GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11656 |
Resumo: | Este texto argumenta sobre a importância da educação crítica das imagens para a compreensão das visualidades contemporâneas, buscando entrelaçar os temas de Cultura Visual, Artes Visuais e Gênero. A fundamentação teórica se baseia em Hall (2005) que trata das questões de identidade cultural na perspectiva de um mundo pós-moderno; Hernández (2000; 2007), aborda sobre a necessidade dos estudos da cultura visual para a análise crítica e estética das imagens e Louro (2014), que analisa a produção das diferenças e das desigualdades sexuais e de gênero. Dessa forma, visa-se ampliar os entendimentos sobre os espaços e as maneiras como a cultura se manifesta produzindo ideias e concepções de ser e estar no mundo. |
id |
FURG-12_e3583a1c481a9bfb7224f482a6e8e1e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11656 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEASArtes Visuais. Cultura Visual. Educação. Gênero.Este texto argumenta sobre a importância da educação crítica das imagens para a compreensão das visualidades contemporâneas, buscando entrelaçar os temas de Cultura Visual, Artes Visuais e Gênero. A fundamentação teórica se baseia em Hall (2005) que trata das questões de identidade cultural na perspectiva de um mundo pós-moderno; Hernández (2000; 2007), aborda sobre a necessidade dos estudos da cultura visual para a análise crítica e estética das imagens e Louro (2014), que analisa a produção das diferenças e das desigualdades sexuais e de gênero. Dessa forma, visa-se ampliar os entendimentos sobre os espaços e as maneiras como a cultura se manifesta produzindo ideias e concepções de ser e estar no mundo.Lepidus2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1165610.14295/rds.v22i1.11656Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 119-1301809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11656/8547Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Fabiana Lopes deZamperetti, Maristani Polidori2024-04-03T22:17:00Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11656Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-04-03T22:17Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS |
title |
GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS |
spellingShingle |
GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS Souza, Fabiana Lopes de Artes Visuais. Cultura Visual. Educação. Gênero. |
title_short |
GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS |
title_full |
GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS |
title_fullStr |
GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS |
title_full_unstemmed |
GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS |
title_sort |
GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS |
author |
Souza, Fabiana Lopes de |
author_facet |
Souza, Fabiana Lopes de Zamperetti, Maristani Polidori |
author_role |
author |
author2 |
Zamperetti, Maristani Polidori |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Fabiana Lopes de Zamperetti, Maristani Polidori |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes Visuais. Cultura Visual. Educação. Gênero. |
topic |
Artes Visuais. Cultura Visual. Educação. Gênero. |
description |
Este texto argumenta sobre a importância da educação crítica das imagens para a compreensão das visualidades contemporâneas, buscando entrelaçar os temas de Cultura Visual, Artes Visuais e Gênero. A fundamentação teórica se baseia em Hall (2005) que trata das questões de identidade cultural na perspectiva de um mundo pós-moderno; Hernández (2000; 2007), aborda sobre a necessidade dos estudos da cultura visual para a análise crítica e estética das imagens e Louro (2014), que analisa a produção das diferenças e das desigualdades sexuais e de gênero. Dessa forma, visa-se ampliar os entendimentos sobre os espaços e as maneiras como a cultura se manifesta produzindo ideias e concepções de ser e estar no mundo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11656 10.14295/rds.v22i1.11656 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11656 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v22i1.11656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11656/8547 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 119-130 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041938407358464 |