A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8617 |
Resumo: | O presente estudo objetiva verificar se os professores licenciados em Educação Física (EF) incluem o ensino da dança no seu plano de ensino escolar. Para atender aos objetivos propostos pelo estudo, optou-se pela utilização de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A amostra do estudo foi composta por seis professores de EF, que participaram de uma entrevista semiestruturada, abordando questões sobre o seu perfil, suas aulas de EF e principalmente sobre o seu trabalho com a dança. Foi encontrado que cinco dos seis professores entrevistados não trabalhavam com a dança nas aulas de EF e o principal motivo mencionado foi que a graduação não forneceu base para os professores conseguirem trabalhar com a dança na escola. |
id |
FURG-12_8377ba0a1370607866c12d13c30d6a24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8617 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICADançaEscolaEnsinoEducação Física Escolar.O presente estudo objetiva verificar se os professores licenciados em Educação Física (EF) incluem o ensino da dança no seu plano de ensino escolar. Para atender aos objetivos propostos pelo estudo, optou-se pela utilização de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A amostra do estudo foi composta por seis professores de EF, que participaram de uma entrevista semiestruturada, abordando questões sobre o seu perfil, suas aulas de EF e principalmente sobre o seu trabalho com a dança. Foi encontrado que cinco dos seis professores entrevistados não trabalhavam com a dança nas aulas de EF e o principal motivo mencionado foi que a graduação não forneceu base para os professores conseguirem trabalhar com a dança na escola.Lepidus2020-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/861710.14295/rds.v21i1.8617Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 1 (2019); 53-651809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8617/7435Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Júlia CaldeiraLessa, Helena ThofehrnPortella, Elisa GouvêaBrizio, Maria Laura Resem2020-07-06T19:44:56Zoai:periodicos.furg.br:article/8617Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2020-07-06T19:44:56Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA de Souza, Júlia Caldeira Dança Escola Ensino Educação Física Escolar. |
title_short |
A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
de Souza, Júlia Caldeira |
author_facet |
de Souza, Júlia Caldeira Lessa, Helena Thofehrn Portella, Elisa Gouvêa Brizio, Maria Laura Resem |
author_role |
author |
author2 |
Lessa, Helena Thofehrn Portella, Elisa Gouvêa Brizio, Maria Laura Resem |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Júlia Caldeira Lessa, Helena Thofehrn Portella, Elisa Gouvêa Brizio, Maria Laura Resem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Escola Ensino Educação Física Escolar. |
topic |
Dança Escola Ensino Educação Física Escolar. |
description |
O presente estudo objetiva verificar se os professores licenciados em Educação Física (EF) incluem o ensino da dança no seu plano de ensino escolar. Para atender aos objetivos propostos pelo estudo, optou-se pela utilização de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A amostra do estudo foi composta por seis professores de EF, que participaram de uma entrevista semiestruturada, abordando questões sobre o seu perfil, suas aulas de EF e principalmente sobre o seu trabalho com a dança. Foi encontrado que cinco dos seis professores entrevistados não trabalhavam com a dança nas aulas de EF e o principal motivo mencionado foi que a graduação não forneceu base para os professores conseguirem trabalhar com a dança na escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8617 10.14295/rds.v21i1.8617 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8617 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v21i1.8617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8617/7435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 1 (2019); 53-65 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941374828545 |