Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Marlene Alencar
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Therrien, Jacques, Nóbrega-Therrien, Silvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75571
Resumo: Delineamos como objetivo deste estudo apreender as temporalidades na vidae na formação na itinerância aprendente de uma professora-pesquisadoracomo dimensão autoformadora pela narrativa de si. O aporte teórico estáfundamentado nas formulações de autores como Pineau (1983, 1987,2004, 2005, 2006, 2012), Josso (2004) e Souza (2006). Constituímos umainvestigação descritiva, matizada pela abordagem (auto)biográfica, comestreitamento para uma pesquisa-formação. A narrativa de si, por umaprofessora-pesquisadora, tomada como corpus hermenêutico crítico, resultade um movimento heurístico e reflexivo em uma comunidade de pesquisa. Emuma ecologia cognitiva constituinte e constituída no exercício autopoiético,pelo investimento (auto)biográfico em que apreendemos a narrativa de sino processo de reflexividade crítica, reconhecemos uma estrutura complexadas dinâmicas nas temporalidades da vida e da formação, em movimentode intercompreensão de fluxos e de circulações de conhecimentos esaberes. Esse desvelamento de uma pesquisa-formação em processosauto-organizáveis, coletivos e partilhados, levaram-nos a uma ação pesquisanteem empreendimento dos sentidos e dos significados, para além das amarrasacademicistas, encontrando o tempo para a nossa autoformação, que noscoloca em um paradigma antropoformador na constituição identitária docente.
id UFPR-4_e8636123f50bd31ffcc64a79dbbf89a4
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/75571
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadoraEducação; Abordagem (auto)biográfica; Autoformação; Temporalidades na formação; Formação Docente Narrativa de si. Professora-pesquisadora.Abordagem (auto)biográfica; Autoformação; Temporalidades na formação; Narrativa de si; Professora-pesquisadoraDelineamos como objetivo deste estudo apreender as temporalidades na vidae na formação na itinerância aprendente de uma professora-pesquisadoracomo dimensão autoformadora pela narrativa de si. O aporte teórico estáfundamentado nas formulações de autores como Pineau (1983, 1987,2004, 2005, 2006, 2012), Josso (2004) e Souza (2006). Constituímos umainvestigação descritiva, matizada pela abordagem (auto)biográfica, comestreitamento para uma pesquisa-formação. A narrativa de si, por umaprofessora-pesquisadora, tomada como corpus hermenêutico crítico, resultade um movimento heurístico e reflexivo em uma comunidade de pesquisa. Emuma ecologia cognitiva constituinte e constituída no exercício autopoiético,pelo investimento (auto)biográfico em que apreendemos a narrativa de sino processo de reflexividade crítica, reconhecemos uma estrutura complexadas dinâmicas nas temporalidades da vida e da formação, em movimentode intercompreensão de fluxos e de circulações de conhecimentos esaberes. Esse desvelamento de uma pesquisa-formação em processosauto-organizáveis, coletivos e partilhados, levaram-nos a uma ação pesquisanteem empreendimento dos sentidos e dos significados, para além das amarrasacademicistas, encontrando o tempo para a nossa autoformação, que noscoloca em um paradigma antropoformador na constituição identitária docente.UFPRDutra, Marlene AlencarTherrien, JacquesNóbrega-Therrien, Silvia2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75571Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75571/43525https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75571/43526Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/75571Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora
title Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora
spellingShingle Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora
Dutra, Marlene Alencar
Educação; Abordagem (auto)biográfica; Autoformação; Temporalidades na formação; Formação Docente Narrativa de si. Professora-pesquisadora.
Abordagem (auto)biográfica; Autoformação; Temporalidades na formação; Narrativa de si; Professora-pesquisadora
title_short Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora
title_full Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora
title_fullStr Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora
title_full_unstemmed Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora
title_sort Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora
author Dutra, Marlene Alencar
author_facet Dutra, Marlene Alencar
Therrien, Jacques
Nóbrega-Therrien, Silvia
author_role author
author2 Therrien, Jacques
Nóbrega-Therrien, Silvia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Marlene Alencar
Therrien, Jacques
Nóbrega-Therrien, Silvia
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Abordagem (auto)biográfica; Autoformação; Temporalidades na formação; Formação Docente Narrativa de si. Professora-pesquisadora.
Abordagem (auto)biográfica; Autoformação; Temporalidades na formação; Narrativa de si; Professora-pesquisadora
topic Educação; Abordagem (auto)biográfica; Autoformação; Temporalidades na formação; Formação Docente Narrativa de si. Professora-pesquisadora.
Abordagem (auto)biográfica; Autoformação; Temporalidades na formação; Narrativa de si; Professora-pesquisadora
description Delineamos como objetivo deste estudo apreender as temporalidades na vidae na formação na itinerância aprendente de uma professora-pesquisadoracomo dimensão autoformadora pela narrativa de si. O aporte teórico estáfundamentado nas formulações de autores como Pineau (1983, 1987,2004, 2005, 2006, 2012), Josso (2004) e Souza (2006). Constituímos umainvestigação descritiva, matizada pela abordagem (auto)biográfica, comestreitamento para uma pesquisa-formação. A narrativa de si, por umaprofessora-pesquisadora, tomada como corpus hermenêutico crítico, resultade um movimento heurístico e reflexivo em uma comunidade de pesquisa. Emuma ecologia cognitiva constituinte e constituída no exercício autopoiético,pelo investimento (auto)biográfico em que apreendemos a narrativa de sino processo de reflexividade crítica, reconhecemos uma estrutura complexadas dinâmicas nas temporalidades da vida e da formação, em movimentode intercompreensão de fluxos e de circulações de conhecimentos esaberes. Esse desvelamento de uma pesquisa-formação em processosauto-organizáveis, coletivos e partilhados, levaram-nos a uma ação pesquisanteem empreendimento dos sentidos e dos significados, para além das amarrasacademicistas, encontrando o tempo para a nossa autoformação, que noscoloca em um paradigma antropoformador na constituição identitária docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75571
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75571
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75571/43525
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75571/43526
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899297775616