A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Júlia Caldeira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lessa, Helena Thofehrn, Portella, Elisa Gouvêa, Brizio, Maria Laura Resem
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8617
Resumo: O presente estudo objetiva verificar se os professores licenciados em Educação Física (EF) incluem o ensino da dança no seu plano de ensino escolar. Para atender aos objetivos propostos pelo estudo, optou-se pela utilização de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A amostra do estudo foi composta por seis professores de EF, que participaram de uma entrevista semiestruturada, abordando questões sobre o seu perfil, suas aulas de EF e principalmente sobre o seu trabalho com a dança. Foi encontrado que cinco dos seis professores entrevistados não trabalhavam com a dança nas aulas de EF e o principal motivo mencionado foi que a graduação não forneceu base para os professores conseguirem trabalhar com a dança na escola.
id FURG-12_8377ba0a1370607866c12d13c30d6a24
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8617
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICADançaEscolaEnsinoEducação Física Escolar.O presente estudo objetiva verificar se os professores licenciados em Educação Física (EF) incluem o ensino da dança no seu plano de ensino escolar. Para atender aos objetivos propostos pelo estudo, optou-se pela utilização de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A amostra do estudo foi composta por seis professores de EF, que participaram de uma entrevista semiestruturada, abordando questões sobre o seu perfil, suas aulas de EF e principalmente sobre o seu trabalho com a dança. Foi encontrado que cinco dos seis professores entrevistados não trabalhavam com a dança nas aulas de EF e o principal motivo mencionado foi que a graduação não forneceu base para os professores conseguirem trabalhar com a dança na escola.Lepidus2020-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/861710.14295/rds.v21i1.8617Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 1 (2019); 53-651809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8617/7435Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Júlia CaldeiraLessa, Helena ThofehrnPortella, Elisa GouvêaBrizio, Maria Laura Resem2020-07-06T19:44:56Zoai:periodicos.furg.br:article/8617Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2020-07-06T19:44:56Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
de Souza, Júlia Caldeira
Dança
Escola
Ensino
Educação Física Escolar.
title_short A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
author de Souza, Júlia Caldeira
author_facet de Souza, Júlia Caldeira
Lessa, Helena Thofehrn
Portella, Elisa Gouvêa
Brizio, Maria Laura Resem
author_role author
author2 Lessa, Helena Thofehrn
Portella, Elisa Gouvêa
Brizio, Maria Laura Resem
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Júlia Caldeira
Lessa, Helena Thofehrn
Portella, Elisa Gouvêa
Brizio, Maria Laura Resem
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Escola
Ensino
Educação Física Escolar.
topic Dança
Escola
Ensino
Educação Física Escolar.
description O presente estudo objetiva verificar se os professores licenciados em Educação Física (EF) incluem o ensino da dança no seu plano de ensino escolar. Para atender aos objetivos propostos pelo estudo, optou-se pela utilização de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A amostra do estudo foi composta por seis professores de EF, que participaram de uma entrevista semiestruturada, abordando questões sobre o seu perfil, suas aulas de EF e principalmente sobre o seu trabalho com a dança. Foi encontrado que cinco dos seis professores entrevistados não trabalhavam com a dança nas aulas de EF e o principal motivo mencionado foi que a graduação não forneceu base para os professores conseguirem trabalhar com a dança na escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8617
10.14295/rds.v21i1.8617
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8617
identifier_str_mv 10.14295/rds.v21i1.8617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8617/7435
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 1 (2019); 53-65
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941374828545