Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75571 |
Resumo: | Delineamos como objetivo deste estudo apreender as temporalidades na vidae na formação na itinerância aprendente de uma professora-pesquisadoracomo dimensão autoformadora pela narrativa de si. O aporte teórico estáfundamentado nas formulações de autores como Pineau (1983, 1987,2004, 2005, 2006, 2012), Josso (2004) e Souza (2006). Constituímos umainvestigação descritiva, matizada pela abordagem (auto)biográfica, comestreitamento para uma pesquisa-formação. A narrativa de si, por umaprofessora-pesquisadora, tomada como corpus hermenêutico crítico, resultade um movimento heurístico e reflexivo em uma comunidade de pesquisa. Emuma ecologia cognitiva constituinte e constituída no exercício autopoiético,pelo investimento (auto)biográfico em que apreendemos a narrativa de sino processo de reflexividade crítica, reconhecemos uma estrutura complexadas dinâmicas nas temporalidades da vida e da formação, em movimentode intercompreensão de fluxos e de circulações de conhecimentos esaberes. Esse desvelamento de uma pesquisa-formação em processosauto-organizáveis, coletivos e partilhados, levaram-nos a uma ação pesquisanteem empreendimento dos sentidos e dos significados, para além das amarrasacademicistas, encontrando o tempo para a nossa autoformação, que noscoloca em um paradigma antropoformador na constituição identitária docente. |
id |
UFPR-4_e8636123f50bd31ffcc64a79dbbf89a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/75571 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadoraEducação; Abordagem (auto)biográfica; Autoformação; Temporalidades na formação; Formação Docente Narrativa de si. Professora-pesquisadora.Abordagem (auto)biográfica; Autoformação; Temporalidades na formação; Narrativa de si; Professora-pesquisadoraDelineamos como objetivo deste estudo apreender as temporalidades na vidae na formação na itinerância aprendente de uma professora-pesquisadoracomo dimensão autoformadora pela narrativa de si. O aporte teórico estáfundamentado nas formulações de autores como Pineau (1983, 1987,2004, 2005, 2006, 2012), Josso (2004) e Souza (2006). Constituímos umainvestigação descritiva, matizada pela abordagem (auto)biográfica, comestreitamento para uma pesquisa-formação. A narrativa de si, por umaprofessora-pesquisadora, tomada como corpus hermenêutico crítico, resultade um movimento heurístico e reflexivo em uma comunidade de pesquisa. Emuma ecologia cognitiva constituinte e constituída no exercício autopoiético,pelo investimento (auto)biográfico em que apreendemos a narrativa de sino processo de reflexividade crítica, reconhecemos uma estrutura complexadas dinâmicas nas temporalidades da vida e da formação, em movimentode intercompreensão de fluxos e de circulações de conhecimentos esaberes. Esse desvelamento de uma pesquisa-formação em processosauto-organizáveis, coletivos e partilhados, levaram-nos a uma ação pesquisanteem empreendimento dos sentidos e dos significados, para além das amarrasacademicistas, encontrando o tempo para a nossa autoformação, que noscoloca em um paradigma antropoformador na constituição identitária docente.UFPRDutra, Marlene AlencarTherrien, JacquesNóbrega-Therrien, Silvia2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75571Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75571/43525https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75571/43526Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/75571Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora |
title |
Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora |
spellingShingle |
Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora Dutra, Marlene Alencar Educação; Abordagem (auto)biográfica; Autoformação; Temporalidades na formação; Formação Docente Narrativa de si. Professora-pesquisadora. Abordagem (auto)biográfica; Autoformação; Temporalidades na formação; Narrativa de si; Professora-pesquisadora |
title_short |
Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora |
title_full |
Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora |
title_fullStr |
Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora |
title_full_unstemmed |
Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora |
title_sort |
Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora |
author |
Dutra, Marlene Alencar |
author_facet |
Dutra, Marlene Alencar Therrien, Jacques Nóbrega-Therrien, Silvia |
author_role |
author |
author2 |
Therrien, Jacques Nóbrega-Therrien, Silvia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Marlene Alencar Therrien, Jacques Nóbrega-Therrien, Silvia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Abordagem (auto)biográfica; Autoformação; Temporalidades na formação; Formação Docente Narrativa de si. Professora-pesquisadora. Abordagem (auto)biográfica; Autoformação; Temporalidades na formação; Narrativa de si; Professora-pesquisadora |
topic |
Educação; Abordagem (auto)biográfica; Autoformação; Temporalidades na formação; Formação Docente Narrativa de si. Professora-pesquisadora. Abordagem (auto)biográfica; Autoformação; Temporalidades na formação; Narrativa de si; Professora-pesquisadora |
description |
Delineamos como objetivo deste estudo apreender as temporalidades na vidae na formação na itinerância aprendente de uma professora-pesquisadoracomo dimensão autoformadora pela narrativa de si. O aporte teórico estáfundamentado nas formulações de autores como Pineau (1983, 1987,2004, 2005, 2006, 2012), Josso (2004) e Souza (2006). Constituímos umainvestigação descritiva, matizada pela abordagem (auto)biográfica, comestreitamento para uma pesquisa-formação. A narrativa de si, por umaprofessora-pesquisadora, tomada como corpus hermenêutico crítico, resultade um movimento heurístico e reflexivo em uma comunidade de pesquisa. Emuma ecologia cognitiva constituinte e constituída no exercício autopoiético,pelo investimento (auto)biográfico em que apreendemos a narrativa de sino processo de reflexividade crítica, reconhecemos uma estrutura complexadas dinâmicas nas temporalidades da vida e da formação, em movimentode intercompreensão de fluxos e de circulações de conhecimentos esaberes. Esse desvelamento de uma pesquisa-formação em processosauto-organizáveis, coletivos e partilhados, levaram-nos a uma ação pesquisanteem empreendimento dos sentidos e dos significados, para além das amarrasacademicistas, encontrando o tempo para a nossa autoformação, que noscoloca em um paradigma antropoformador na constituição identitária docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75571 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75571/43525 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75571/43526 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711899297775616 |