Interculturalidade no ensino de música(s): reflexões a partir da lei 11.769/08

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rafael Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5118
Resumo: Através da abordagem da atual obrigatoriedade do ensino de música, acrescentada ao currículo da escola básica pela Lei 11.769/08, este texto busca pensar uma possibilidade outra de formação do professor da área a partir de um paradigma intercultural. Nesta perspectiva, traz a visibilização dos plurais cotidianos musicais como elemento a contribuir para a flexibilização curricular. Além disso, evidencia a hierarquização/seleção de determinados estilos musicais no currículo de uma Licenciatura em Música carioca. Identifica, ainda, a relação desta hierarquização com o campo da Musicologia Comparada, de aproximação com teorias de evolução social e com as ideias de Mario de Andrade.
id FURG-12_9db16ee613aaefbafced6b717c0bb9b3
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5118
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Interculturalidade no ensino de música(s): reflexões a partir da lei 11.769/08Formação do Professor de MúsicaInterculturalidadeCotidianos MusicaisAtravés da abordagem da atual obrigatoriedade do ensino de música, acrescentada ao currículo da escola básica pela Lei 11.769/08, este texto busca pensar uma possibilidade outra de formação do professor da área a partir de um paradigma intercultural. Nesta perspectiva, traz a visibilização dos plurais cotidianos musicais como elemento a contribuir para a flexibilização curricular. Além disso, evidencia a hierarquização/seleção de determinados estilos musicais no currículo de uma Licenciatura em Música carioca. Identifica, ainda, a relação desta hierarquização com o campo da Musicologia Comparada, de aproximação com teorias de evolução social e com as ideias de Mario de Andrade.Lepidus2015-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5118Revista Didática Sistêmica; v. 16 n. 1 (2014); 75-861809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5118/3165Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Rafael Ferreira2018-11-08T18:40:05Zoai:periodicos.furg.br:article/5118Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:40:05Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Interculturalidade no ensino de música(s): reflexões a partir da lei 11.769/08
title Interculturalidade no ensino de música(s): reflexões a partir da lei 11.769/08
spellingShingle Interculturalidade no ensino de música(s): reflexões a partir da lei 11.769/08
Souza, Rafael Ferreira
Formação do Professor de Música
Interculturalidade
Cotidianos Musicais
title_short Interculturalidade no ensino de música(s): reflexões a partir da lei 11.769/08
title_full Interculturalidade no ensino de música(s): reflexões a partir da lei 11.769/08
title_fullStr Interculturalidade no ensino de música(s): reflexões a partir da lei 11.769/08
title_full_unstemmed Interculturalidade no ensino de música(s): reflexões a partir da lei 11.769/08
title_sort Interculturalidade no ensino de música(s): reflexões a partir da lei 11.769/08
author Souza, Rafael Ferreira
author_facet Souza, Rafael Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rafael Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do Professor de Música
Interculturalidade
Cotidianos Musicais
topic Formação do Professor de Música
Interculturalidade
Cotidianos Musicais
description Através da abordagem da atual obrigatoriedade do ensino de música, acrescentada ao currículo da escola básica pela Lei 11.769/08, este texto busca pensar uma possibilidade outra de formação do professor da área a partir de um paradigma intercultural. Nesta perspectiva, traz a visibilização dos plurais cotidianos musicais como elemento a contribuir para a flexibilização curricular. Além disso, evidencia a hierarquização/seleção de determinados estilos musicais no currículo de uma Licenciatura em Música carioca. Identifica, ainda, a relação desta hierarquização com o campo da Musicologia Comparada, de aproximação com teorias de evolução social e com as ideias de Mario de Andrade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5118
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5118/3165
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 16 n. 1 (2014); 75-86
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940481441792