A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzon, Mateus
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva da Silva, Jacqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1161
Resumo: Neste estudo analisamos de que de que modo a participação em projetos de investigação fomenta o desenvolvimento da Alfabetização Científica em crianças do 3º Ano do Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido em uma escola de Ensino Fundamental localizada na cidade de Arroio do Meio/RS. A pesquisa caracterizou-se com uma aproximação da pesquisa-ação, na qual investigamos a própria prática. As situações de aprendizagem foram propostas ao longo de um semestre escolar, sendo que as práticas foram documentadas por meio de filmagens, registros fotográficos, gravações de áudio esporádicas, entrevistas semiestruturadas, análise da Documentação Pedagógica e produções das crianças e Diário de Itinerância do pesquisador. Os dados foram analisados fazendo uma aproximação da técnica de Análise Textual Discursiva. A análise do corpus de pesquisa indica que, ao investigar temas de seu interesse, as crianças conseguem desenvolver habilidades que as levam a compreender a linguagem da ciência, perceber as relações entre Ciência e Sociedade e refletirem epistemologicamente.
id URI-5_e204deb05469aa47b16d668c6c2456ef
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1161
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEspiral InvestigativaAlfabetização CientíficaEnsino fundamentalNeste estudo analisamos de que de que modo a participação em projetos de investigação fomenta o desenvolvimento da Alfabetização Científica em crianças do 3º Ano do Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido em uma escola de Ensino Fundamental localizada na cidade de Arroio do Meio/RS. A pesquisa caracterizou-se com uma aproximação da pesquisa-ação, na qual investigamos a própria prática. As situações de aprendizagem foram propostas ao longo de um semestre escolar, sendo que as práticas foram documentadas por meio de filmagens, registros fotográficos, gravações de áudio esporádicas, entrevistas semiestruturadas, análise da Documentação Pedagógica e produções das crianças e Diário de Itinerância do pesquisador. Os dados foram analisados fazendo uma aproximação da técnica de Análise Textual Discursiva. A análise do corpus de pesquisa indica que, ao investigar temas de seu interesse, as crianças conseguem desenvolver habilidades que as levam a compreender a linguagem da ciência, perceber as relações entre Ciência e Sociedade e refletirem epistemologicamente.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/116110.31512/encitec.v13i1.1161Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 308-3162237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1161/569Copyright (c) 2023 Mateus Lorenzon, Jacqueline Silva da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLorenzon, MateusSilva da Silva, Jacqueline 2023-04-28T21:24:29Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1161Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-04-28T21:24:29Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lorenzon, Mateus
Espiral Investigativa
Alfabetização Científica
Ensino fundamental
title_short A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Lorenzon, Mateus
author_facet Lorenzon, Mateus
Silva da Silva, Jacqueline
author_role author
author2 Silva da Silva, Jacqueline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzon, Mateus
Silva da Silva, Jacqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Espiral Investigativa
Alfabetização Científica
Ensino fundamental
topic Espiral Investigativa
Alfabetização Científica
Ensino fundamental
description Neste estudo analisamos de que de que modo a participação em projetos de investigação fomenta o desenvolvimento da Alfabetização Científica em crianças do 3º Ano do Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido em uma escola de Ensino Fundamental localizada na cidade de Arroio do Meio/RS. A pesquisa caracterizou-se com uma aproximação da pesquisa-ação, na qual investigamos a própria prática. As situações de aprendizagem foram propostas ao longo de um semestre escolar, sendo que as práticas foram documentadas por meio de filmagens, registros fotográficos, gravações de áudio esporádicas, entrevistas semiestruturadas, análise da Documentação Pedagógica e produções das crianças e Diário de Itinerância do pesquisador. Os dados foram analisados fazendo uma aproximação da técnica de Análise Textual Discursiva. A análise do corpus de pesquisa indica que, ao investigar temas de seu interesse, as crianças conseguem desenvolver habilidades que as levam a compreender a linguagem da ciência, perceber as relações entre Ciência e Sociedade e refletirem epistemologicamente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1161
10.31512/encitec.v13i1.1161
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1161
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i1.1161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1161/569
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Mateus Lorenzon, Jacqueline Silva da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Mateus Lorenzon, Jacqueline Silva da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 308-316
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333227261952