EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Leandro Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nunes, Luciana de Oliveira, Coelho, Márcio Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14440
Resumo: Neste texto discutimos como professores críticos materializam a prática educativa da Educação Física Escolar Crítica. Para isso, utilizamos narrativas da experiência docente compartilhada na escola que integram uma tese de doutorado elaborada nos anos de 2015 até 2019. Nesse caso, uma autoetnografia crítica realizada na escola pública municipal onde um de nós – autores deste texto – leciona a Educação Física Escolar. Por meio da discussão, localizamos a dialogicidade e a implicação como conceitos que embasam a prática educativa de professores críticos, uma vez que contemplam - e exigem - leituras de mundo e o compromisso com a justiça social.
id FURG-12_9ac0b90fbacd14cc23ebd2dc93a7a5ee
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14440
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimentoNeste texto discutimos como professores críticos materializam a prática educativa da Educação Física Escolar Crítica. Para isso, utilizamos narrativas da experiência docente compartilhada na escola que integram uma tese de doutorado elaborada nos anos de 2015 até 2019. Nesse caso, uma autoetnografia crítica realizada na escola pública municipal onde um de nós – autores deste texto – leciona a Educação Física Escolar. Por meio da discussão, localizamos a dialogicidade e a implicação como conceitos que embasam a prática educativa de professores críticos, uma vez que contemplam - e exigem - leituras de mundo e o compromisso com a justiça social.Lepidus2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1444010.14295/rds.v24i2.14440Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 2 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ; 26-371809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14440/10199Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Leandro OliveiraNunes, Luciana de OliveiraCoelho, Márcio Cardoso2024-02-28T21:06:28Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14440Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-28T21:06:28Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimento
title EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimento
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimento
Rocha, Leandro Oliveira
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimento
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimento
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimento
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimento
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimento
author Rocha, Leandro Oliveira
author_facet Rocha, Leandro Oliveira
Nunes, Luciana de Oliveira
Coelho, Márcio Cardoso
author_role author
author2 Nunes, Luciana de Oliveira
Coelho, Márcio Cardoso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Leandro Oliveira
Nunes, Luciana de Oliveira
Coelho, Márcio Cardoso
description Neste texto discutimos como professores críticos materializam a prática educativa da Educação Física Escolar Crítica. Para isso, utilizamos narrativas da experiência docente compartilhada na escola que integram uma tese de doutorado elaborada nos anos de 2015 até 2019. Nesse caso, uma autoetnografia crítica realizada na escola pública municipal onde um de nós – autores deste texto – leciona a Educação Física Escolar. Por meio da discussão, localizamos a dialogicidade e a implicação como conceitos que embasam a prática educativa de professores críticos, uma vez que contemplam - e exigem - leituras de mundo e o compromisso com a justiça social.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14440
10.14295/rds.v24i2.14440
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14440
identifier_str_mv 10.14295/rds.v24i2.14440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14440/10199
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 2 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ; 26-37
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041938997706752