GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fabiana Lopes de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zamperetti, Maristani Polidori
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11656
Resumo: Este texto argumenta sobre a importância da educação crítica das imagens para a compreensão das visualidades contemporâneas, buscando entrelaçar os temas de Cultura Visual, Artes Visuais e Gênero. A fundamentação teórica se baseia em Hall (2005) que trata das questões de identidade cultural na perspectiva de um mundo pós-moderno; Hernández (2000; 2007), aborda sobre a necessidade dos estudos da cultura visual para a análise crítica e estética das imagens e Louro (2014), que analisa a produção das diferenças e das desigualdades sexuais e de gênero. Dessa forma, visa-se ampliar os entendimentos sobre os espaços e as maneiras como a cultura se manifesta produzindo ideias e concepções de ser e estar no mundo.
id FURG-12_86cf338272c23aa2919db5af0a808c71
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11656
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEASArtes Visuais. Cultura Visual. Educação. Gênero.Este texto argumenta sobre a importância da educação crítica das imagens para a compreensão das visualidades contemporâneas, buscando entrelaçar os temas de Cultura Visual, Artes Visuais e Gênero. A fundamentação teórica se baseia em Hall (2005) que trata das questões de identidade cultural na perspectiva de um mundo pós-moderno; Hernández (2000; 2007), aborda sobre a necessidade dos estudos da cultura visual para a análise crítica e estética das imagens e Louro (2014), que analisa a produção das diferenças e das desigualdades sexuais e de gênero. Dessa forma, visa-se ampliar os entendimentos sobre os espaços e as maneiras como a cultura se manifesta produzindo ideias e concepções de ser e estar no mundo.Lepidus2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1165610.14295/rds.v22i1.11656Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 119-1301809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11656/8547Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Fabiana Lopes deZamperetti, Maristani Polidori2021-02-05T22:21:21Zoai:periodicos.furg.br:article/11656Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2021-02-05T22:21:21Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS
title GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS
spellingShingle GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS
Souza, Fabiana Lopes de
Artes Visuais. Cultura Visual. Educação. Gênero.
title_short GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS
title_full GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS
title_fullStr GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS
title_full_unstemmed GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS
title_sort GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS
author Souza, Fabiana Lopes de
author_facet Souza, Fabiana Lopes de
Zamperetti, Maristani Polidori
author_role author
author2 Zamperetti, Maristani Polidori
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fabiana Lopes de
Zamperetti, Maristani Polidori
dc.subject.por.fl_str_mv Artes Visuais. Cultura Visual. Educação. Gênero.
topic Artes Visuais. Cultura Visual. Educação. Gênero.
description Este texto argumenta sobre a importância da educação crítica das imagens para a compreensão das visualidades contemporâneas, buscando entrelaçar os temas de Cultura Visual, Artes Visuais e Gênero. A fundamentação teórica se baseia em Hall (2005) que trata das questões de identidade cultural na perspectiva de um mundo pós-moderno; Hernández (2000; 2007), aborda sobre a necessidade dos estudos da cultura visual para a análise crítica e estética das imagens e Louro (2014), que analisa a produção das diferenças e das desigualdades sexuais e de gênero. Dessa forma, visa-se ampliar os entendimentos sobre os espaços e as maneiras como a cultura se manifesta produzindo ideias e concepções de ser e estar no mundo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11656
10.14295/rds.v22i1.11656
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11656
identifier_str_mv 10.14295/rds.v22i1.11656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11656/8547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 119-130
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941445083136