INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11390 |
Resumo: | Os signos do tipo indicações circunstanciais ocorrem de maneira indireta durante a comunicação do professor, de modo a constituírem um tipo de signo colateral de auxílio ao significado das mensagens dos sinais efetuados por ele. Enquanto os sinais são signos comunicados explicitamente compondo o eixo principal do discurso, as indicações circunstanciais são transmitidas de forma tergiversada com a finalidade de refinar a compreensão das mensagens, tornando a aprendizagem mais significativa. O presente trabalho investiga a aplicação de uma instrução por indicações circunstanciais durante o estudo do consumo de energia elétrica de chuveiros em alunos do nível médio de ensino de uma escola da rede pública. Os resultados do episódio analisado indicam uma proposta de ensino e aprendizagem de interesse ao educador científico que leva em conta o modelo instrucional construtivista. |
id |
FURG-12_9482ce32217a5b49fe519baa0998951c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11390 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINOEnsino médioindicações circunstanciaisdiscursoeducação científica.Os signos do tipo indicações circunstanciais ocorrem de maneira indireta durante a comunicação do professor, de modo a constituírem um tipo de signo colateral de auxílio ao significado das mensagens dos sinais efetuados por ele. Enquanto os sinais são signos comunicados explicitamente compondo o eixo principal do discurso, as indicações circunstanciais são transmitidas de forma tergiversada com a finalidade de refinar a compreensão das mensagens, tornando a aprendizagem mais significativa. O presente trabalho investiga a aplicação de uma instrução por indicações circunstanciais durante o estudo do consumo de energia elétrica de chuveiros em alunos do nível médio de ensino de uma escola da rede pública. Os resultados do episódio analisado indicam uma proposta de ensino e aprendizagem de interesse ao educador científico que leva em conta o modelo instrucional construtivista.Lepidus2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1139010.14295/rds.v24i1.11390Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 1 (2022): Ginástica; 180-1911809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11390/9835Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, OSMAR HENRIQUE MOURALABURU, CARLOS EDUARDO2022-08-31T21:32:57Zoai:periodicos.furg.br:article/11390Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-08-31T21:32:57Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO |
title |
INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO |
spellingShingle |
INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO SILVA, OSMAR HENRIQUE MOURA Ensino médio indicações circunstanciais discurso educação científica. |
title_short |
INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO |
title_full |
INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO |
title_fullStr |
INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO |
title_full_unstemmed |
INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO |
title_sort |
INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO |
author |
SILVA, OSMAR HENRIQUE MOURA |
author_facet |
SILVA, OSMAR HENRIQUE MOURA LABURU, CARLOS EDUARDO |
author_role |
author |
author2 |
LABURU, CARLOS EDUARDO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, OSMAR HENRIQUE MOURA LABURU, CARLOS EDUARDO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio indicações circunstanciais discurso educação científica. |
topic |
Ensino médio indicações circunstanciais discurso educação científica. |
description |
Os signos do tipo indicações circunstanciais ocorrem de maneira indireta durante a comunicação do professor, de modo a constituírem um tipo de signo colateral de auxílio ao significado das mensagens dos sinais efetuados por ele. Enquanto os sinais são signos comunicados explicitamente compondo o eixo principal do discurso, as indicações circunstanciais são transmitidas de forma tergiversada com a finalidade de refinar a compreensão das mensagens, tornando a aprendizagem mais significativa. O presente trabalho investiga a aplicação de uma instrução por indicações circunstanciais durante o estudo do consumo de energia elétrica de chuveiros em alunos do nível médio de ensino de uma escola da rede pública. Os resultados do episódio analisado indicam uma proposta de ensino e aprendizagem de interesse ao educador científico que leva em conta o modelo instrucional construtivista. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11390 10.14295/rds.v24i1.11390 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11390 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v24i1.11390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11390/9835 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 1 (2022): Ginástica; 180-191 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941412577280 |