[Entre]traços fotográficos: estampando o olhar em sítios turísticos - Porto e Ouro Preto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Danielle Rezende
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8959
Resumo: O objetivo dessa dissertação é entender a comunicação entre os mundos das superfícies, através das relações dos corpos nos espaços em tempos distintos e compreender os registros dessas relações a partir da fotografia; de como essa imagem, que passa a ser outro espaço, um espaço-memória, se relaciona com os outros olhares de quem as veem. A partir dessa relação, pretende-se compreender como essa imagem, que no primeiro momento é pertencente àquele que o enquadra, ao se relacionar com outros olhares, passa a ser coletiva, pertencendo de forma peculiar, onde ocorrem as sobreposições das relações particulares de memórias, formados em tempos, lugares e culturas distintas. A presente dissertação foi construída a partir da hipótese de que existe a possibilidade de sítios turísticos virarem estampas a partir de fotografias, e como essas estampas podem interferir, intercomunicar, modificar e criar relações nos lugares e indivíduos a serem inseridos no contemporâneo. A linha de pesquisa pauta os estudos, desde a percepção de cada ser perante os espaços, inclusive sobre a imagem fotográfica, até ao entendimento das novas formações dos espaçosimagens no mundo. As análises direcionam para o entendimento de como a imagem de um interfere na imagem do outro. Trata-se das formações dos laços do tempo, laços-lugares, laços-imagéticos, culturais, corporais e laços dos encontros coletivos, responsáveis pelas diversas concepções dos olhares. Como recorte metodológico, houve uma investigação, por meios qualitativos e experimentais, para a melhor compreensão dos estudos teóricos. Os resultados das análises levam a crer que as relações imagéticas são formadas pelas vivências distintas nos tempos e espaços de cada um, nas quais possuem o papel fundamental na formação das novas imagens a partir da sua interação com o mundo.
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