INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, OSMAR HENRIQUE MOURA
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: LABURU, CARLOS EDUARDO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11390
Resumo: Os signos do tipo indicações circunstanciais ocorrem de maneira indireta durante a comunicação do professor, de modo a constituírem um tipo de signo colateral de auxílio ao significado das mensagens dos sinais efetuados por ele. Enquanto os sinais são signos comunicados explicitamente compondo o eixo principal do discurso, as indicações circunstanciais são transmitidas de forma tergiversada com a finalidade de refinar a compreensão das mensagens, tornando a aprendizagem mais significativa. O presente trabalho investiga a aplicação de uma instrução por indicações circunstanciais durante o estudo do consumo de energia elétrica de chuveiros em alunos do nível médio de ensino de uma escola da rede pública. Os resultados do episódio analisado indicam uma proposta de ensino e aprendizagem de interesse ao educador científico que leva em conta o modelo instrucional construtivista.
id FURG-12_9482ce32217a5b49fe519baa0998951c
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11390
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINOEnsino médioindicações circunstanciaisdiscursoeducação científica.Os signos do tipo indicações circunstanciais ocorrem de maneira indireta durante a comunicação do professor, de modo a constituírem um tipo de signo colateral de auxílio ao significado das mensagens dos sinais efetuados por ele. Enquanto os sinais são signos comunicados explicitamente compondo o eixo principal do discurso, as indicações circunstanciais são transmitidas de forma tergiversada com a finalidade de refinar a compreensão das mensagens, tornando a aprendizagem mais significativa. O presente trabalho investiga a aplicação de uma instrução por indicações circunstanciais durante o estudo do consumo de energia elétrica de chuveiros em alunos do nível médio de ensino de uma escola da rede pública. Os resultados do episódio analisado indicam uma proposta de ensino e aprendizagem de interesse ao educador científico que leva em conta o modelo instrucional construtivista.Lepidus2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1139010.14295/rds.v24i1.11390Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 1 (2022): Ginástica; 180-1911809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11390/9835Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, OSMAR HENRIQUE MOURALABURU, CARLOS EDUARDO2022-08-31T21:32:57Zoai:periodicos.furg.br:article/11390Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-08-31T21:32:57Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO
title INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO
spellingShingle INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO
SILVA, OSMAR HENRIQUE MOURA
Ensino médio
indicações circunstanciais
discurso
educação científica.
title_short INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO
title_full INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO
title_fullStr INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO
title_full_unstemmed INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO
title_sort INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO
author SILVA, OSMAR HENRIQUE MOURA
author_facet SILVA, OSMAR HENRIQUE MOURA
LABURU, CARLOS EDUARDO
author_role author
author2 LABURU, CARLOS EDUARDO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, OSMAR HENRIQUE MOURA
LABURU, CARLOS EDUARDO
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
indicações circunstanciais
discurso
educação científica.
topic Ensino médio
indicações circunstanciais
discurso
educação científica.
description Os signos do tipo indicações circunstanciais ocorrem de maneira indireta durante a comunicação do professor, de modo a constituírem um tipo de signo colateral de auxílio ao significado das mensagens dos sinais efetuados por ele. Enquanto os sinais são signos comunicados explicitamente compondo o eixo principal do discurso, as indicações circunstanciais são transmitidas de forma tergiversada com a finalidade de refinar a compreensão das mensagens, tornando a aprendizagem mais significativa. O presente trabalho investiga a aplicação de uma instrução por indicações circunstanciais durante o estudo do consumo de energia elétrica de chuveiros em alunos do nível médio de ensino de uma escola da rede pública. Os resultados do episódio analisado indicam uma proposta de ensino e aprendizagem de interesse ao educador científico que leva em conta o modelo instrucional construtivista.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11390
10.14295/rds.v24i1.11390
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11390
identifier_str_mv 10.14295/rds.v24i1.11390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11390/9835
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 1 (2022): Ginástica; 180-191
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941412577280