Silva, Jacqueline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorenzon, Mateus Silva da Silva, Jacqueline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espiral Investigativa Alfabetização Científica Ensino fundamental |
topic |
Espiral Investigativa Alfabetização Científica Ensino fundamental |
description |
Neste estudo analisamos de que de que modo a participação em projetos de investigação fomenta o desenvolvimento da Alfabetização Científica em crianças do 3º Ano do Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido em uma escola de Ensino Fundamental localizada na cidade de Arroio do Meio/RS. A pesquisa caracterizou-se com uma aproximação da pesquisa-ação, na qual investigamos a própria prática. As situações de aprendizagem foram propostas ao longo de um semestre escolar, sendo que as práticas foram documentadas por meio de filmagens, registros fotográficos, gravações de áudio esporádicas, entrevistas semiestruturadas, análise da Documentação Pedagógica e produções das crianças e Diário de Itinerância do pesquisador. Os dados foram analisados fazendo uma aproximação da técnica de Análise Textual Discursiva. A análise do corpus de pesquisa indica que, ao investigar temas de seu interesse, as crianças conseguem desenvolver habilidades que as levam a compreender a linguagem da ciência, perceber as relações entre Ciência e Sociedade e refletirem epistemologicamente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1161 10.31512/encitec.v13i1.1161 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1161 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i1.1161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1161/569 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Mateus Lorenzon, Jacqueline Silva da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Mateus Lorenzon, Jacqueline Silva da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 308-316 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333227261952 |