OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que dizem os estudos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento, Maiara Bueno
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Monteiro Lemos, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13185
Resumo: Este estudo é recorte de um estudo maior, que integra uma pesquisa de Mestrado Profissional, em Educação, iniciada em 2019, ainda andamento, sobre as perspectivas do ensino da matemática. O presente artigo, apresenta recorte que versou sobre o modo como os recursos tecnológicos estariam sendo utilizados. Cabe observar que a coleta e análises se deram antes de adentrarmos no período pandêmico. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica, foram analisadas dissertações publicadas nos últimos cinco anos (2015-2020) nos Programas de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação. Como aporte teórico o estudo contou com D’ambrosio, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva e Lévy. Os resultados evidenciam a necessidade de propostas curriculares nas escolas de educação básica que busquem o desenvolvimento da matemática de forma criativa e que possa ser estimulada por meio de situações de investigação que conectem a matemática com a realidade.
id FURG-12_a8e5a18273517605520600b7e3951d77
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13185
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que dizem os estudos?Este estudo é recorte de um estudo maior, que integra uma pesquisa de Mestrado Profissional, em Educação, iniciada em 2019, ainda andamento, sobre as perspectivas do ensino da matemática. O presente artigo, apresenta recorte que versou sobre o modo como os recursos tecnológicos estariam sendo utilizados. Cabe observar que a coleta e análises se deram antes de adentrarmos no período pandêmico. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica, foram analisadas dissertações publicadas nos últimos cinco anos (2015-2020) nos Programas de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação. Como aporte teórico o estudo contou com D’ambrosio, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva e Lévy. Os resultados evidenciam a necessidade de propostas curriculares nas escolas de educação básica que busquem o desenvolvimento da matemática de forma criativa e que possa ser estimulada por meio de situações de investigação que conectem a matemática com a realidade.Lepidus2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1318510.14295/rds.v24i2.13185Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 2 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ; 139-1531809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13185/10207Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Maiara BuenoMonteiro Lemos, Sandra 2024-02-28T21:09:18Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13185Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-28T21:09:18Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que dizem os estudos?
title OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que dizem os estudos?
spellingShingle OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que dizem os estudos?
do Nascimento, Maiara Bueno
title_short OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que dizem os estudos?
title_full OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que dizem os estudos?
title_fullStr OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que dizem os estudos?
title_full_unstemmed OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que dizem os estudos?
title_sort OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que dizem os estudos?
author do Nascimento, Maiara Bueno
author_facet do Nascimento, Maiara Bueno
Monteiro Lemos, Sandra
author_role author
author2 Monteiro Lemos, Sandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Nascimento, Maiara Bueno
Monteiro Lemos, Sandra
description Este estudo é recorte de um estudo maior, que integra uma pesquisa de Mestrado Profissional, em Educação, iniciada em 2019, ainda andamento, sobre as perspectivas do ensino da matemática. O presente artigo, apresenta recorte que versou sobre o modo como os recursos tecnológicos estariam sendo utilizados. Cabe observar que a coleta e análises se deram antes de adentrarmos no período pandêmico. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica, foram analisadas dissertações publicadas nos últimos cinco anos (2015-2020) nos Programas de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação. Como aporte teórico o estudo contou com D’ambrosio, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva e Lévy. Os resultados evidenciam a necessidade de propostas curriculares nas escolas de educação básica que busquem o desenvolvimento da matemática de forma criativa e que possa ser estimulada por meio de situações de investigação que conectem a matemática com a realidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13185
10.14295/rds.v24i2.13185
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13185
identifier_str_mv 10.14295/rds.v24i2.13185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13185/10207
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 2 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ; 139-153
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041938472370176