Projeto"quem luta não Briga":impressões de responsáveis e professores quanto aos efeitos da prática do TAEKWONDO em variáveis comportamentais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4185 |
Resumo: | O Taekwondo (TKD) é uma arte marcial coreana e esporte olímpico. Além do desenvolvimento físico, exerce grande influência na formação do cidadão através dos seus princípios básicos. Programas que envolveram o TKD foram capazes de gerar diminuição da agressividade, aumento da auto-estima e de valores sociais positivos entre adolescentes. Objetivo: Verificar se a prática de TKD contribui na formação cidadã e no aprimoramento do comportamento social de jovens. Materiais e métodos: Após 12 meses de prática da modalidade, aplicou-se questionário sobre desempenho escolar e comportamento dos praticantes do projeto “Quem Luta Não Briga” aos seus professores e responsáveis. Resultados: De 46 jovens envolvidos (11,1±2,8 anos de idade), 44 obtiveram resultados satisfatórios referentes a comportamentos positivos após o início da prática do Taekwondo |
id |
FURG-12_a309b958f1ec652c1e2483f817b373e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4185 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto"quem luta não Briga":impressões de responsáveis e professores quanto aos efeitos da prática do TAEKWONDO em variáveis comportamentaisTaekwondo (Artes Marciais). Comportamento. Jovens.O Taekwondo (TKD) é uma arte marcial coreana e esporte olímpico. Além do desenvolvimento físico, exerce grande influência na formação do cidadão através dos seus princípios básicos. Programas que envolveram o TKD foram capazes de gerar diminuição da agressividade, aumento da auto-estima e de valores sociais positivos entre adolescentes. Objetivo: Verificar se a prática de TKD contribui na formação cidadã e no aprimoramento do comportamento social de jovens. Materiais e métodos: Após 12 meses de prática da modalidade, aplicou-se questionário sobre desempenho escolar e comportamento dos praticantes do projeto “Quem Luta Não Briga” aos seus professores e responsáveis. Resultados: De 46 jovens envolvidos (11,1±2,8 anos de idade), 44 obtiveram resultados satisfatórios referentes a comportamentos positivos após o início da prática do TaekwondoLepidus2014-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4185Revista Didática Sistêmica; 2013: Edição Especial; 19-301809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4185/2712Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, RossanoVecchio, Fabrício Boscolo Del2018-11-08T18:40:25Zoai:periodicos.furg.br:article/4185Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:40:25Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto"quem luta não Briga":impressões de responsáveis e professores quanto aos efeitos da prática do TAEKWONDO em variáveis comportamentais |
title |
Projeto"quem luta não Briga":impressões de responsáveis e professores quanto aos efeitos da prática do TAEKWONDO em variáveis comportamentais |
spellingShingle |
Projeto"quem luta não Briga":impressões de responsáveis e professores quanto aos efeitos da prática do TAEKWONDO em variáveis comportamentais Diniz, Rossano Taekwondo (Artes Marciais). Comportamento. Jovens. |
title_short |
Projeto"quem luta não Briga":impressões de responsáveis e professores quanto aos efeitos da prática do TAEKWONDO em variáveis comportamentais |
title_full |
Projeto"quem luta não Briga":impressões de responsáveis e professores quanto aos efeitos da prática do TAEKWONDO em variáveis comportamentais |
title_fullStr |
Projeto"quem luta não Briga":impressões de responsáveis e professores quanto aos efeitos da prática do TAEKWONDO em variáveis comportamentais |
title_full_unstemmed |
Projeto"quem luta não Briga":impressões de responsáveis e professores quanto aos efeitos da prática do TAEKWONDO em variáveis comportamentais |
title_sort |
Projeto"quem luta não Briga":impressões de responsáveis e professores quanto aos efeitos da prática do TAEKWONDO em variáveis comportamentais |
author |
Diniz, Rossano |
author_facet |
Diniz, Rossano Vecchio, Fabrício Boscolo Del |
author_role |
author |
author2 |
Vecchio, Fabrício Boscolo Del |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Rossano Vecchio, Fabrício Boscolo Del |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Taekwondo (Artes Marciais). Comportamento. Jovens. |
topic |
Taekwondo (Artes Marciais). Comportamento. Jovens. |
description |
O Taekwondo (TKD) é uma arte marcial coreana e esporte olímpico. Além do desenvolvimento físico, exerce grande influência na formação do cidadão através dos seus princípios básicos. Programas que envolveram o TKD foram capazes de gerar diminuição da agressividade, aumento da auto-estima e de valores sociais positivos entre adolescentes. Objetivo: Verificar se a prática de TKD contribui na formação cidadã e no aprimoramento do comportamento social de jovens. Materiais e métodos: Após 12 meses de prática da modalidade, aplicou-se questionário sobre desempenho escolar e comportamento dos praticantes do projeto “Quem Luta Não Briga” aos seus professores e responsáveis. Resultados: De 46 jovens envolvidos (11,1±2,8 anos de idade), 44 obtiveram resultados satisfatórios referentes a comportamentos positivos após o início da prática do Taekwondo |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4185 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4185/2712 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; 2013: Edição Especial; 19-30 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940449984512 |