EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14440 |
Resumo: | Neste texto discutimos como professores críticos materializam a prática educativa da Educação Física Escolar Crítica. Para isso, utilizamos narrativas da experiência docente compartilhada na escola que integram uma tese de doutorado elaborada nos anos de 2015 até 2019. Nesse caso, uma autoetnografia crítica realizada na escola pública municipal onde um de nós – autores deste texto – leciona a Educação Física Escolar. Por meio da discussão, localizamos a dialogicidade e a implicação como conceitos que embasam a prática educativa de professores críticos, uma vez que contemplam - e exigem - leituras de mundo e o compromisso com a justiça social. |
id |
FURG-12_9ac0b90fbacd14cc23ebd2dc93a7a5ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14440 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimentoNeste texto discutimos como professores críticos materializam a prática educativa da Educação Física Escolar Crítica. Para isso, utilizamos narrativas da experiência docente compartilhada na escola que integram uma tese de doutorado elaborada nos anos de 2015 até 2019. Nesse caso, uma autoetnografia crítica realizada na escola pública municipal onde um de nós – autores deste texto – leciona a Educação Física Escolar. Por meio da discussão, localizamos a dialogicidade e a implicação como conceitos que embasam a prática educativa de professores críticos, uma vez que contemplam - e exigem - leituras de mundo e o compromisso com a justiça social.Lepidus2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1444010.14295/rds.v24i2.14440Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 2 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ; 26-371809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14440/10199Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Leandro OliveiraNunes, Luciana de OliveiraCoelho, Márcio Cardoso2024-02-28T21:06:28Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14440Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-28T21:06:28Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimento |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimento |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimento Rocha, Leandro Oliveira |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimento |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimento |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimento |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimento |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimento |
author |
Rocha, Leandro Oliveira |
author_facet |
Rocha, Leandro Oliveira Nunes, Luciana de Oliveira Coelho, Márcio Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Luciana de Oliveira Coelho, Márcio Cardoso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Leandro Oliveira Nunes, Luciana de Oliveira Coelho, Márcio Cardoso |
description |
Neste texto discutimos como professores críticos materializam a prática educativa da Educação Física Escolar Crítica. Para isso, utilizamos narrativas da experiência docente compartilhada na escola que integram uma tese de doutorado elaborada nos anos de 2015 até 2019. Nesse caso, uma autoetnografia crítica realizada na escola pública municipal onde um de nós – autores deste texto – leciona a Educação Física Escolar. Por meio da discussão, localizamos a dialogicidade e a implicação como conceitos que embasam a prática educativa de professores críticos, uma vez que contemplam - e exigem - leituras de mundo e o compromisso com a justiça social. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14440 10.14295/rds.v24i2.14440 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14440 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v24i2.14440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14440/10199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 2 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ; 26-37 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041938997706752 |