A dança e a educação física no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant’Helena, Débora Pastoriza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178301
Resumo: Objetivo: Comparar a aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo (agilidade e força explosiva de membros inferiores) de crianças que possuem somente a Dança como disciplina escolar, a que possui somente a Educação Física e a outra que possui a Dança e a Educação Física. Métodos: O presente estudo caracteriza-se como método correlacional (comparação) de abordagem quantitativa. Foram avaliadas três turmas com 64 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de duas escolas de Porto Alegre. A aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo foram avaliadas de acordo com a bateria de medidas e avaliações do PROESP-Br (Projeto Esporte Brasil). As variáveis que fizeram parte do estudo foram: sexo (masculino ou feminino), turma (segundo ano), IMC (índice de massa corporal), Perímetro da Cintura, Aptidão Cardiorrespiratória (teste de corrida/caminhada 6 minutos), Flexibilidade (sentar e alcançar), Resistência Muscular Localizada (número de abdominais em 1 minuto - sit-up), Força explosiva de membro inferior (salto horizontal) e Agilidade (teste do quadrado). Foi utilizada estatística descritiva (média e desvio padrão) para todos os grupos. O teste de normalidade Shapiro-Wilk foi aplicado nas variáveis supracitadas. As diferenças basais foram testadas com análise de variância (ANOVA) e o teste de post-hoc de Bonferroni. O nível de significância em todas as análises será de 0.05. As análises estatísticas serão realizadas utilizando o programa SPSS versão 24.0 Resultados: Para os meninos não foi evidenciado diferença estatisticamente significativa para nenhuma das variáveis analisadas. Enquanto as meninas foram observadas diferenças estatísticas significativas para as variáveis de aptidão física relacionada ao desempenho esportivo (força explosiva dos membros inferiores, agilidade e aptidão cardiorrespiratória). Na força explosiva dos membros inferiores (salto horizontal) foram encontradas diferenças estatísticas significativas entre os grupos de Dança vs. Educação Física e Dança, e Educação Física e Dança vs. Educação Física. Na agilidade (teste do quadrado) os grupos de Dança vs. Educação Física. E para a aptidão cardiorrespiratória entre os grupos de Dança v.s. Educação Física. Conclusão: As crianças que praticam Educação Física e Dança estão melhores que as que praticam ou só Dança ou só Educação Física na maioria das variáveis vistas no sexo feminino e masculino. Além disso, na diferença estatística significativa não foi evidenciada nenhuma das variáveis analisadas para os meninos, já para as meninas houve diferenças estatísticas significativas para as variáveis de força explosiva dos membros inferiores, agilidade e aptidão cardiorrespiratória.
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As variáveis que fizeram parte do estudo foram: sexo (masculino ou feminino), turma (segundo ano), IMC (índice de massa corporal), Perímetro da Cintura, Aptidão Cardiorrespiratória (teste de corrida/caminhada 6 minutos), Flexibilidade (sentar e alcançar), Resistência Muscular Localizada (número de abdominais em 1 minuto - sit-up), Força explosiva de membro inferior (salto horizontal) e Agilidade (teste do quadrado). Foi utilizada estatística descritiva (média e desvio padrão) para todos os grupos. O teste de normalidade Shapiro-Wilk foi aplicado nas variáveis supracitadas. As diferenças basais foram testadas com análise de variância (ANOVA) e o teste de post-hoc de Bonferroni. O nível de significância em todas as análises será de 0.05. As análises estatísticas serão realizadas utilizando o programa SPSS versão 24.0 Resultados: Para os meninos não foi evidenciado diferença estatisticamente significativa para nenhuma das variáveis analisadas. Enquanto as meninas foram observadas diferenças estatísticas significativas para as variáveis de aptidão física relacionada ao desempenho esportivo (força explosiva dos membros inferiores, agilidade e aptidão cardiorrespiratória). Na força explosiva dos membros inferiores (salto horizontal) foram encontradas diferenças estatísticas significativas entre os grupos de Dança vs. Educação Física e Dança, e Educação Física e Dança vs. Educação Física. Na agilidade (teste do quadrado) os grupos de Dança vs. Educação Física. E para a aptidão cardiorrespiratória entre os grupos de Dança v.s. Educação Física. Conclusão: As crianças que praticam Educação Física e Dança estão melhores que as que praticam ou só Dança ou só Educação Física na maioria das variáveis vistas no sexo feminino e masculino. Além disso, na diferença estatística significativa não foi evidenciada nenhuma das variáveis analisadas para os meninos, já para as meninas houve diferenças estatísticas significativas para as variáveis de força explosiva dos membros inferiores, agilidade e aptidão cardiorrespiratória.Objective: To compare physical fitness related to health and sports performance (agility and explosive strength of the lower limbs) of children who only have Dance as a school discipline, which only has Physical Education and the other that has Dance and Education Physical. Methods: The present study is characterized as a correlational method (comparison) of quantitative approach. Three classes were evaluated with 64 students of the 2nd year of elementary school in two schools in Porto Alegre. Physical fitness related to health and sports performances were evaluated according to the battery of measures and evaluations of PROESP-Br (Projeto Esporte Brasil). The variables that were part of the study were: gender (male or female), class (second year), BMI (body mass index), Waist circumference, Cardiorespiratory Fitness Flexibility (sit and reach), Localized Muscular Resistance (number of sit-ups in 1 minute), Inferior limb explosive strength (horizontal jump) and Agility (square test). Descriptive statistics (mean and standard deviation) were used for all groups. The Shapiro-Wilk normality test was applied to the above-mentioned variables. Baseline differences were tested with ANOVA and the Bonferroni post-hoc test The level of significance in all analyzes will be 0.05. Statistical analyzes will be performed using SPSS software version 24.0. Results: For boys, no statistically significant difference was found for any of the variables analyzed. While girls were observed significant statistical differences for variables of physical fitness related to sports performance (explosive strength of the lower limbs, agility and cardiorespiratory fitness). In the explosive strength of the lower limbs (horizontal jump) significant statistical differences were found between the groups of Dance vs. Physical Education and Dance, and Physical Education and Dance vs. Physical Education. In agility (test of the square) the groups of Dance vs. Physical Education. And for cardiorespiratory fitness among Dance v. Physical Education groups. Conclusion: Children who practice Physical Education and Dance are better than those who practice either Dance or only Physical Education in most of the variables seen in the female and male. Moreover, in the significant statistical difference, none of the variables analyzed for the boys were shown, whereas for the girls there were statistically significant differences for the variables of explosive strength of the lower limbs, agility and cardiorespiratory fitness.application/pdfporEducação física escolarDançaCriançasA dança e a educação física no ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001064639.pdf001064639.pdfTexto completoapplication/pdf230943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178301/1/001064639.pdf826206cf96d24335331b902bd87d6dc8MD51TEXT001064639.pdf.txt001064639.pdf.txtExtracted Texttext/plain57763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178301/2/001064639.pdf.txt442b02b9011c895aed9d7b7888334047MD5210183/1783012019-11-07 04:49:32.425203oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178301Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T06:49:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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