ATELIÊS DE PERFORMANCES BIOGRÁFICAS PELAS CANÇÕES POPULARES: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA DOCÊNCIA
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11698 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta teórico-metodológica de formação continuada para a docência, amparada nas abordagens (auto)biográficas, e os seus impactos em uma instituição educativa. Denominada de Ateliês de performances biográficas pelas canções populares, essa proposta se efetiva por meio dos círculos de conversas e tomam-se as narrativas autobiográficas como estratégia para que os sujeitos se apropriem dos seus cursos de vida, tendo a canção como ponto de partida, dispositivo, a fim de que reinscrevam suas histórias em novas perspectivas. A produção das performances biográficas, dentro dos ateliês, evidenciou os seguintes resultados: a construção de uma consciência autoformativa; uma ética, interpretativa e crítica, com relação à vida como um valor; (re)leituras e (re)escritas de si, numa perspectiva projetiva. Os impactos desses ateliês, expressados em um painel composto por vozes diversas dos sujeitos da ação, confirmam os objetivos da respectiva proposta formativa. |
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