Olhares sobre a educação: a fotografia no ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Paula do Amaral
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Júnior, Francisco Alcides Cougo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1203
Resumo: O objetivo deste trabalho é contribuir para o debate acerca das novas tendências no ensino de História. Assim, através da utilização de fotografias do cotidiano, visa-se situar os educandos (em especial, os do ensino básico) nos conceitos de tempo e espaço, para que os mesmos possam encarar a História como uma ferramenta fundamental na gênese da cidadania. Para isso, utilizam-se como teorias básicas a História Cultural e as teses de Santos, Rios, Morin e Luckesi.
id FURG-12_96f41712edeee8d0bbd08344427c70ae
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1203
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Olhares sobre a educação: a fotografia no ensino de HistóriaEnsino de História. Fotografia. Tempo. Espaço. Sociedade.O objetivo deste trabalho é contribuir para o debate acerca das novas tendências no ensino de História. Assim, através da utilização de fotografias do cotidiano, visa-se situar os educandos (em especial, os do ensino básico) nos conceitos de tempo e espaço, para que os mesmos possam encarar a História como uma ferramenta fundamental na gênese da cidadania. Para isso, utilizam-se como teorias básicas a História Cultural e as teses de Santos, Rios, Morin e Luckesi.Lepidus2010-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1203Revista Didática Sistêmica; v. 2 (2006); 106-1231809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1203/494Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Ana Paula do AmaralJúnior, Francisco Alcides Cougo2018-11-08T19:35:00Zoai:periodicos.furg.br:article/1203Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:35Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhares sobre a educação: a fotografia no ensino de História
title Olhares sobre a educação: a fotografia no ensino de História
spellingShingle Olhares sobre a educação: a fotografia no ensino de História
Costa, Ana Paula do Amaral
Ensino de História. Fotografia. Tempo. Espaço. Sociedade.
title_short Olhares sobre a educação: a fotografia no ensino de História
title_full Olhares sobre a educação: a fotografia no ensino de História
title_fullStr Olhares sobre a educação: a fotografia no ensino de História
title_full_unstemmed Olhares sobre a educação: a fotografia no ensino de História
title_sort Olhares sobre a educação: a fotografia no ensino de História
author Costa, Ana Paula do Amaral
author_facet Costa, Ana Paula do Amaral
Júnior, Francisco Alcides Cougo
author_role author
author2 Júnior, Francisco Alcides Cougo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Paula do Amaral
Júnior, Francisco Alcides Cougo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História. Fotografia. Tempo. Espaço. Sociedade.
topic Ensino de História. Fotografia. Tempo. Espaço. Sociedade.
description O objetivo deste trabalho é contribuir para o debate acerca das novas tendências no ensino de História. Assim, através da utilização de fotografias do cotidiano, visa-se situar os educandos (em especial, os do ensino básico) nos conceitos de tempo e espaço, para que os mesmos possam encarar a História como uma ferramenta fundamental na gênese da cidadania. Para isso, utilizam-se como teorias básicas a História Cultural e as teses de Santos, Rios, Morin e Luckesi.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1203
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1203/494
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 2 (2006); 106-123
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939103612928